Avalição de Processos Produtivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Gerenciamento Pelas Diretrizes
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Consultoria Empresarial
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
MAPEAMENTO E REDESENHO
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Planejamento do gerenciamento de riscos
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
3º FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE
As decisões estratégicas da Logística
GESTÃO DE PROCESSOS.
Estratégias do agronegócio
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projeto: Capacitação em GP
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Análise e Projeto de Sistemas
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Gerenciamento de Processos - PNQ
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Capítulo 5 Análise de processos 1.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Manual da Organização.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Tecnologia Departamental Não-essencial
Processos Empresariais
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Planejamento Estratégico
Modelagem de Processos de Negócio
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Integração.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Gerenciamento da Qualidade
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

Avalição de Processos Produtivos Revisão para AV2 outubro de 2014

Aulas 1 & 2 – Visão Geral dos Processos Produtivos e sua Avaliação Abordagem Cartesiana x Abordagem Sistêmica

Abordagem Cartesiana ANÁLISE VERTICAL

Aulas 1 & 2 – Visão Geral dos Processos Produtivos e sua Avaliação Abordagem Sistêmica A NBR ISO 9001: 2008 propõe um conjunto de partes inter-relacionadas contribuindo em perfeita harmonia, para o alcance de um objetivo comum, onde todos os processos interagem de forma coordenada para o resultado global da organização. Para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações.

Sistemas/Processos Organizacionais: ANÁLISE HORIZONTAL

Sistemas/Processos Organizacionais: Fonte: Esteves (2008)

Aula 3 – Elementos dos Processos Série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço), com valor agregado, usados para fins específicos por seu cliente. 

Sistemas/Processos Organizacionais: Fonte: Esteves (2008)

Processo:

Aula 3 – Elementos dos Processos Tipos de Processo: Administrativos Gerenciais (“de Gerenciamento) “Processos-Clientes”

Aula 3 – Elementos dos Processos Processos Administrativos ou de Integração Organizacional: As saídas desse tipo de processo são “invisíveis” para os Clientes Externos, mas são essenciais para a gestão organizacional. Oferecem suporte. Exemplos: RH, Contabilidade, Serviços Gerais, Compras.

Aula 3 – Elementos dos Processos Processos Gerenciais (“de Gerenciamento”): Incluem as ações realizadas pelos Gestores; Envolvem processos de informação, tomada de decisão, medição e ajuste de desempenho. Exemplos: Planejamento Estratégico, Avaliação de Desempenho.

Aula 3 – Elementos dos Processos “Processos-Clientes” ou Processos de Negócio: Ligados à Missão da Empresa; Seus resultados são visíveis diretamente pelos Clientes Externos.

Aulas 4 & 5 – Metodologias de Levantamento, Análise e Implementação de Métodos Administrativos e Estruturação de Atividades Técnicas de Levantamento de Dados para análise de um Processo: Observação Pessoal; Questionário; Entrevista.

Aulas 4 & 5 – Metodologias de Levantamento, Análise e Implementação de Métodos Administrativos e Estruturação de Atividades Estudo de Processos e Métodos de Trabalho Análise da Distribuição do Trabalho; Análise do Processamento do Posto de Trabalho; Análises das Operações e Postos de Trabalho

Aulas 4 & 5 – Metodologias de Levantamento, Análise e Implementação de Métodos Administrativos e Estruturação de Atividades Estudo de Processos e Métodos de Trabalho Identificação e Análise Crítica da Carga de Trabalho de cada unidade organizacional de acordo com os níveis de agregação de valor; Identificação de “tempos-mortos”; Identificação das tarefas mais críticas e ou mais complexas; Fluxograma e Procedimentos

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Definição de Sistema: Conjunto de regras, procedimentos e de meios que permitem aplicar métodos a um organismo (sistema físico) para realização de determinadas tarefas” (MELÈSE, 1993)

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Desenho de Processos:

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Objetivos do Gerenciamento de Processos: Realizar o Desenho de Processos; Identificar os Processos que devem ser prioritários para ações de Melhoria

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 1º passo: Encomenda de Produto 2º passo: Esboçar Passos; Esboçar Processos 3º passo: Mapeamento de Fluxos de Trabalho 4º passo: Redesenho do Processo; 5º passo: “Verificação e Teste”; “Teste e Verificação” 6º passo: Implementação e Padronização

