Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Unidades de Ensino da Microsoft
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Tutorial de utilização do
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
OSA - Operação de Software e Aplicativos
REVISTA DA TURMA 2007.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
CRÔNICAS.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PRODUÇÃO DE TEXTO.
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Planejamento PNAIC 2014.
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
POLO XXXXX – XX PEDAGOGIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Leitura de Textos Científicos
Profa. Reane Franco Goulart
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Trabalhando em sala de aula
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Revisão 3º Trimestre. Sugestões para estudar  Ler e elaborar perguntas;  Relacionar o que lê com exemplos, inclusive de atividades que poderiam ser.
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Profª. Msc. Rejane da Silva Marques
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
A Arte na Literatura de Cordel
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
TV ESCOLA.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
 Tema: O som da ditadura  Prof as : Cristiane e Simone  Disciplinas: Língua Portuguesa e História.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias Ensino Médio, 2 Série Texto Argumentativo: Resenha

Conhecer o gênero textual resenha; Trabalhar o gênero argumentativo; Produção de texto, 2 Série Texto Argumentativo: Resenha OBJETIVOS Conhecer o gênero textual resenha; Trabalhar o gênero argumentativo; Distinguir uma resenha de outros gêneros textuais em produção de texto;

Construir uma resenha crítica a partir de obras analisadas - especificamente, filmes; Desenvolver o uso da norma culta na produção textual; Estimular a visão crítica; Incentivar a produção de texto.

CONTEÚDOS CURRICULARES: Ortografia (Nova Ortografia); Concordância verbal e nominal; Semântica: coerência textual;

Uso de conectivos (termos coesivos); Estrutura do texto: frase, oração e período; Produção textual argumentativa; Estrutura de Resenha; Tipos de resenhas.

RECURSOS Ambiente: sala de aula / auditório da escola Opções de links : Portal do Mec: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/cat_res.pdf ; Lendo.org: http://www.lendo.org/modelos-de-resenha-exemplos/

Instrumentos : Folhas impressas (cópias); Máquina de Xerox; Mídias: datashow, dvd (disco/filme), amplificador e cabos de som ou televisão.

CineResenha: Esta sequência didática tem por título “CineResenha”, pois, partindo de filmes pré-selecionados pelo professor, desenvolve a produção de texto a partir do ponto de vista crítico do educando.

A estrutura é basicamente a própria sala de aula, com textos impressos para análise, e a projeção do conteúdo audiovisual em powerPoint ou televisão, criando um ambiente de cinema na escola. Seguindo as etapas...

Seguindo as etapas: Etapa 1: o professor deverá acessar os links dos sites sobre resenha de filmes disponíveis no Portal do MEC ou o Lendo.org. Logo após, fará a seleção de 6 a 8 resenhas de filmes conhecidos e não conhecidos pelos alunos. Deverá imprimi-las.

Etapa 2: na sala de aula, o professor deverá formar com os alunos grupos de 6 a 8 integrantes. Distribuirá entre as equipes a resenhas previamente selecionadas e pedirá para que os grupos leiam atentamente e façam anotações, observando o ponto de vista e a linguagem do autor da resenha sobre a obra analisada.

Etapa 3 : após a leitura e anotações das equipes, o professor poderá fazer três trocas de resenhas para que cada equipe tenha a oportunidade de observar pontos de vistas diferentes e ainda também tomarem nota das novas resenhas adquiridas.

Etapa 4: exibição do filme selecionado – O professor trará o filme a ser exibido, calculando o tempo de acordo com a quantidade de aulas (Sugere-se o uso de aulas geminadas). Durante a exibição, os educandos deverão tomar nota de pontos que eles creem mais relevantes para sua resenha crítica.

Etapa 5: após o término da exibição, as equipes deverão novamente se reunir para levantar e confrontar os pontos de vista sobre o filme entre os membros de suas equipes. Em seguida, o professor deverá organizar um debate com o grande grupo.

Etapa 6: durante a socialização das ideias, o professor junto com o grande grupo pode elencar pontos relevantes e expor na sala de aula um painel com os pontos de vista sobre os argumentos dos autores das resenhas.

Etapa7: tomando por base as resenhas inicialmente distribuídas pelo professor e conceitos de resenha crítica de filme, as equipes deverão desenvolver as suas próprias resenhas, atentando para o uso da norma culta, estrutura do texto com coesão e coerência, e revisão do texto elaborado.

O professor pode sugerir ao grande grupo que, ao término do trabalho, as equipes troquem as produções entre as si para que se faça uma correção mútua das resenhas.

A sequência didática será satisfatória quando os alunos apresentarem o conceito de resenha crítica e diferenciar este gênero textual dos demais tipos de resenhas.

Extra: Antes da sequência aplicada, o professor pode trabalhar conceito e estrutura de resenha;

Além do conceito, pode em aula expositiva apresentar os diferentes tipos de resenha, o enfoque dado por cada uma, tamanho do texto, linguagem, etc.

Em relação ao debate sobre o filme, o professor pode “instigar” os alunos, fazendo perguntas, levando-os a se imaginar dentro do próprio enredo da história, comparando-a com a vida real.

As produções podem ser expostas em um varal ou mural na escola.

Se for opção do educador trabalhar mais de um filme em salas de aula diferentes, pode também, após o processo, promover a socialização e debate entre salas de aula.

Pode-se trabalhar somente com um filme ou mais alguns, a partir dos quais o professor pode desenvolver uma atividade comparativa em relação à produção anterior exibida.

Sugestão de filmes para o CineResenha: A Maçã; FICHA TÉCNICA Características: filme iraniano, colorido, legendado, com 86 minutos, produzido em 1998. Direção: Samira Makhmalbaf. Gênero: drama. Distribuição em vídeo: Cult Filmes. (1)

A Fortuna de Ned: FICHA TÉCNICA Características: filme inglês, colorido, legendado, 91 minutos, produzido em 1998. Direção: Kirk Jones. Gênero: comédia. Distribuição em vídeo: Abril Vídeo/F. (1)

A Vida é Bela: FICHA TÉCNICA Características: filme italiano, colorido, legendado, 116 minutos, produzido em 1997. Direção: Roberto Benigni. Gênero: drama. Distribuição em vídeo: Miramax. Prêmios/indicações: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. (1)