FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Santos/SP - Setembro de 2008
Saúde e Prevenção nas Escolas
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
numa perspectiva inclusiva
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
A implantação do PSF e a interação com formação de recursos humanos
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Mediação e Relações Pedagógicas
Eixo 1. Democratização do acesso
Autor: Pricila Arrojo da Silva
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
TÍTULO DO TRABALHO VI SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Karina Oliveira de Mesquita; Maria José Galdino Saraiva; José Reginaldo Feijão.
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
INTRODUÇÃO O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma instituição universitária de natureza pública, com ativa participação.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
PROJETO COMUNITÁRIO.
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Fundamentos de Vigilância Sanitária
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira, Renata Silva dos Santos Anjos, Ivone Ribeiro Torres, Silvana Lima Vieira, Giselle Alves da Silva Teixeira INSTITUIÇÃO: Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS) CONTATO: lorena.macedo1@gmail.com INTRODUÇÃO A Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis foi criada em 1994; pertence à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e integra a Rede de Escolas Técnicas do SUS. Utiliza em seus cursos a metodologia da problematização, baseada na integração ensino-serviço. Incentiva o diálogo e às relações entre os sujeitos (docentes, discentes, equipes de saúde e comunidades). Este trabalho relata a experiência de discentes do Curso de Habilitação Técnica em Enfermagem promovido pela EFTS, por meio do Programa Pacto pela Vida, na região do Nordeste de Amaralina, em Salvador/BA.

Estudo qualitativo do tipo relato de experiência. METODOLOGIA Estudo qualitativo do tipo relato de experiência. RESULTADOS A COMUNIDADE O Nordeste de Amaralina é um dos bairros mais antigos de Salvador e é formado do Nordeste antigo e por mais três grandes localidades: Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, gerando a Região Nordeste de Amaralina. Possui 77.024 mil habitantes e a população é composta majoritariamente pela população negra. O PROGRAMA PACTO PELA VIDA É uma política pública de segurança, com objetivo de promover a paz social, através da redução dos índices de violência e promoção de ações de cidadania. Integra ações de diversas secretarias. A EFTS/SESAB participa do programa oferecendo cursos de habilitação técnica nas comunidades onde são implantadas as Bases Comunitárias de Segurança.

O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM É uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública. O curso tem uma carga horária de 1.800h (600h de prática), dividida em 03 módulos. São utilizados cenários de aprendizagem diversificados tais como: unidades básicas de saúde, hospitais, museus, colégios, centros comunitários e outros. O currículo é integrado por competência e utiliza metodologia da problematização. Foram ofertadas 30 vagas preenchidas através de seleção pública. A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELAS DISCENTES A tensão da seleção pública A alegria da aprovação A metodologia diferenciada Cadeiras em círculo proporcionando o olhar no olho e a escuta sensível Uso de metodologias ativas de aprendizagem Privilegia o conhecimento e a experiência trazidos pelas discentes Avaliação processual sem notas Atividades na comunidade a partir das suas necessidades Aquisição de novos conhecimentos Mudança no olhar sobre saúde, cuidado e sobre o Sistema Único de Saúde.

REFERÊNCIAS 1.Bahia. Escola de Formação Técnica do Sus - Professor Jorge Novis. Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Missão. / 2. Ayres JR; França JI; Calazans GJ; et al. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia D; Freitas CM. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p. 117-140. / 3. Freire P. Educação como prática da liberdade. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2003.