Teoria das Relações Internacionais I – Teorias Clássicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

Ronald Dworkin: a questão dos princípios
MECANISMOS SÓCIO-JURÍDICOS DE PROTEÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA
DIREITO ADMINISTRATIVO
O Desafio Liberal na Teoria das Relações Internacionais
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
FILÓSOFO POLÍTICO: Busca estabelecer princípios básicos que;
O I L U M N S Professor: Odair.
Direito Constitucional I
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
REVISÃO PARA A PROVA TEMAS DE 01 À 09 AULA 9 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
Neo-realismo X Neo-institucionalismo
Desigualdade Social Nome: Caroline nº 11; Juliana nº 15. 2º EM B.
Teoria das Relações Internacionais I – Teorias Clássicas
TEORIA CRÍTICA UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Kant: crítica do utilitarismo, liberdade, razão e paz perpétua
Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Teoria das Relações Internacionais I – Teorias Clássicas
A EVOLUÇÃO TEÓRICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Para uma visão marxista das relações internacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO (PPGD/UFBA) MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO Disciplina: Metodologia da Pesquisa.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
KENNETH NEAL WALTZ.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
HANS MORGENTHAU.
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
FILOSOFIA (TEORIA) POLÍTICA
Roteiro da Aula Convivência
HISTORIA MODERNA DOS D.H
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
A Ética Aristotélica.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Direito Internacional Privado Unidade 10 – Introdução Prof. Gustavo Gomes Machado.
O Realismo nas Relações Internacionais
REPRESENTAÇÕES DE INTERESSES, FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E HEGEMONIA
Teoria Geral do Estado e da Constituição
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
John Locke.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Filosofia e Política.
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
A JUTIÇA E O ÓTIMO. As instituições e as normas jurídicas, como variáveis do sistema econômico, afetam o desenvolvimento econômico. A incerteza relacionada.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
Introdução à Ciência Política Cristiane Lucena e Leandro Piquet.
 O conceito de direito. O(s) conceito(s) de direito "As leis são mandamentos da boa razão, promulgados e impostos por aquele que cuida do bem comum"
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Transcrição da apresentação:

Teoria das Relações Internacionais I – Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP cristiane.lucena@usp.br

Locke on the Moral Basis of International Relations Lee Ward Significado moral e político do estado de natureza em Locke Estado de perfeita liberdade Estado de igualdade Estado aonde todo o poder e jurisdição são recíprocos

Roteiro Locke e Kant Jeremy Waldron Martha Finnemore e Kathryn Sikkink Para a Paz Perpétua Jeremy Waldron Kant’s Legal Positivism Martha Finnemore e Kathryn Sikkink International Norm Dynamics and Political Change

Locke on the Moral Basis of International Relations Lee Ward Implicações destas peculiaridades para as relações internacionais – na sua fundamentação moral Princípio da não-agressão Direito de intervenção (humanitária)? Limitações ao direito de auto-defesa

Immanuel Kant Para a Paz Perpétua – Primeiro Artigo Características da constituição republicana Liberdade Subordinação a uma legislação comum Igualdade, como fundamento do sistema jurídico Republicanismo como princípio da separação do poder Executivo do Legislativo “A omissão da hostilidade não é ainda garantia de paz”

“Em uma constituição na que o súdito não é cidadão, em uma constituição que não é, portanto, republicana, a guerra é a coisa mais simples do mundo, porque o chefe de Estado não é um membro do Estado, mas seu proprietário”

Immanuel Kant Para a Paz Perpétua – Segundo Artigo O conceito de “situação de guerra” Papel dos filósofos políticos que pensaram o Direito das Gentes na justificação da guerra

“Vemos, desta maneira, que um tratado de paz pode por fim a uma guerra determinada, mas não à situação de guerra (possibilidade de encontrar um novo pretexto para a guerra, à que tampouco se pode acusar de injusta, porque nesta situação cada um é juiz dos seus próprios assuntos).

Immanuel Kant Para a Paz Perpétua – Primeiro Artigo Defesa da federação da paz O Direito Cosmopolita como condição para a aproximação da Paz Perpétua

“A ideia de um Direito Cosmopolita não é uma representação fantástica nem extravagante, mas completa o código não-escrito do Direito Político e do Direito das Gentes em um Direito Público da Humanidade, sendo um complemento da paz perpétua, ao constituir-se em condição para uma contínua aproximação a ela.”

Kant’s Legal Positivism Jeremy Waldron A ênfase Kantiana no conceito de justiça “If justice goes, there is no longer any value in men’s living on the earth.” Possibilidade de um positivismo normativo? Vantagens do positivismo jurídico em Kant Importância da noção de justiça Conflito enquanto calamidade moral

Int’l Norm Dynamics & Political Change Finnemore and Sikkink Como podemos saber se normas fazem alguma diferença na política? De onde vêm as normas? Como as normas se modificam

Int’l Norm Dynamics & Political Change Finnemore and Sikkink Ressurgimento da preocupação normativa; compatibilidade entre essa preocupação e a abordagem racionalista Argumento Origens das normas Mecanismos para que exerçam influência Condições para que as normas influenciem a política internacional

Int’l Norm Dynamics & Political Change Finnemore and Sikkink A evolução da literatura sobre Teoria de Relações Internacionais e o abandono das “normas” Influência da metodologia econômica Realismo e Neorealismo Liberalismo e Neoliberalismo Contribuição: desenho de pesquisa, clareza teórica, parcimônia, acúmulo disciplinar

Int’l Norm Dynamics & Political Change Finnemore and Sikkink* Normas internacionais e mudança em duas áreas: Direitos das mulheres Direito humanitário (“laws of war”)