TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO AVAL
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
DIREITO EMPRESARIAL II
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
DIREITO EMPRESARIAL II
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
Bancos eTipos de Cheques
NOTA PROMISSORIA.
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
TÍTULOS DE CRÉDITO: “documentos necessários para o exercício de um direito literal e autônomo, nele mencionado” ( Cesare Vivante) CRÉDITO: A palavra crédito.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disiciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 05 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO NO NOVO CODIGO CIVIL BRASILEIRO.
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
PARTES EM BRANCO Código Civil:
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
DATA: _____/__________/______
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
TÍTULOS DE CRÉDITO Categorias: Títulos de crédito próprios
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
Curso de Direito - Noturno Aluno: Nelson Gomes Filho
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
DIREITO EMPRESARIAL III
DIREITO EMPRESARIAL II
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
AQUARELA DO BRASIL Ari Barroso CEAP – CURSO DE DIREITO
Direito Empresarial Curso de Administração
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Direito Comercial / Empresarial
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
TRANSFERÊNCIA DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
1 CONTRATOS EM ESPÉCIE Profª.Fernanda Nunes. 2 CONCEITO Contrato, do latim “contractu”, é trato com. É a combinação de interesses de pessoas sobre determinada.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Juridicamente, o crédito se traduz como o direito a uma PRESTAÇÃO FUTURA, fundado, essencialmente, na CONFIANÇA e no.
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.
EMPRESARIAL III Aula 2- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
ENDOSSO INTRODUÇÃO 1.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
DIREITO EMPRESARIAL II
DIREITO EMPRESARIAL II
Transcrição da apresentação:

TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002 Lei Uniforme de Genebra – Dec 57663/66 Leis Esparsas (cheque, notas promissorias etc)

DEFINIÇÃO: Art. 887 – CC: O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal de autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. CARACTERISTICAS: Refere-se a relações creditícias Facilidade na cobrança do crédito em juízo Fácil circulação e negociação do direito nele contido Rigor FORMAL

CLASSIFICAÇÃO: Quanto à circulação: AO PORTADOR NOMINATIVOS : À ORDEM ou NÃO À ORDEM Quanto ao emitente (PÚBLICOS – títulos da divida publica; PRIVADOS) Quanto à causa (CAUSAIS / ABSTRATOS) Quanto à nacionalidade ( NACIONAIS / ESTRANGEIROS) Quanto ao prazo ( VISTA / PRAZO) Quanto ao número (INDIVIDUAIS / SERIADOS)

PRINCIPIOS 1. AUTONOMIA (subprincípio: abstração do crédito) 2. LITERALIDADE 3. CARTULARIDADE

INSTITUTOS GERAIS DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

ENDOSSO 1. OPERAR A TRANSFERENCIA DO TITULO ( do endossante para o endossatário) 2. TRANSFORMAR AQUELE QUE TRANSMITIU O TITULO CO-RESPONSAVEL PELO SEU PAGAMENTO CANCELAMENTO ENDOSSO PURO E SIMPLES, sem condicionamento Endosso EM BRANCO e EM PRETO

Assinatura na frente:

AVAL Instituto destinado à garantia do título de crédito. é uma garantia de pagamento do título de crédito dada por terceiro, uma mera assinatura dada na face do título. DIFERENTE DE FIANÇA

AVAL FORMA REGRA: assinatura na frente sem identificação Clique para adicionar texto

AVAL FORMA REGRA: assinatura no verso (identificada) Clique para adicionar texto 11

AVAL - CLASSIFICAÇÃO AVAL COMPLETO ou total PARCIAL EM BRANCO EM PRETO PLURALIDADE DE AVAIS: AVAIS SIMULTÂNEOS AVAIS SUCESSIVOS Clique para adicionar texto 12

AVAL - CLASSIFICAÇÃO AVAL COMPLETO: o avalista, regra geral, garante a totalidade do título de crédito. Clique para adicionar texto

AVAL CLASSIFICAÇÃO AVAL PARCIAL: o avalista limita a garantia dada Clique para adicionar texto

AVAL EM BRANCO: Devedor -> -> credor -> avalista Clique para adicionar texto Devedor -> -> credor -> avalista

AVAL - CLASSIFICAÇÃO AVAL EM PRETO: o avalista declara a favor de quem está prestando a garantia. (prestado por Décio) Clique para adicionar texto

AVAL - CLASSIFICAÇÃO PLURALIDADE DE AVAIS: AVAIS SIMULTÂNEOS Clique para adicionar texto Devedor -> -> credor Avalista de Antonio Avalista de Antonio

AVAL CLASSIFICAÇÃO AVAIS SIMULTÂNEOS: DÉCIO tem direito de regresso contra ANTONIO no valor total ou contra BENÊ, na cota parte (existe solidariedade). Clique para adicionar texto

PLURALIDADE DE AVAIS: AVAIS SUCESSIVOS (avalista do avalista) devedor Clique para adicionar texto devedor credor Avalista do Antonio Avalista do Benê

PROTESTO É a apresentação pública do título ao devedor. É um ato solene, pelo qual a lei impõe a forma escrita, mediante o qual se certifica, de um lado, o exercício do direito cambiário de parte do portador, e de outro lado, o inadimplemento. É a ação de apresentação do título ao Cartório porque não houve o pagamento , assinatura ou retenção indevida do mesmo. No SERASA e SCPC o nome negativado permanecerá no banco de dados num prazo máximo de 5 anos e depois caducará. Nos tabelionatos de protesto o nome do devedor NÃO CADUCA JAMAIS.