Em busca da Excelência
A Linha do Tempo 2005: Reposicionamento FPNQ FNQ FNQ: centro de referencia de excelência em gestão GESTÃO DO CONHECIMENTO E MOBILIZAÇÃO 2005: Reposicionamento FPNQ FNQ PNQ referência em premiação Fundação: sustentação financeira CONSOLIDAÇÃO Difusão dos fundamentos e critérios de excelência FPNQ e PNQ: reputação, ética e seriedade CREDIBILIDADE 1992 1997 2004 2010
MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.
Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência 9 Prêmios/ Programas Setoriais: Transporte Saneamento – ABES Saúde Gestão Pública Polícia Militar Tecnologia – ABIPTI Design Exército Energia – Abradee R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 24 Prêmios das MPEs R R R “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
55 MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG 534.000 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS +1.000.000 HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO +30.000 VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +15.000 MEMBROS APOIADORAS DE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS
PRINCIPAIS PRÊMIOS / MODELOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
“Doutrina” MEG® - Destaques Excelência: processo em busca de... Critérios oriundos das melhores práticas Práticas em constante mudança MEG em permanente aperfeiçoamento Comprovação Depoimentos da funcionalidade e utilidade Estudos comparativos
Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social
MODELO “BRASILEIRO” DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO®
BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO MODELO Aplicação de Fundamentos da Excelência e de Critérios de Avaliação reconhecidos e utilizados mundialmente Visão sistêmica da Organização Foco na realização de resultados Promoção da cooperação interna Compartilhamento das informações internas Identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria Medição e identificação do seu desempenho perante os referenciais Capacitação interna para se auto-avaliar
Prêmio Nacional da Qualidade PNQ
Prêmio Nacional da Qualidade Significado a Candidatura do PNQ Melhoria da Qualidade da Gestão Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil Fornecer para as organizações um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações de Classe Mundial Divulgar as práticas de gestão bem sucedidas, com vistas ao benchmarking Análise profunda da gestão (Examinadores) Elaboração do RA ←
O que é uma empresa Classe Mundial? A expressão é utilizada para caracterizar que uma empresa está entre as melhores do mundo em gestão organizacional, independentemente de adotar um modelo já conhecido ou criar o seu próprio. São organizações que se destacam pelas suas práticas e respectivos resultados, promovem interna e externamente a reputação da excelência dos produtos e serviços que oferecem, contribuem para a competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
PREMIADAS 2007 Albras – Alumínio Brasileiro S.A. Gerdau Aços Longos – Unidade Gerdau Riograndense Fras-le S.A. Petróleo Brasileiro S.A – Unidade de Abastecimento Promon S.A.
DESTAQUE CRITÉRIO PESSOAS FINALISTA 2007 Itaú Private Bank DESTAQUE CRITÉRIO PESSOAS Brasal Refrigerantes
29 Premiadas de 1992 à 2007 2007 Albras Alumínio Brasileiro S.A. Gerdau Aços Longos S.A. – Unidade Riograndense Promon S.A. Fras-le S.A. Petróleo Brasileiro S.A. – Área Abastecimento 2006 Belgo Siderurgia S.A. - Usina de Monlevade 2005 Companhia Paulista de Força e Luz Petroquímica União S.A. Serasa S.A. Suzano Petroquímica S.A. 2004 Belgo Juiz de Fora 2003 Dana Albarus - Divisão de Cardans, Gravataí Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum 2002 Gerdau Aços Finos Piratini Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de POA Politeno Indústria e Comércio S.A. 2001 Bahia Sul Celulose S.A. 2000 Serasa S.A. 1999 Caterpillar Brasil Ltda. Cetrel S.A. - Empresa de Proteção Ambiental 1998 Siemens - Unidade de Telecomunicações 1997 Citibank - Unidade Corporate Banking Copesul Companhia Petroquímica do Sul Weg - Unidade Motores 1996 Alcoa - Unidade Poços de Caldas 1995 Serasa S.A. 1994 Citibank - Unidade Global Consumer Bank 1993 Xerox do Brasil 1992 IBM - Unidade de Sumaré
Premiadas de 1992 à 2007 Unidade Corporate Banking Unidade Global Consumer Bank Bahia Sul Celulose S.A. Aços Longos - Unidade Riograndense Aços Finos Piratini Tri Campeã Unidade de Telecomunicações Área Abastecimento Belgo Usina de Monlevade Belgo Juiz de Fora
RUMO À EXCELÊNCIA DA GESTÃO
ESCADA RUMO À EXCELÊNCIA COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA EXCELÊNCIA EM GESTÃO RUMO À EXCELÊNCIA COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA
O caminho para a excelência Nível de Maturidade Classe Mundial Estado da Arte Excelência 1000 pontos Rumo à Excelência Implementando as práticas de gestão 500 pontos Compromisso com a Excelência 250 pontos Esforço
Usuárias do Modelo de Excelência e Membros da FNQ Maiores Exame 2006 Entre as 10 maiores – 8 Filiadas (80%) Melhores Exame - Você S/A 2007 Entre as 10 maiores - 6 Filiadas (60%) Guia de Cidadania Corporativo 2006 Entre as 10 maiores - 5 Filiadas (50%)
Agente na melhoria da competitividade das organizações brasileiras. Fazer parte de uma comunidade de troca de práticas e aprendizado. Reconhecimento da empresa como participante e influenciadora na comunidade da qualidade brasileira.
MODELO DE EXCELÊNCIA X GANHOS USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA X GANHOS O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.
EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação Acumulada, Descontada a Inflação (IGPM) SERVIÇO INDÚSTRIA COMÉRCIO
% sobre o Faturamento Líquido MARGEM DE LUCRO % sobre o Faturamento Líquido INDÚSTRIA SERVIÇO COMÉRCIO
EVOLUÇÃO DO CAIXA OPERACIONAL 1994 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2004 Prêmio Nacional da Qualidade ISO9001 CEDAC Gestão à Vista 5 S Comitê da ISO14001 Marca de Conformidade BS8800 425 dias sem acidente CPT Critérios Excelência FPNQ Comitê da Gestão Pró-Voluntário ISO9001:2000 SA8000 PNQ - 3ª etapa Seis Sigma PNQ 1ª etapa 2ª etapa OHSAS 18001 Fonte: Belgo Juiz de Fora - Premiada 2004
Evolução Profissional • Auto-desenvolvimento • Prestígio profissional • Aumento da empregabilidade • Intercâmbio profissional • Desenvolvimento da capacidade gerencial O profissional terá a oportunidade de atualização dos seus conhecimentos por meio do contato com os Critérios de Excelência e com os Sistemas de Gestão das melhores organizações do País. Apresentar ganhos dos colaboradores
Desejamos a todos sucesso em sua jornada rumo à excelência ! Contato com a FNQ: Tel.: (11) 5509-7700 Carlos J. B. Gomes Marketing e Relacionamento carlos.benites@fnq.org.br