Campo Grande, 24 de Novembro de 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
Advertisements

MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Daciane de Oliveira Silva
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
BSC Balanced Score Card
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Profissional de GC / Função de GC
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Plano de Desenvolvimento de Pessoas MAR/2012
1ª Seminário Estadual de Saneamento Desafios, Modelos e Financiamento Deputado Federal Beto Albuquerque.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Gestão por Competências
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Programa de Gestão Estratégica Apresentação – 1º Ciclo EGP/SEFAZ – Novembro/2014.

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Planejamento Estratégico
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos.
Transcrição da apresentação:

Campo Grande, 24 de Novembro de 2014 Apresentação Final Primeiro Ciclo EGP/SEFAZ/MS Campo Grande, 24 de Novembro de 2014

Gestão Estratégica

BSC – Balance Score Card Surgiu como uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, de Harvard Traduz a missão, os valores, a visão e a estratégia da organização em objetivos estratégicos e indicadores É composto por mapa estratégico, indicadores de resultados e iniciativas estratégicas Adotado por empresas do mundo inteiro (No Brasil: Petrobrás, BB, TCU, RFB,...SEFAZ/MS)

Mapa Estratégico É a representação gráfica da estratégia da organização Bússola que orienta a alta administração e o corpo organizacional rumo à execução da estratégia Apresenta os objetivos estratégicos, inseridos em perspectivas estratégicas e conectados entre si por relações de causa e efeito Demonstra, de forma simples e objetiva, o pensamento complexo e sistêmico, obtido a partir das discussões que abrangeram todas as áreas de negócio da Sefaz-MS.

Mapa Estratégico da SEFAZ

Perspectivas Estratégicas Representam a estratégia particionada em grupos elementares por áreas de desenvolvimento necessárias à administração da organização.

Perspectivas Estratégicas da SEFAZ SOCIEDADE EQUILÍBRIO FISCAL PROCESSOS INTERNOS Excelência Administrativa Excelência em Planej.Fiscal Excelência Operacional Qualidade no Atendimento PARTES RELACIONADAS Governo Contribuinte ESTRATÉGIA APRENDIZADO E CRESCIMENTO Capital Humano Capital Organizacional Capital da Informação

Perspectivas Estratégicas PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO .....

Perspectivas Estratégicas PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO .....

Perspectivas Estratégicas PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO .....

Objetivos Estratégicos Proposições sucintas, normalmente iniciadas com um verbo, que descrevem o que deve ser feito em cada uma das cinco perspectivas para implementar a estratégia Exemplo: Otimizar os Processos de Tributação, Fiscalização e Arrecadação

Indicadores Medidores quantitativos usados para monitorar o progresso do desempenho da organização em um determinado objetivo estratégico ao final de um período ou atividade.

Indicadores Exemplo: Índice global de eficiência da fiscalização Cálculo: Total do valor do crédito tributário recuperado do período (ALIM, ACT, TVF, DENUNCIA ESPONTÂNEA) / Total da arrecadação do período

Iniciativas Estratégicas Iniciativas necessárias para alcançar os objetivos estratégicos definidos Exemplo: Integrar e modernizar a administração tributária

Ações Estratégicas As iniciativas estratégicas se desdobram em ações para as quais são apontados responsáveis, metas e prazos. Exemplo:

Valbério Nobre de Carvalho Ações Estratégicas AÇÕES ESTRATÉGICAS RESPONS. EQUIPE DESENV. F1) Implantar projeto de monitoramento setorial preventivo (18 meses após aprov. do Secretário) Tadeu Ferreira Fábio Albuquerque; Gerson Fraulob; COFIS F3) Aprimorar os critérios de seleção dos contribuintes a serem fiscalizados. (Examinar previamente a situação patrimonial do contribuinte p/ melhor seleção) Valbério Nobre de Carvalho Paulo Sergio M. Ferreira; Rosinei A. Ferreira; Marcio de Alencar; Carlos Alberto Bernardon; Edson Ochigame; Valdomiro Morelli; Antônio Souza Ribas F12) Definir e implantar os roteiros de fiscalização Gerson Fraulob Fábio Albuquerque

Composição do Mapa Estratégico da SEFAZ 16 objetivos estratégicos 48 indicadores

Execução do Mapa Estratégico da SEFAZ 17 projetos/gerentes (aproximadamente)

APRENDIZADO E CRESCIMENTO Perspectiva APRENDIZADO E CRESCIMENTO

“Aprendizado e Crescimento” envolve: Envolve cultura, liderança, alinhamento de equipes a metas e capacidade de compartilhamento de conhecimento. CAPITAL ORGANIZACIONAL É a capacidade de conhecimentos, competências e atributos de personalidade consagrados na capacidade de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico. É o principal ativo econômico da organização. CAPITAL HUMANO Ações que desenvolvem ou potencializam as ferramentas de TI e a disseminação do conhecimento na organização. CAPITAL DA INFORMAÇÃO

Objetivos da Perspectiva Aprendizado e Crescimento

Fomentar o Desenvolvimento da Cultura de Alta Performance Identificar e desenvolver liderança de alta performance; Alinhar os servidores aos valores e à cultura da SEFAZ; Traçar objetivos consistentes; - Coaching Estabelecer métricas e indicadores bem definidos; Executar de forma competente; Capacitar continuamente os servidores Promover a meritocracia.

Desempenho dos Servidores Promover a Melhoria do Desempenho dos Servidores Identificar e desenvolver as competências (conhecimento, habilidades, atitudes); Avaliar o desempenho individual e coletivo; Planejar a capacitação, alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.

