Ambiente organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
Estudo de Mercados.
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
uma visão da biblioteca jurídica inserta no seu espaço
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
O Processo de Gestão Estratégica
Análise do Meio Ambiente
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Ambiente.
Abordagem Contingencial
Planejamento de Campanha – A4
DISCIPLINA: Teorias da Administração
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
Abordagem Contingencial da Administração
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Tópicos Contemporâneos de Administração
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
O AMBIENTE DA EMPRESA Mapeamento Ambiental;
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
Processos Administrativos Aula 1
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AULA 3 Marketing.
Estratégia Competitiva
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Fundamentos da Administração Ambiente Externo e Cultura Organizacional
Análise Macroambiental
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Abordagem Contingencial da Administração
Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Roteiro de Planejamento Estratégico.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

Ambiente organizacional Macroambiente Todas as forças e/ou aspectos relevantes além dos limites das organizações. Variáveis Variáveis econômicas – desenvolvimento econômico Variáveis socioculturais – emprego, educação, saúde, valores, mitos, arte e arquitetura Variáveis tecnológicas – equipamentos e softwares Variáveis legais e políticas – leis que regulam as atividades Variáveis demográficas – faixa etária e distribuição sexual Variáveis ecológicas – água, terra e clima

Ambiente organizacional Microambiente, ambiente tarefa ou ambiente competitivo Compreende as organizações específicas com as quais uma organização interage Aspectos Fornecedores – recursos Concorrentes – disputa por fornecedores e clientes Clientes – Usuários Novos entrantes – entradas de novos concorrentes Produtos substitutos – avanços tecnológicos Agências reguladoras – Regulação ou fiscalização das operações da organização

Ambiente organizacional Respondendo ao ambiente As organizações podem reagir ou tentar influenciar o seu ambiente Manobras estratégicas Seleção de domínio Diversificação Fusão e aquisição Desinvestimento Estratégias independentes Agressão e pacificação competitiva Relações públicas Ação voluntária, legal e política

Ambiente organizacional Respondendo ao ambiente Estratégias cooperativas Contratação Cooptação Coalizão

Ambiente organizacional Questões relacionadas ao ambiente Capacidade ambiental Homegeneidade x heterogeneidade Concentração x dispersão Turbulência ambiental