CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Advertisements

IX Conferência Estadual de Assistência Social. Eixo – 01: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social. Rita Vieira Maceió/AL, Setembro de 2013.
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
1.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Conferência de Assistência Social – ano 2013
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Conselho Estadual de Assistência Social
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
Resultado do CENSO SUAS Estado de Santa Catarina.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
MARCOS LEGAIS e NORMATIVOS DOS BENEFÍCIOS
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AOS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CEAS Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, 7/12/99 10 ANOS CONTROLE SOCIAL PELOS CONSELHOS EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Conselho Estadual de Assistência Social. Criação - LEI N° , de 26 de dezembro de 1995: Dispõe sobre a organização de assistência social no Estado,
Política de Assistência Social
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
MARIA LUCIA SANTOS MOREIRA DA SILVA AVALIAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – REPRESENTANTES DO GOVERNO E SOCIEDADE CIVIL Reunião Ampliada CNAS 2010.
X Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, 16,17 e 18 de novembro de 2015 O Controle Social que TEMOS e o Controle Social que QUEREMOS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Controle Social da Política de Assistência Social Reunião Ampliada do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul – CEAS/MS.
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO DO COMITÊ GESTOR MUNICIPAL Desafios: Articulação e fortalecimento dos comitês gestores municipais; Elaboração dos Planos.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho de Assistência Social é uma instância de Controle Social do Sistema Único de Assistência Social(SUAS), de caráter permanente e de composição paritária entre governo e sociedade civil.

O CONTROLE SOCIAL NO ESTADO DE ALAGOAS O Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas foi criado pela Lei 5.810/1996; A Lei 6.341/2002 institui e Fundo Estadual de Assistência Social; “O grande desafio do CEAS é atualizar a Lei de criação de acordo com a Lei 12.435/2011 (Lei do SUAS)”

GESTÃO 2012-2014 SOCIEDADE CIVIL: Entidades e Organização de Usuários: Pastoral da Pessoa Idosa – Titular Vacância – Suplente Centro de Apoio a Mulher e ao Idoso – Titular Pastoral da Criança – Suplente

Organizações de Assistência Social: Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais – Titular Vacância – Suplente Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Titular Vacância - Suplente

Organização de Trabalhadores: Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas – Titular Conselho Regional de Serviço Social – Suplente Conselho Regional de Psicologia – Titular Vacância – Suplente

GOVERNO: Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLANDE Secretaria de Estado da Saúde – SESAU Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE

Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – SEADES Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional – SETEQ Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos – SEMCDH

PRINCIPAIS DESAFIOS DO CEAS Estabelecer a paridade; Estruturar a secretaria executiva; Firmar-se como instância de controle do Programa Bolsa Família; Capacitar de forma continuada os conselheiros; Constituir o planejamento do CEAS e Elaborar critérios para regulamentar Benefícios Eventuais

PRINCIPAIS AVANÇOS DO CEAS Parceria com a UFAL – o conselho é campo de estágio; Funcionamento das comissões temáticas; Definição por resolução dos seguintes percentuais para o aprimoramento do controle social: 10% do IGD/SUAS E 15% do IGD/PBF; Participação de conselheiros em Fóruns de debates, Reuniões Descentralizadas e Regionalizadas sobre a Política de Assistência Social 10