Gerir o Conhecimento Desenvolver área de gestão do conhecimento; Criar mecanismos de repasse do conhecimento adquirido; Gerir competências (conhecimento, habilidades, atitudes) Desenvolver plano de comunicação; Identificar perfis de acesso a dados adequados às atribuições dos servidores

Perspectiva PROCESSOS INTERNOS

“Processos Internos” envolve: EXCELÊNCIA EM TIC Tecnologia da Informação (para todo o Governo Estadual) EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA Tesouro e Administração EXCELÊNCIA EM PLANEJAMENTO FISCAL Planejamento da tributação, arrecadação e fiscalização EXCELÊNCIA OPERACIONAL Execução das atividades de tributação, arrecadação e fiscalização QUALIDADE NO ATENDIMENTO Canais de comunicação com contribuinte, governo, outras instituições e sociedade.

Objetivos da Perspectiva Processos Internos

Objetivos da Perspectiva Processos Internos Otimizar a sistemática, modelos, técnicas, ferramentas e segurança; Definir e desenvolver a configuração física e lógica dos sistemas utilizados pela Secretaria e por outros órgãos do Poder Executivo. Manter e disponibilizar Dados, Informações, Soluções e Serviços ao Governo com celeridade e qualidade, de acordo com as políticas de TIC.

Objetivos da Perspectiva Processos Internos Divulgar amplamente todas as ações desenvolvidas e custos incorridos. Garantir o alinhamento entre planejamento, orçamento e gestão. Zelar pela boa utilização dos recursos públicos evitando seu desperdício e subutilização, duplicação de esforços, retrabalho, etc.

Objetivos da Perspectiva Processos Internos Desenvolver uma sistemática de planejamento fiscal voltada ao aumento sustentável da arrecadação e combate da evasão fiscal.

PROCESSOS DE TRIBUTAÇÃO Objetivos da Perspectiva Processos Internos PROCESSOS DE TRIBUTAÇÃO Racionalizar o conjunto de normas; Simplificar os processos que antecedem o lançamento do crédito tributário; Melhorar a comunicação com o contribuinte Facilitar o acesso do contribuinte às informações.

PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO e ARRECADAÇÃO Objetivos da Perspectiva Processos Internos PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO e ARRECADAÇÃO Conhecer melhor as bases da arrecadação e sua performance; Desenvolver e aplicar novas estratégias de fiscalização e arrecadação; Estimular a espontaneidade do contribuinte; Eliminar a vantagem da sonegação, facilitando o cumprimento da obrigação tributária; Reduzindo custos e perquirindo a justiça fiscal.

Objetivos da Perspectiva Processos Internos Responder às demandas do contribuinte com eficácia, agilidade e civilidade.

Objetivos da Perspectiva Processos Internos

Perspectiva PARTES RELACIONADAS

Partes Relacionadas SEFAZ Governo Contribuinte

Objetivos da Perspectiva Partes Relacionadas

Objetivos da Perspectiva Partes Relacionadas Produzir dados, pesquisas, estudos e análises de forma mais organizada e especializada para dar suporte às decisões de governo.

Objetivos da Perspectiva Partes Relacionadas Conhecer o grau de confiança do contribuinte na SEFAZ e atuar para aumentá-lo.

Objetivos da Perspectiva Partes Relacionadas Gerar ações que aumentem o cumprimento voluntário das obrigações tributárias pela redução da sensação de impunidade e por intermédio do aumento da satisfação do contribuinte e de sua confiança na SEFAZ/MS.

Objetivos da Perspectiva Partes Relacionadas Melhorar o conhecimento sobre a competitividade e o funcionamento da base produtiva do Estado: - para verificar de que forma a tributação impacta a atividade econômica; - como a ajustar a Política Tributária Estadual pode gerar bons números de arrecadação sem comprometer o ritmo econômico.

Objetivos da Perspectiva Partes Relacionadas

Perspectiva EQUILÍBRIO FISCAL E TRIBUTÁRIO

Objetivos da Perspectiva Equilíbrio Fiscal e Tributário

Objetivos da Perspectiva Equilíbrio Fiscal e Tributário Maximizar a receita tributária estadual de forma sustentável, respeitando a justiça fiscal.

Objetivos da Perspectiva Equilíbrio Fiscal e Tributário Equilibrar os gastos públicos de forma a permitir o aumento da capacidade de investimento.

Objetivos da Perspectiva Equilíbrio Fiscal e Tributário

Perspectiva SOCIEDADE

Objetivos da Perspectiva Sociedade

Objetivos da Perspectiva Sociedade Promover ações de orientação e de divulgação de informações para os cidadãos, visando a integração e o envolvimento da sociedade no âmbito da Gestão Pública Estadual.

Objetivos da Perspectiva Sociedade Possibilitar que o Estado tenha recursos adicionais para investimento em infra- estrutura, educação, saúde, etc.

Objetivos da Perspectiva Sociedade

Síntese

Desenvolvimento do BSC Janeiro/2010 a Dezembro/2012 15 encontros com a FDC e Gestores 22 grupos de trabalho Aprox. 140 reuniões no período Participação de aprox. 30 Gestores Participação de aprox. 90 Servidores e Colaboradores

Desenvolvimento do BSC 48 indicadores de desempenho definidos Mais de 300 ações identificadas condensadas em 17 projetos

Desenvolvimento do BSC

Desdobramento do BSC Mapa Estratégico da SAT Mapa Estratégico das Coordenadorias Mapa Estratégico das Unidades Implantação do Modelo de Gestão

Dúvidas e Apoio CONEMAE Thaner Nogueira tnogueira@fazenda.ms.gov.br (67) 3318-3121 Rogério Paiva Colman rcolman@fazenda.ms.gov.br

Mensagem Final “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas.” Sun Tzu, A Arte da Guerra