A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança

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Transcrição da apresentação:

A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança Adorinda Gonçalves Maria José Rodrigues

Campus - IPB

Escola Superior de Educação

A formação de professores e educadores no contexto do processo de Bolonha

Processo de Bolonha Reorganização da formação inicial Sistema de graus académicos Três ciclos de estudo Sistema de créditos - ECTS Suplemento do diploma Reorganização da formação inicial dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário

Mestrado profissionalizante Habilitação profissional para a docência LEB Mestrado profissionalizante

Licenciatura em educação básica – ESE - IPB 180 créditos 20 FEG, 20 DE, 20 IPP, 120 FAD Licenciatura em educação básica – ESE - IPB Portaria n.º 1618/2007 de 24 de Dezembro Há mais 5 ECTS distribuídos por outras 2 unidades curriculares

LEB Formação de “banda larga” em que os alunos possam ir construindo o seu próprio projeto de formação em função das necessidades que vão sentindo. (Vasconcelos, 2009) Importante que os alunos se apercebam das características das crianças dos 0 aos 12 anos e dos contextos em que se integram. Contributos para melhor entendimento do que significa a construção de um percurso educativo com continuidade ao nível da educação básica

Domínios de habilitação para a docência 0-6 anos Educador de Infância 60 ECTS 6 - 10 anos Professor do 1.º ciclo E.B E I e Prof. do 1. º ciclo EB 90 ECTS Prof. 1.º + 2.º ciclos EB 6-12 anos 120 ECTS

Habilitação Profissional Maior abrangência dos níveis e ciclos de ensino Mestrados Habilitação Profissional para a docência Mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos Acompanhamento dos alunos pelos mesmos professores por um período mais alargado Flexibilização da gestão dos recursos humanos e da respetiva trajetória profissional Alargamento da formação generalista Elevação do nível de qualificação e valorização do estatuto socioprofissional

Perfil de Educador e Professor a formar Tornarem-se capazes de responder: Perfil de Educador e Professor a formar À diversidade crescente de funções e papéis a desempenhar Complexidade dos problemas e desafios emergentes Necessidade de contínua (re)construção de saberes Perfil amplo de competência profissional

Decreto Lei n.º 79/2014 de 14 de Maio Complexidade dos problemas e desafios Alarga o período de formação para os mestrados (90 e 120 ECTS) Divide o Mestrado em 1.º e 2.º ciclo em duas áreas de especialidade: -Matemática e Ciências da Natureza; -Português e História e Geografia de Portugal Reforça a formação na FAD e nas Didáticas Nova Legislação Decreto Lei n.º 79/2014 de 14 de Maio Aprofundar a formação

A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança Adorinda Gonçalves Maria José Rodrigues