CISPAR Marlon do Nascimento Barbosa Assessor Jurídico do CISPAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Câmara Municipal de Belo Horizonte
VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
CONSÓRCIO REGIONAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA Projeto Bilateral Financiado pela AGENCIA CANADENSE PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL (CIDA) MULHERES.
CENTRO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Secretaria de Desenvolvimento
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos A experiência da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS)
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
Painel: Aspectos destacados
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
twitter.com/funasa Neilton Santos Nascimento Assistente de Administração COATS/CGCOT/DENSP PAINEL 3 O.
José Roosevelt Pereira Maio /  Encontros pioneiros em 1984: 19/ Julho em Uberlândia e 17/Agosto em Uberaba  12/ Setembro: Discurso do candidato.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Rumo à universalização pela via da sustentabilidade Expectativas do setor privado Yves Besse presidente novembro 2008 Celebração do ano internacional do.
07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Curso de Cooperação interinstitucional e governança regional
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
44ª Assembleia Nacional - ASSEMAE
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
* Brasília (DF) - maio de 2006
COOPERAÇÃO NO SANEAMENTO BÁSICO: UMA LEITURA PARA O DEBATE Dieter Wartchow (IPH/UFRGS) MAIO/2014 VII – 9 – SALA 3 – 14:30 – 15:00 44ª ASSEMBLÉIA NACIONAL.
44ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Carlos Roberto de Oliveira
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Dados de mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre no Paraná 2013 e 2014* Divisão de Vigilância das Doenças Não Transmissíveis – CEPI - SVS Rua.
Associação Brasileira de Municípios
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Prefeitura Municipal de Erechim
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A experiência do CODAP Viviane Macedo Garcia.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS NA ÁREA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO: DISCUTINDO AS EXPERIÊNCIAS EXISTENTES Ana Lucia Nogueira de Paiva.
CONSÓRCIOS PÚBLICOS COMO INSTÂNCIAS DE REGULAÇÃO EM SANEAMENTO: AGIR Autores: Vanessa Fernanda Schmitt Ana Claudia Hafemann André Domingos Goetzinger.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Wladimir António Ribeiro Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados Brasília, 5 de novembro de Audiência Pública: Formas de.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Retomada dos Serviços Municipais Concedidos Marlon do Nascimento Barbosa Advogado e Tecnólogo em Gestão Pública Poços.
Transcrição da apresentação:

CISPAR Marlon do Nascimento Barbosa Assessor Jurídico do CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná CISPAR Apresentação Marlon do Nascimento Barbosa Sócio da Gonçalves Magro & Barbosa Advogados Associados Assessor Jurídico do CISPAR 44ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Uberlândia/MG 7 de maio de 2014

CISPAR Nascedouro na Lei Federal nº 11.107/05 Princípio da subsidiariedade Segundo WLADIMIR ANTONIO RIBEIRO (In: Cooperação Federativa e a Lei de Consórcios Públicos. – Brasília DF: CNM, 2007, p. 14), “as instâncias federativas mais amplas não devem realizar aquilo que pode ser exercido pelas instâncias federativas menores”. Titularidade e a competência são atributos municipais.

CISPAR E a problemática dos pequenos municípios brasileiros? Autonomia Municipal versus Capacidade de Realização Juntos podemos realizar atividades que muitos não poderiam fazer sozinhos... OU/E Podemos fazer melhor juntos! ESSE É O ESPÍRITO DO CISPAR!!!

CISPAR É o princípio da cooperação, pelo qual podem ser supridas as deficiências isoladas dos municípios, tornando-os, efetivamente, mais fortes e representativos. O CISPAR É INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO MUNICIPAL, DE REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E DE POSTURA DIANTE DOS DESAFIOS DO SANEAMENTO!

CISPAR O QUE É? É MAIS UM DESAFIO INTERFEDERATIVO PARANAENSE DAQUELES MUNICÍPIOS QUE RESISTIRAM ÀS PRESSÕES DO PLANASA E QUE ACREDITARAM NA TITULARIDADE E COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO NO SANEAMENTO!

CISPAR Segundo DIETER WARTCHOW (In: Cooperação no Saneamento Básico. Porto Alegre : Ed. do Autor, 2013, p. 21), “Municípios que fizeram a opção em manter os serviços de abastecimento de água e de esgoto municipal, oferecem vantagens aos munícipes, comparativamente a outros. Os recursos das tarifas ficam no município, o município tem autonomia e soberania para tomar suas decisões (...) pode encaminhar seus projetos para serem financeiros com recursos não onerosos da União.”

CISPAR O QUE É, DE FORMA AINDA MAIS DETALHADA? É A APLICAÇÃO CONCRETA DO PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO... É A SUPERAÇÃO DE DIFERENÇAS... É O ENLACE DE IDÉIAS NUM PROCESSO DE DENTRO PARA FORA... É A UNIÃO DE DOIS CONSÓRCIOS PÚBLICOS QUE JÁ ESTAVAM EM PLENA ATUAÇÃO E REGULARMENTE CONSTITUÍDOS!

