LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico – ABJC
Categorias da Informação Científica - Conceitos Disseminação Divulgação e difusão Jornalismo e submodalidades
Compromisso com a Veracidade da Informação Científica Divulgação científica nos meios de comunicação de massa x divulgação científica nas universidades e centros de pesquisa: semelhanças e diferenças; Controle técnico do conteúdo da informação: procedimentos.
Critérios Básicos para uma Redação Científica Correta e Atraente Conhecimento de técnicas de redação; Conhecimento dos procedimentos da pesquisa científica e tecnológica; Relacionamento permanente com a comunidade científica.
Planejamento Editorial Definição do público-alvo; Definição do tipo de veículo (boletim, revista, jornal, etc.); Definição da periodicidade; Programação visual; Definição da distribuição do espaço; Definição da linguagem (considerando público-alvo)
Tipos de Linguagem para Divulgação Científica Informação imediata para os meios de comunicação de massa – pauta/notícia; Folhetos institucionais – informativo; Relatórios de atividade – descritivo; Matérias de divulgação científica – atualidade; informação; descrição; instrução, e função social
Estudo de caso – Análise de Linguagem e Conteúdo: Publicações de universidades Instituições de pesquisa Agências financiadoras de C&T Associações científicas
Ética universal Divulgação pública x mercantilismo Ciência x políticas públicas Visibilidade x responsabilidade social Divulgação científica e cidadania Compromisso com uma cultura científica
Visão sistêmica e alfabetização científica Informação x conhecimento – paradoxos da acessibilidade C&T – relações com sociedade, economia e política (visão sistêmica) Cultura científica = democracia participativa