I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Fundação Roberto Marinho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
2009.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Educação Ambiental - GPEEA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Diretoria de Ensino - Região de São Carlos
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Formação de Professores na UFMS:
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Atividade complementar
Odilei Avelino dos Santos
Subprojeto: Geografia
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Questionário do Estudante Enade
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus Pereira (CEDMN) LOCALIZAÇÃO: O colégio esta situado, na rua Araújo Pinho nº 30, bairro Canela, centro da cidade de Salvador. (Latitude 12°59'34.15"S, Longitude 38°31'17.44"W) Incluir o mapa BREVE HISTÓRICO: O Colégio Estadual Dep. Manoel Novaes foi fundado em 1992, na modalidade de educação profissional, com o curso de música, durando até De 2000 a 2005 o curso de música foi oferecido em oficinas no turno oposto ao que o aluno tem as demais disciplinas do ensino médio. Atualmente o colégio tem curso de ensino médio integrado a educação profissional. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: VISITA A UNIDADE ESCOLAR Consiste em apresentar a unidade escolar ao bolsista. De modo que ele possa ter uma visão geral da mesma, com o objetivo de facilitar o acesso por toda a unidade escolar. ACOMPANHAMENTO DOS AC’S Consiste na observação da atividade coordenada, onde o bolsista tem a oportunidade presenciar a articulação do corpo docente junto à coordenação do colégio, bem como as discussões e os temas tratados. ACOMPANHAMENTO DAS AULAS E AVALIAÇÕES Consiste na audição de aulas e avaliações, com o objetivo de proporcionar ao bolsista, subsídios práticos, para uma reflexão do processo pedagógico. DISCUSSÕES DE ATIVIDADES QUE PODERIAM SER DESENVOLVIDAS Com base nas observações feitas na unidade escolar, elencar atividades que poderiam ser desenvolvidas uma melhor prática pedagógica e superação de obstáculos. VISITA AO LABORATÓRIO E VERIFICAÇÃO DOS KITS EXPERIMENTAIS DISPONÍVEIS A visita ao laboratório bem como a verificação dos kits experimentais são de caráter quantitativo e avaliativo com o objetivo de listar as possíveis atividades experimentais que poderiam ser desenvolvidas na unidade escolar. SESSÃO TIRA DUVIDA É o momento em que o bolsista ao mesmo tempo em que tira as duvidas dos alunos verifica as principais dificuldades na aprendizagem da física. VISITA A BIBLIOTECA Foi feito um breve levantamento do acervo bibliográfico referente ao ensino de física. ESTUDOS TEMÁTICOS EM DESENVOLVIMENTO Estudo de formas de utilização do teatro como estratégia dinamizadora no ensino de física. Pesquisando a socialização das atividades desenvolvidas nas unidades de ensino da rede PIBID - UFBA. Exploração de atividades didáticas em espaços não formais. Estudo sobre o desenvolvimento do documentário como forma de integração do ensino da física na rede PIBID. Estudos e elaboração de experimentos como recurso didático para o ensino de física. Coordenadores: Maria Cristina Penido. Supervisor: Daniel Elias de Jesus Pereira (CEDMN) Bolsistas: Alan Máximo dos Santos Heber Guerreiro da Hora Leandro Oliveira Cunha Jerry Anderson de Jesus Santos Ismael Luiz de Matos Ferreira REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, CARVALHO, Anna M. Pessoa de e GIL-PÉREZ, Daniel Formação de professores de Ciências: Tendências e Inovações. 8. Ed. São Paulo. Cortez, V.26. HEWITT, PAUL G. FÍSICA CONCEITUAL. Editora Bookman. 9. Ed – 686 p. CARVALHO, Anna M. Pessoa de. A prática de ensino e o estágio supervisionado: Conceituação. São Paulo, Livraria Pioneira, Incluir os livros didáticos análisados. AGRADECIMENTOS: O Colégio Foto nossa Banco didático.