Questões Previdenciário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Helena Barros de Oliveira
Advertisements

Seguridade Social - Conceito
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
Eduardo Henrique R de Almeida
13ª Conferência Nacional de Saúde Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde Novembro.
Direito Constitucional II
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
13ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Políticas Sociais em Saúde Pública
PARTE 1. PARTE 1 A PNSST tem por princípios: Interprete as imagens A B E C D.
Mauro Luís Silva de Souza
IAPE Seção Bahia I CONGRESSO DE SEGURIDADE SOCIAL
Políticas Públicas Municipais
INCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA Zélia Luiza Pierdoná
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
INSS – Analista e Técnico do Seguro Social
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
Seguridade Social Orçamento da União Fontes de financiamento
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
“Linha do tempo: do assistencialismo à PNAS”
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - VII outubro/2005.
INSS – Analista do Seguro Social
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Cláudia Góes – ITAPREVI Valfran de Aguiar Moreira - IPASG
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Previdência Complementar 2012
Aula 6– PREVIDÊNCIA SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
Controle Social e o CNS Sistema Único de Saude.
REFORMA SANITÁRIA.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
A Politica de Assistência Social
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Direito Previdenciário Aula 2
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade II: A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A SEGURIDADE SOCIAL.
Sistema Único de Saúde - SUS
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Direito Previdenciário
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO À SAUDE.
A IMPORTÂNCIA DO DIREITO PREVIDÊNCIÁRIO
Princípios Constitucionais da Seguridade Social
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
DIREITO CONSTITUCIONAL III
. O que é uma política pública?
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILAa nova NTROPIA Legislação de Assistência Social – Impacto nas entidades 23 de outubro.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO REVISÃOPRINCÍPIOS. Art A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
FINANCIAMENTO E RESULTADO DA SEGURIDADE SOCIAL DECIO BRUNO LOPES VICE PRESIDENTE DE ASSUNTOS DA SEGURIDADE SOCIAL.
SEGUNDA FASE DO PROCESSO SELETIVO DE CONSELHEIROS TUTELARES DE CAMPO GRANDE 24 a 28 de janeiro de 2011 Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica.
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 7ª e 8ª Aulas: 18/03/2011 Financiamento da Seguridade Social.
Programa do curso: Link 01: Direito Previdenciário – conceito, fontes, legislação e autonomia Link 02: Saúde, Assistência Social e Previdência Social.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Questões Previdenciário

(ESAF/ AFRFB/2009) À luz da Organização da Seguridade Social definida na Constituição Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdência Social, Educação e Assistência Social são partes da Seguridade Social; II. a Saúde possui abrangência universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada; III. a Previdência Social pode ser dada gratuitamente à população rural carente; IV. a Assistência Social, por meio de sistema único e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdência Social.

(Técnico Prev/2005) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade,destinado a assegurar os direitos relativos a: (art. 194 CF) I- saúde; II- educação; III- habitação; IV- assistência social; V- previdência social.

(ESAF/ Assist Téc Adm-MF/2009) À luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes ao financiamento da Seguridade Social: I. financiada por toda sociedade. II. de forma direta e indireta. III. por meio de verbas orçamentárias entre outras. IV. financiamento definido por lei.

II. A saúde exige contribuição prévia. (auditor/INSS/2002) À luz da Seguridade Social definida na Constituição Federal, julgue os itens abaixo: (art. 196, 201, 203 CF)   I. Previdência Social, Saúde e Assistência Social são partes da Seguridade Social. II. A saúde exige contribuição prévia. III. A Previdência Social exige contribuição prévia. IV. A assistência social possui abrangência universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada.

(auditor/INSS/2002) Ao Sistema Único de Saúde (SUS) compete: (art (auditor/INSS/2002) Ao Sistema Único de Saúde (SUS) compete: (art. 200 CF/88)   a) executar procedimentos, produtos e substân­ cias de interesse para a proteção dos desfavorecidos. b) ordenar a formação de recursos materiais na área de assistência. c) colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. d) proteção à maternidade, especialmente à gestante. e) proteção ao trabalhador em situação de de­ semprego involuntário.

(Analista Prev/2005) Não está correto afirmar que a Previdência Social rege-se pelo seguinte princípio ou objetivo: (art. 194, parag. único CF) a) universalidade da cobertura e do atendimento. b) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços a populações urbanas e rurais. c) sistema contributivo de capitalização. d) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios. e) irredutibilidade do valor dos benefícios.

a) Universalidade da base de financiamento. (auditor/INSS/2002) Com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opção correta. (art. 194, p. único CF) a) Universalidade da base de financiamento. b) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. c) Irredutibilidade do valor dos serviços. d) Eqüidade na cobertura. e) Diversidade do atendimento.

(auditor/INSS/2002) Assinale a opção correta entre as assertivas abaixo relacionadas à gestão da Seguridade Social, nos termos da Constituição Federal. (art. 194, p. único CF)   a) A gestão da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrática, quadripartite. b) A gestão da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrática, quadripartite. c) A gestão da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. d) A gestão da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. e) A gestão da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite.

VIP Art. 193 até art. 204 CF/88