QUALIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Vendas & Atendimento.
Atender Bem ou Tratar Bem?
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Melhorando a comunicação no atendimento ao cliente
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Profª. Selma Maria da Silva
Secretaria de Administração
Qualidade em Serviços de Informação Programas de Qualidade em Serviços II.
Comportamento Organizacional
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
HUMANIZA CEPAC.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Ciclo de valor para o cliente
O Aluno a Distância e suas Necessidades
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Autogerenciamento Pessoal
MERCADO DE TRABALHO.
RMP Consultoria de Negócios
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
RMP Consultoria de Negócios
ILDH – Coaching Individual e Grupal
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  É a área da empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
INDICADORES NA PERSPECTIVA DOS CLIENTES
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Oficina de Motivação.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Empreendedorismo.
SEJAM BEM VINDOS A PALESTRA: “AGREGANDO VALOR AO ATENDIMENTO” (EXCELÊNCIA) Consultor: João Carlos Simões.
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Gestão Estratégica de Pessoas
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE?
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Resistências a Mudanças
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Atendimento ao Telefone
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
Marketing de Serviços Qualidade dos serviços Natália Xavier Bueno.
Gestão da Qualidade em Serviços
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Qualidade em Serviços Aula 2
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO NO SERVIÇO DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES SERJUS SANDRA NOGUEIRA

SANDRA HELENA LOPES NOGUEIRA Psicóloga Organizacional Especializações: *Docência do Ensino Superior * Educação Tecnológica MBA em Gestão de Cooperativas Docente no Centro Universitário Newton Paiva nas disciplinas Psicologia das Organizações e Gestão de Pessoas (Administração, Comércio Exterior, Turismo, Comunicação Social) Consultora Organizacional em instituições públicas e privadas em segmentos diversos: indústria, comércio, prestação de serviços e no Terceiro Setor.

Objetivos Promover a reflexão sobre a relevância da qualidade do atendimento, visando maior eficácia da instituição e a satisfação dos usuários dos serviços. Favorecer a tradução em ações dos conceitos sobre excelência no atendimento, através da comunicação e relacionamento interpessoal.

ATRIBUÍMOS O SUCESSO A FATORES INTERNOS E O FRACASSO A FATORES EXTERNOS, COMO A SORTE. SERÁ ??????

O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO. UMA GRANDE VERDADE: O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO. O CENÁRIO ATUAL DEMANDA COMPETÊNCIA DOS INDIVÍDUOS, DAS INSTITUIÇÕES / ORGANIZAÇÕES PARA A OBTENÇÃO DO SUCESSO.

MUDANÇAS CONSISTENTES EVOLUÇÃO TÉCNICA, TECNOLÓGICA E COMPORTAMENTAL QUALIDADE PESSOAL/ PROFISSIONAL

Habilidade – SABER FAZER Atitude – QUERER , SER A credibilidade da instituição, junto ao clientes requer dos profissionais de atendimento: COMPETÊNCIA Conhecimento – SABER Habilidade – SABER FAZER Atitude – QUERER , SER

“A percepção é tudo que existe ” PORÉM, TUDO PRINCIPIA NA PERCEPÇÃO. “A percepção é tudo que existe ” Tom Peters *DELIMITAÇÃO PERCEPTIVA & RAIO DE AÇÃO

PAPEL SOCIAL * SCRIPT * DESEMPENHO

QUEM É O SEU CLIENTE? O QUE VOCÊ SENTE E PENSA EM RELAÇÃO A ELE? COMO VOCÊ AGE EM RELAÇÃO A ELE ?

ALGUMAS CONSTATAÇÕES .... Os clientes (usuários dos serviços/ produtos ) são a razão de existência de qualquer organização. Não basta apenas atendê-los, é preciso atender bem e, até superar expectativas.

A EXCELÊNCIA DO ATENDIMENTO REQUER ATENDIMENTO SINCRONIZADO. PROCURAR CONHECER SEU CLIENTE, SEM JULGAMENTOS, AVERIGUAR SUAS DEMANDAS , PERSONALIZAR O ATENDIMENTO, SER GENTIL, TOMAR INICIATIVA PARA ORIENTAR E / OU RESOLVER PROBLEMAS OU ENCAMINHAR PARA QUEM O POSSA FAZER.

AS CINCO DIMENSÕES DO ATENDIMENTO EXPERIMENTADAS PELO CLIENTE CONFIABILIDADE RECEPTIVIDADE CONVICÇÃO EMPATIA ASPECTOS TANGÍVEIS

DIMENSÕES DO ATENDIMENTO EXPERIMENTADAS PELO CLIENTE CONFIABILIDADE Capacidade de proporcionar o que foi prometido, com segurança e precisão. Exemplos: fazer certo da primeira vez, cumprir prazo, prestar informações corretas, etc.

DIMENSÕES DO ATENDIMENTO EXPERIMENTADAS PELO CLIENTE RECEPTIVIDADE Disposição para atender e ajudar os CLIENTES(externos e internos), fornecendo um atendimento imediato. Ex.: Ser atendido prontamente, pessoal motivado para atender, simpatia, gentileza, educação, etc.