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 1º passo: Encomenda de Produto “fazer a compra de um produto para ter uma melhor compreensão sobre os resultado final nos colocando no lugar do cliente e nos questionando em 3 perguntas: (I) Com que frequência escutamos o que o cliente tem a nos dizer? (II) Os clientes estão satisfeitos com os serviços que lhes oferecemos? (III) As exigências dos clientes estão claras para todos na equipe? “

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 2º passo: Esboçar Passos; Esboçar Processos: “Estabelecer a rota do processo, quem está envolvido, ter uma noção da lacuna entre o tempo total e o tempo empregado na agregação de valor, desde o pedido até o produto final ser entregue, deve ser ter cuidado nesta etapa da entrevista, porque os funcionários tendem a dizer o que desejam que você saiba, dizem o que acham que você deseja ouvir e temos a tendência de ouvir o que esperamos que as outras pessoas nos digam.”

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 3º passo: Mapeamento de Fluxos de Trabalho: “Cada operação é representada por uma anotação post-it. O processo é então representado por peças físicas que podem ser reorganizadas de maneira diferente. Representando cada operação e colocá-las num fluxo. As regras do post-it são: escreva usando letras maiúsculas grandes, uma ideia ou fato por nota, escreva frases completas em vez de tópicos, não se preocupe com a grafia, seja específico, restrinja-se aos fatos. Na análise dos post-it, seria uma boa prática nas áreas ou atividades problema usar a cor vermelha.”

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 4º passo: Redesenho do Processo: - “Simplificar, simplificar, simplificar” - Orientações: (I) eliminar entrada ou reentrada de dados, automatizar quaisquer possíveis entradas de dados; (II) reduzir as passagens de uma pessoa para outra. Essa etapa pode sugerir modificações organizacionais; (III) separar os itens de trabalho que estejam percorrendo o processo em termo do tempo que levam para ser processado; (IV) negociar uma resposta mais rápida com fornecedores de processo.

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 5º passo: “Verificação e Teste”; “Teste e Verificação”: - “Convidar todas as pessoas envolvidas (pessoal, fornecedor, cliente) para fazer comentários sobre o processo redesenhado e procurar propostas de melhorias.“

Aula 6 – Gerenciamento dos Processos Melhoria de Processos – Redesenho de Processos: 6º passo: Implementação e Padronização: - “Durante a implementação do novo processo, vários problemas poderão surgir e estes serão ser incorporados ao redesenho.”

Aula 7 – Gerenciamento e Análise dos Processos Estratégia de Processos: Estrutura do Processo: Projeto x Processos x Recursos Envolvimento do Cliente Flexibilidade dos Recursos Existentes Intensidade de Capital (investimento)

Estratégia de Processos:

Aula 7 – Gerenciamento e Análise dos Processos Busca Contínua de Inovações e Melhorias...

Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos Por que melhorar processos? Vantagem Competitiva Mudanças nos Ambientes Interno e Externo Oportunidades Ameaças

Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos Técnicas de Melhoria de Processos: KAIZEN: Aperfeiçoamento Constante (incremental), gradual e sistemático para a melhoria dos Processos. Estratégias Utilizadas: Mori – eliminar a sobrecarga de trabalho; Muda – eliminar desperdícios Mura – eliminar irregularidades/não-conformidades

Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos Técnicas de Melhoria de Processos: MELHORIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS (Martins, 2005): Estágio Preliminar: Mudanças na forma de pensar 1º Estágio: Identificação dos Problemas 2º Estágio: Como Melhorar? (Planilha “5W-2H”) 3º Estágio: Planejamento das Ações de Melhoria 4º Estágio: Implementação das Ações de Melhoria

Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos Priorização de Processos para Melhoria: “Agregação de Valor” versus “Não-Agregação de Valor” Especificações de Clientes Legislações

Aulas 8 & 9 – Melhoria de Processos Ferramentas da Qualidade para Coleta e Análise de Dados: Listas de Verificação Gráficos de Barras/Histogramas Diagrama de Pareto Diagrama de Ishikawa

A AVALIAÇÃO INTEGRADA (AV2) É INDIVIDUAL E SEM CONSULTA Lembrete Final A AVALIAÇÃO INTEGRADA (AV2) É INDIVIDUAL E SEM CONSULTA BOA SORTE!!!