14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Sérgio Elias Vieira Cury
Vídeo Educar – Rubem Alves
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Programa aluno pesquisador
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Planejamento da Rotina Semanal
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Didática da alfabetização
Reflexões sobre Produção Textual
Agrupamentos produtivos
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
1ª Formação de Professores Coordenadores
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
Mapa da Escola Seqüência didática:.
O movimento do Abinv na Escola
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Materiais manipuláveis: Ábaco
Utilização Eficaz do PowerPoint
Outras sugestões para revisão textual Conferência individual com a professora: é importante que você converse individualmente com o aluno-autor, ajudando-o.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Transcrição da apresentação:

14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil

Registrei apenas o trecho final para aquecer a memória. Leitura em voz alta O arquivo Victor Giudice Registrei apenas o trecho final para aquecer a memória. — Mas seu joão, logo agora que o senhor está desassalariado? Por quê? Dentro de alguns meses terá de pagar a taxa inicial para permanecer em nosso quadro. Desprezar tudo isto? Quarenta anos de convívio? O senhor ainda está forte. Que acha? A emoção impediu qualquer resposta. joão afastou-se. O lábio murcho se estendeu. A pele enrijeceu, ficou lisa. A estatura regrediu. A cabeça se fundiu ao corpo. As formas desumanizaram-se, planas, compactas. Nos lados, havia duas arestas. Tornou-se cinzento. joão transformou-se num arquivo de metal.

Retomada Grandes dúvidas... Prazo para entrega do projeto. Produção de texto individual. Dar conta de tantas propostas: projeto, portfólio, Cidade Educadora. Conversamos que o projeto precisa ter planejamento e tempo estimado de duração. Porém, no curso, iremos socializar sua realização nos últimos encontros. Falamos também que o professor poderá ser o escriba do texto do folder, pois o objetivo maior é garantir a linguagem escrita.

Meus pontos de observação! Uma recompensa: observar que as discussões e materiais socializados no curso estão apresentando resultados na prática da sala de aula. Um descontentamento: falta de tempo para aprofundar algumas questões.

TRABALHO EM GRUPO – Revisão coletiva do folder Trabalhamos na revisão do folder. Retiramos, acrescentamos, modificamos, corrigimos... A intenção era melhorar o texto, tendo em vista o leitor. Foi um momento de vivenciar etapas do processo que os alunos também percorrerão. Antecipar dúvidas, dificuldades, desafios...

Esse quebra-cabeça deu um trabalhão! Mas valeu a pena!

Rede de ideias Questionei se o grupo considerava errado explorar algumas atividades ditas tradicionais, como a cópia e o ditado e como utilizava essas práticas?

Hora do lanche Momento de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, observar produções individuais... Aprender com o outro!

Vídeo – Para aprender a escrever DESTAQUEI ALGUNS ASPECTOS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDOS! O ditado pode ser uma boa atividade para pensar sobre a escrita. Propor o ditado interativo – as crianças sentam em duplas e discutem a escrita de algumas palavras destacadas pela professora. Três perguntas podem auxiliar no momento do planejamento dessas atividades: Quando copiar? Por que copiar? O que aprendo quando faço a cópia? A cópia não ensina a escrever, mas por meio dela os alunos vão conhecendo os procedimentos de cópia (copiar exatamente como está, mudança de linhas, segmentação da escrita...).

Algumas citações relevantes: Leitura compartilhada Carta no 5 Algumas citações relevantes: Copiar faz parte de uma série de situações da vida social. O problema é considerar que ao copiar os alunos estão aprendendo a escrever. Na vida fora da escola ela também cumpre inúmeras funções: pode-se copiar para repetir uma receita de um bolo gostoso, para fazer uma “simpatia”, para cantar uma música, para rezar. Copiar, entre outras coisas, serve para aprender: • a separar palavras . • a escrever corretamente dominando a ortografia. • a acentuar, a pontuar, a utilizar maiúsculas e minúsculas . • a escrever da esquerda para a direita .

Quando corrigir, quando não corrigir Os erros devem ser corrigidos no momento certo. Que nem sempre é o momento em que foram cometidos. Muitos professores e mesmo os pais consideram que o erro não corrigido ficará para sempre na memória do aprendiz. Isso não é verdade. Assim, entre o “tudo pode” e o “nada pode”, entre o “não deve deixar nem a sombra do erro” e o “agora não é mais para corrigir” existe um enorme espaço para atuação inteligente do professor Os alunos sabem o que achamos importante que eles aprendam, mesmo que não falemos nada. As correções feitas pelo professor não podem ser todas da mesma natureza, porque os conteúdos não o são.

Encaminhamentos levantados – Painel coletivo - Usar a estratégia dos pontinhos (cada vez que olha para lousa). - Texto de memória com consulta no fundo da classe em um cartaz. - Copiar para divulgar algo para alguém. - Copiar um trecho substituindo palavras sublinhadas por outras de igual sentido (usar banco de palavras). - Texto lacunado. - Estimular o aluno a escrever do melhor jeito que conseguir. - Correção no momento certo ( de acordo com a hipótese e o objetivo da atividade), que nem sempre é o momento em que o erro foi cometido.

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. William Shakespeare