AS CINCO DIMENSÕES DO ATENDIMENTO EXPERIMENTADAS PELO CLIENTE CONVICÇÃO Conhecimento sobre a Empresa e suas políticas, sobre o serviço que presta e os procedimentos do mesmo. Capacidade de transmitir confiança e segurança.

DIMENSÕES DO ATENDIMENTO EXPERIMENTADAS PELO CLIENTE EMPATIA Grau de cuidado e atenção individual proporcionado aos clientes externos ou internos. Ex.: Não deixar o cliente esperando sem necessidade, entender o problema ou demanda dele, ter sensibilidade com a dificuldade enfrentada por ele, não fazer o cliente de “joguete” ao telefone.

DIMENSÕES DO ATENDIMENTO EXPERIMENTADAS PELO CLIENTE ASPECTOS TANGÍVEIS Instalações físicas, equipamentos, aparência das pessoas. Ex.: Limpeza do local de trabalho, clareza dos recibos, aparência pessoal, etc.

COMUNICAÇÃO & ATENDIMENTO ATENDIMENTO É RELACIONAMENTO, É INTERAÇÃO QUE SÃO TRADUZIDOS EM AÇÕES. POR SUA VEZ, AS AÇÕES, TRADUZIDAS EM COMPORTAMENTOS, COMUNICAM ESTADOS INTERIORES (ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS). ATENDIMENTO SE DÁ ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO, QUE PODE FACILITAR OU DIFICULTAR O RELACIONAMENTO COMERCIAL

ATENDIMENTO & COMUNICAÇÃO NÃO EXISTE NÃO-COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE. SÓ SE PODE DIZER QUE HOUVE COMUNICAÇÃO EFICAZ COM O CLIENTE SE ELE COMPREENDER O QUE SE PRETENDEMOS COMUNICAR.

A DINÂMICA DA COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO IMPACTO AVALIAÇÃO RESULTADO

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO FACE A FACE TELEFÔNICO

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO ATENDIMENTO FACE A FACE IMPACTO DA COMUNICAÇÃO 55% Expressão corporal 38% Tom de Voz 7% Palavras

MOMENTOS DA VERDADE CONCEITO: MOMENTOS EM QUE O CLIENTE ENTRA EM CONTATO COM A ORGANIZAÇÃO E DELA RECEBE IMPRESSÕES. UM CICLO DE ATENDIMENTO É COMPOSTO DE MUITOS MOMENTOS DA VERDADE TIPOS: TRÁGICO , APÁTICO E ENCANTADO

EQUAÇÃO DO ATENDIMENTO SATISFAÇÃO = PERCEPÇÃO EXPECTATIVA PERCEPÇÃO: O QUE O CLIENTE VIVENCIA EXPECTATIVA: O QUE O CLIENTE ESPERA

MOMENTOS DE VERDADE PERCEPÇÃO < EXPECTATIVA PERCEPÇÃO = EXPECTATIVA Atendimento Trágico PERCEPÇÃO < EXPECTATIVA Atendimento Apático PERCEPÇÃO = EXPECTATIVA Atendimento Encantado PERCEPÇÃO > EXPECTATIVA

NO ATENDIMENTO AO CLIENTE OS DETALHES FAZEM UMA ENORME DIFERENÇA. LEMBREM-SE: NO ATENDIMENTO AO CLIENTE OS DETALHES FAZEM UMA ENORME DIFERENÇA.

CONSIDEREM QUE TODOS OS DIAS , AO REALIZAR O SEU TRABALHO COMO NOTÁRIOS E REGISTRADORES: ACONTECEM OS “MOMENTOS DA VERDADE”. VOCÊS TÊM A OPORTUNIDADE DE DAR O MELHOR DE SI E CRIAR “MOMENTOS DA VERDADE” DA MELHOR QUALIDADE NÃO PERCA A OPORTUNIDADE. REFLITA E AJA NAQUILO QUE VOCÊ PODERIA FAZER DIFERENTE PARA PROMOVER A MELHORIA CONTÍNUA NO SEU ATENDIMENTO, AOS CLIENTES EXTERNOS E INTERNOS.

EFICIÊNCIA E QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO SEU CLIENTE. AGINDO ASSIM VOCÊ ESTARÁ OFERECENDO MAIOR EFICIÊNCIA E QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO SEU CLIENTE.

DIZ A LENDA QUE AO FINAL DO ARCO-IRIS EXISTE UM TESOURO. NUMA RELAÇÃO COMERCIAL ESTE TESOURO É O SEU CLIENTE, O USUÁRIO DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR VOCÊS, NOTÁRIOS E REGISTRADORES.

“TU ÉS RESPONSÁVEL PELO QUE CATIVAS” Saint-Exupéry OBRIGADA, SANDRA NOGUEIRA 9216.1348 sandrahnogueira@gmail.com