LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Jovens e os Media.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Jornalismo científico: tendências recentes José Luís Garcia Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Plano Básico de Comunicação Interna
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
ACD: O Problema Social Visibilidade dos fenómenos
Nome do Município data. Nome do Município data.
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
Estudos da comunicação midiática
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
CORREIO POPULAR Principal título Defensor da comunidade Prestígio de 77 anos Vínculo com o leitor CORREIO POPULAR.
“O papel social do profissional bibliotecário”
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OBJETIVOS & FILOSOFIA Promoção das relações comerciais, culturais e sociais entre Itália e Brasil Envolver 25 milhões de descendentes de italianos Reforçar.
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
OBJETIVOS & FILOSOFIA Eventos de alto nível, porém, com ampla difusão popular no País inteiro Envolvimento ativo das instituições e da população brasileira.
Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental através da Comunicação Social Communication on Progress COP 2008 Comunicação de Progresso 2008 Rádio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Noções de Relações Públicas
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
Comunicação Empresarial
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Plano de Comunicação Integrada.. Plano de Comunicação Integrada.
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Plano de Comunicação.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
EDITORIAL.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Geração, Publicação e Recuperação de Informações Técnico-científicas Ricardo Adaime da Silva Doutor em Entomologia Agrícola Pesquisador da Embrapa Amapá.

PYXIS.
1/14 SUCESSO PLANEJADO EM COMUNICAÇÃO Programa Estruturado de Estágio.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini
Comunicação Científica
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Divulgação científica e contribuição da internet para diminuir distâncias entre ciência e sociedade Bernardo Esteves Editor da Ciência Hoje On-line
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
REUNIÃO PLENARIA DEZEMBRO 2014 REVISTA CFMV Ricardo Junqueira Del Carlo - Editor.
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico – ABJC

Categorias da Informação Científica - Conceitos Disseminação Divulgação e difusão Jornalismo e submodalidades

Compromisso com a Veracidade da Informação Científica Divulgação científica nos meios de comunicação de massa x divulgação científica nas universidades e centros de pesquisa: semelhanças e diferenças; Controle técnico do conteúdo da informação: procedimentos.

Critérios Básicos para uma Redação Científica Correta e Atraente Conhecimento de técnicas de redação; Conhecimento dos procedimentos da pesquisa científica e tecnológica; Relacionamento permanente com a comunidade científica.

Planejamento Editorial Definição do público-alvo; Definição do tipo de veículo (boletim, revista, jornal, etc.); Definição da periodicidade; Programação visual; Definição da distribuição do espaço; Definição da linguagem (considerando público-alvo)

Tipos de Linguagem para Divulgação Científica Informação imediata para os meios de comunicação de massa – pauta/notícia; Folhetos institucionais – informativo; Relatórios de atividade – descritivo; Matérias de divulgação científica – atualidade; informação; descrição; instrução, e função social

Estudo de caso – Análise de Linguagem e Conteúdo: Publicações de universidades Instituições de pesquisa Agências financiadoras de C&T Associações científicas

Ética universal Divulgação pública x mercantilismo Ciência x políticas públicas Visibilidade x responsabilidade social Divulgação científica e cidadania Compromisso com uma cultura científica

Visão sistêmica e alfabetização científica Informação x conhecimento – paradoxos da acessibilidade C&T – relações com sociedade, economia e política (visão sistêmica) Cultura científica = democracia participativa