COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
CPA FATEA / 2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. CPA FATEA / 2012 O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação) Com o objetivo de coordenar e articular.
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
III ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:O REPENSAR NA ACADEMIA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Auto-avaliação.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

SINAES - OBJETIVOS O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem como objetivos: A melhoria da qualidade da educação superior. A orientação da expansão de sua oferta. O aumento permanente de sua eficácia institucional. A efetividade acadêmica e social. O aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Os instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos são: Avaliação da Instituição (AVALIES) que se desenvolve em duas etapas: - Auto-Avaliação – coordenada pela CPA. -Avaliação Externa – avaliação realizada por comissão designada pelo INEP. Avaliação dos Cursos de Graduação, in loco de comissões externas. Avaliação do Desempenho do Estudante (ENADE)

CPA na UNIP O trabalho desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIP, tornou-se um marco de referência para a Instituição e para todos os envolvidos no processo de avaliação institucional, comprometidos com a qualificação permanente da Educação Superior. Dentro deste mesmo espírito seguirá a CPA da UNIP INTERATIVA, criada a partir de 2013.

OBJETIVOS, METAS e AÇÔES da AVALIAÇÃO INTERNA DA UNIP Os objetivos, metas e ações da avaliação interna da UNIP estão em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior – CONAES, para o Processo de Avaliação Institucional que foi iniciado em 2004. Até 2012, a UNIP INTERATIVA estava contemplada na avaliação global da UNIP, como Instituição. A partir de 2013 foi formalizada a CPA da UNIP INTERATIVA que passa a realizar sua própria avaliação.

Auto avaliação na UNIP INTERATIVA Tem por objetivo produzir conhecimentos, por em questão o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos problemas e deficiências e propor soluções garantindo o cumprimento de sua missão. A avaliação interna é um processo contínuo, através do qual a instituição constrói conhecimento de sua própria realidade, identificando as fragilidades, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

CPA e FINALIDADE A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA, estabelecida pelo art. 11 da Lei 10.861/04 tem como finalidade: Coordenar e articular o processo de avaliação interna da instituição. Elaborar o Plano de Ação e Cronograma das atividades de avaliação. Analisar Resultados. Propor metas e objetivos coerentes com as intenções educativas. Direcionar ações de responsabilidade social

Estrutura da CPA - UNIP INTERATIVA Coordenação: Prof. Francisco José Bastos Representante do Corpo Docente: Prof. Santiago Valverde Representante do Corpo Discente: Maiana Maciel da Silva Monte Representante Técnico-Administrativo Cláudia Baptista Representante dos Egressos Eudes Batista Representante da Sociedade Civil José Sapata Ocana Filho

UNIP INTERATIVA: reflexão sistemática da qualidade Os instrumentos utilizados são: Reuniões entre CPA Central e CPA´s Regionais; Reuniões entre CPA e NDE; Reuniões entre NDE, colegiado, coordenação e corpo docente; Reuniões pedagógicas entre coordenação e corpo docente; Para o corpo discente através do AVA: questionários de avaliação da instituição, dos docentes e da eficácia do aprendizado.

UNIP INTERATIVA: reflexão sistemática da qualidade Para o corpo técnico-administrativo: avaliação quantitativa do conhecimento de procedimentos nos setores administrativos de secretaria e de atendimento ao público. Para os egressos através das CPA’s Regionais: questionários de avaliação da instituição. Para a sociedade civil organizada através das CPA’s Regionais: questionários de avaliação da participação da instituição na realidade social na região em que está inserida.

Considerações finais A avaliação institucional contribui para que a Universidade repense suas práticas administrativas, técnicas, educativas. A avaliação é um processo cíclico e contínuo, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição. Entende-se que a Universidade é um agente transformador e em transformação, capaz de produzir mudanças na realidade social do seu locus.

ATÉ A PRÓXIMA!