MOSTRA CULTURAL 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
I- Concepção de Educação
Máscaras Africanas.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
DIRETRIZES CURRICULARES
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
ARTES CÊNICAS.
1 QUEM FAZ. 2 Um grande número de profissionais se encontra envolvido com este serviço: Responsável pela área de Lazer e/ou Cultura no DR Coordenador.
LINGUAGEM CÊNICA.
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Planejamento PNAIC 2014.
TEATRO.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEATRO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Tertúlia Dialógica.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
JOGOS TEATRAIS APLICADOS AO TRABALHO COM GRUPOS
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Cristiane Jonas Francisconi
OS ENSAIOS  .
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
Jogos Teatrais Viola Spolin.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

MOSTRA CULTURAL 2011

MOSTRA CULTURAL DE TEATRO A atividade teatral na escola contribui para o crescimento integrado do aluno sob vários aspectos, no plano individual, no plano do coletivo, a experiência com teatro na escola cumpre não só essa função integradora, mas também permite que os alunos se apropriem crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais. O evento cultural na escola permite ao aluno uma experiência de teatro em que o aluno participa desde o processo de organização teatral por meio de criação de linguagens cenográficas, que permite o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre a sua obra, por exemplo: ao criar o cenário que representa o lugar onde acontece a cena, que neste caso podem ser: lugar geográfico; lugar social; lugar geográfico e social ao mesmo tempo. O cenário também pode significar o tempo: época histórica; estações do ano; certa hora do dia. Desta forma, a função do cenário é a de determinar a ação no espaço e no tempo para que o espectador possa entender os acontecimentos. Ao interpretar o personagem utiliza a palavra, que possui funções variadas de acordo com o gênero dramático, o modo literário ou teatral, etc.

Ao longo de 20 anos de Mostras Culturais e aulas realizados por este pesquisador no exercício profissional como professor e diretor de teatro, podemos afirmar que a participação do processo criativo do teatro na escola representa condições de ampliar a visão e o conhecimento o que contribuirá para realização da obra como um todo e para o reconhecimento individual do aluno na produção coletiva. Ao participar de um processo coletivo, mesmo não estando no palco como ator, o aluno reconhece sua obra: no cenário, na iluminação etc. Organizar uma encenação teatral depende de uma relação organizacional e coerente entre o ator, o texto e os elementos que compõe uma encenação teatral: o cenário, o figurino, a sonoplastia, a iluminação, os adereços, entre outros. Estabelecer o talento ou a falta dele, como critério de participação dos alunos na produção do teatro na escola seria um critério incompatível com os objetivos descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte (BRASIL/MEC, 1997), no qual as atividades de teatro são consideradas fundamentais para o desenvolvimento individual no coletivo. O teatro como atividade institucionalizada, ou a forma como se estabelece atividade teatral na sociedade atual, resultou de um processo de desenvolvimento através dos tempos, que precisa ser entendido em seu contexto histórico. A proposta de realização, na escola, de estudos sobre as significações históricas do teatro e das suas diferentes funções sociais: como o homem utilizou o teatro para organizar o pensamento e promover a reflexão sobre as suas atitudes e comportamentos – surgimento das técnicas e o desenvolvimento da sociedade – pode contribuir para o aluno compreender a importância da atividade teatral e ampliar sua capacidade de estudo e reflexão sobre a produção de sentido no teatro e a sua relação com o outro. Pedro Ochôa

Realizar com todos os alunos da Escola uma Mostra Cultural de Teatro. Objetivo Geral: Realizar com todos os alunos da Escola uma Mostra Cultural de Teatro. Objetivo específico: Envolver todos os alunos nas diversas áreas de atuação do teatro, ator, cenário, figurino, sonoplastia, iluminação. Pesquisar um tema com o colégio para estruturação de textos teatrais Realizar oficinas de preparação de atores e técnicas teatrais Projetar cenários e figurinos com os alunos Ensaiar os textos construídos com os alunos Apresentar os textos montados com os alunos publicamente. Estratégias: Atividade 1ª semana 2ª sem 3ª sem 4 sem 5ª sem Organização da equipe e escola do tema, orientações sobre texto X Oficina de preparação de atores Ensaio de peças Pesquisa e construção de cenários, figurinos e adereços Ensaios gerais e afinação Apresentação dos espetáculos

OCHOA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA RUA MANOEL DE MACEDO 226 APTO 603 - ZONA 7 87 020 240 - MARINGÁ PR CNPJ 04 540 929/0001-64 FONES: 44 3026 46 14 – 44 9931 9751 – 9951 8643 Rafael Ochôa Diretor de Produção