CISPAR UNIÃO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO PARANÁ (CISMAE) + CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO NORTE DO PARANÁ (CISMASA) OU

CISPAR UNIÃO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO NORTE DO PARANÁ (CISMASA) + CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO PARANÁ (CISMAE)

CISPAR CISMAE FUNDADO EM 18 DE OUTUBRO DE 2001 (Associação Civil) EM 26 DE AGOSTO DE 2005 Consórcio Público (de Direito Privado) EM 22 DE JUNHO DE 2007 (Assembleia de Sarandi) Consórcio Público de Direito Público

CISPAR CISMAE FUNDAMENTOS Fortalecimento dos Municípios Reafirmação da Titularidade Ganhos de Escala, sobretudo laboratório e compras Apoio Administrativo e Técnico Regulação

CISPAR CISMASA Consórcio Público de Direito Privado EM 22 DE FEVEREIRO DE 2006 em Ibiporã

CISPAR CISMASA Fortalecimento dos Municípios Reafirmação da Titularidade Ganhos de Escala Apoio Administrativo e Técnico

CISPAR E A UNIÃO? Muitas e muitas conversas, em verdade desde antes de 2005 Superação de regionalidades (Londrina e Maringá) Ingresso de Marechal Cândido Rondon no Cismae e dos municípios do entorno deste... E...

CISPAR APOIO CONSTANTE DA FUNASA! QUE DE FORMA INOVADORA E INÉDITA NO BRASIL, LIBEROU RECURSOS DE APROXIMADAMENTE R$ 4 MILHÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL NO PARANÁ, EM MARINGÁ, COM LABORATÓRIO AMPLAMENTE EQUIPADO, E QUE SEMPRE DESEJOU A UNIÃO DE AMBOS OS CONSÓRCIOS!

CISPAR E O PROCESSO? Clareza e responsabilidade... Espírito de cooperação... PEDRA FUNDAMENTAL Reunião no dia 7 de agosto de 2013, no CRSA, em Maringá, com a participação de Superintendência Estadual da FUNASA, que aprovou os esforços de ambos para a união.

CISPAR PROCESSO Aprovação, em assembleia do Cismae, do novo texto do Contrato de Consórcio Público e do estatuto denominando-o de CISPAR englobando os municípios do Cismasa Aprovação, em assembleia do Cismasa, da extinção desse consórcio e aceitação dos textos do Contrato de Consórcio Público e do estatuto aprovados também pelo Cismae, textos esses que trataram do novo Consórcio CISPAR.

CISPAR PROCESSO Paulatina extinção do Cismasa, de suas obrigações, até a baixa de seu CNPJ e junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná. APROVAÇÃO DE PROJETOS DE LEI NAS 42 CÂMARAS MUNICIPAIS APROVANDO A CRIAÇÃO DO CISPAR E RATIFICANDO AS ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO E DO ESTATUTO, COM MAIS DE 350 VEREADORES ENVOLVIDOS!

CISPAR O CISPAR NASCE FORTE! 42 MUNICÍPIOS Utilização do Centro de Referência Apoio Técnico e Administrativo Compras Compartilhadas (sobretudo produtos químicos e hidrômetros, totalizando mais de R$ 1,5 milhão só do Cismae) Fortalecimento institucional e reafirmação de autonomia Contraponto ao modelo majoritário de saneamento

CISPAR 42 MUNICÍPIOS Abatiá, Andirá, Ângulo, Boa Ventura de São Roque, Entre Rios do Oeste, Flórida, Ibiporã, Iguaraçu, Jaguapitã, Japurá, Jardim Olinda, Jataizinho, Jussara, Kaloré, Lobato, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Mariluz, Marumbi, Mercedes, Miraselva, Munhoz de Mello, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Paranapoema, Pato Bragado, Peabiru, Pitangueiras, Porto Barreiro, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Ribeirão Claro, Santa Cecília do Pavão, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Sertaneja, Tapejara e Terra Rica.

CISPAR E a sustentabilidade? Nasce de um processo endógeno, livre de pressões oriundas de outras esferas... Nasce sabendo o quê deseja almejar (fortalecimento e eficiência).

CISPAR E a sustentabilidade? Nasce com um orçamento de mais de R$ 2 milhões Nasce com sede já em funcionamento Nasce para fazer melhor o que é já é feito e fazer o que não é feito pelos municípios

CISPAR Presidente PAULO ARMANDO DA SILVA ALVES Prefeito de Mariluz/PR Diretor Executivo VALTER LUIZ BOSSA Diretor do SAMAE de Jussara/PR

CISPAR E já nasce com uma parceria inovadora da FUNASA! R$ 300 mil a serem licitados em proveito de 12 municípios selecionados para a realização de diagnóstico administrativo e estudo tarifário e execução de diagnóstico de sistemas de abastecimento de água visando redução e controle de perdas

CISPAR Agradecimentos PRESIDÊNCIA DA ASSEMAE FUNASA CONSÓRCIO CISMASA CONSÓRCIO CISMAE

CISPAR MARLON DO NASCIMENTO BARBOSA (44) 9921-3111 Maringá - Paraná advogadomarlon@hotmail.com