CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RESISTÊNCIA A MUDANÇA “Nada é mais difícil do que realizar, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto quanto ao seu êxito, do que iniciar a introdução.
Competência – Comunicação Escrita
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Criatividade nos negócios
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
O indivíduo criativo na empresa
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Papéis do Gerente Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Empreendedorismo nas Empresas
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
A Arte e os Negócios A Coreografia do Plano Vera Santos PINC – Universidade do Porto Porto, 24 de Maio de 2012.
- Minister (subordinação ou obediência)
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
De onde tirar as ideias?.
Considerações sobre Motivação e Liderança
Teorias Modernas de Gestão
Naira Maria Lobraico Libermann
Prof. Msc. Magali de Macedo
MERCADO DE TRABALHO.
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Criação de oportunidades – uma visão para o mercado
Prof. Msc. Magali de Macedo
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Administração de Recursos Humanos II
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Gabriel Bastos Machado
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
GRANDES VISÕES E TÁTICAS CRIATIVAS Denise Franco e Silva Giselle Pereira Vilela Izabel Alves Oliveira Raquel Borja Peppe Roseli Ferreira do Nascimento.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Resistências a Mudanças
Estratégias de Marketing
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Oportunidades e Ideias
Tendências atuais do ECLE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Produto e desenvolvimento de novo produto
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

CriatividadeCriatividade O indivíduo criativo na empresa

Falaremos sobre... Valorização Conceito Processo Indíviduo criativo e suas habilidades Desenvolvimento Criatividade na empresa Estímulos e barreiras

Criatividade é algo cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho. Por quê? As pessoas são vantagens competitivas da empresa.

Vantagem Competitiva É justamente o que diferencia uma empresa de outras, em um mesmo segmento de mercado. Pessoas comprometidas, criativas, motivadas e inovadoras representam um diferencial para uma empresa.

Mas, o que é criatividade?... É um termo muito usado mas muito difícil de definir. Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

Criatividade seria.... Fruto de uma inspiração mágica??? Ter uma idéia que surge “do nada” e resolve nossos problemas? Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

Exercício Definir com uma palavra o que entende por criatividade Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

Criatividade envolve a produção de algo novo, que é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo. STEIN em ALENCAR & FLEITH (2003) Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

Processo de se tornar sensível a problemas, deficiências e lacunas no conhecimento; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados. TORRANCE em ALENCAR & FLEITH (2003) Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

Pontos principais vistos até agora: Novidade Utilidade Sugestões, idéias e hipóteses Reconhecimento das pessoas Conhecimento Comunicar Tempo Curiosidade, desejo, problema, necessidade Testar, validar

“Genius is one percent inspiration, ninety-nine percent perspiration. “ Thomas Edison Necessidade de concentrado esforço mental sobre um tema antes de um momento criativo.

Processo Criativo Percepção Preparação Incubação Iluminação Verificação KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Percepção de um problema/ necessidade/ curiosidade KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Preparação: investigação do problema KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Incubação: desenvolvimento insconciente KNELLER em WESCHLER (1993)

Processo Criativo Iluminação: momento da criação Verificação: crítica sobre a idéia KNELLER em WESCHLER (1993)

Habilidades Criativas Fluência: Flexibilidade: Originalidade: Elaboração: Sensibilidade para problemas: ALENCAR (1996) Quantidade de idéias Identificar soluções sob diferentes perspectivas Respostas incomuns Detalhamento, enriquecimento Capacidade para encontrar uma necessidade

Indivíduo criativo É difícil ser criativo em tudo: somos mais criativos em algumas coisas e menos em outras. Existem atributos encontrados em pessoas que se destacam por suas idéias criativas. Uma personalidade mais ou menos criativa é definida por vários fatores como a educação recebida na infância e um maior ou menos incentivo aos talentos natos.

Atributos da Personalidade Criativa Iniciativa e envolvimento na atividade realizada Otimismo x coragem para enfrentar os riscos Abertura à novas experiências e à ambigüidade. Persistência: capacidade de resistir às frustrações

Como desenvolver a criatividade? Através de exercícios... Tempestade de idéias (fluência): - Não há crítica nem julgamento - Quanto mais melhor - Elaborar idéias próprias e dos outros - Humor livre WESCHLER (1993)

Mais exercícios... Para estruturar idéias: técnica da teia de aranha Poluição Atmosférica Emissão de gases dos carros Emissão de vapores das fábricas Destruição da camada de ozônio Maior fiscalização dos órgãos de controle Penalida des altas Acabar com irregularidades Conscientização Educação Chuva ácida Comunidade Exigente Despoluição WESCHLER (1993)

Mais exercícios... Para a produção de idéias: SCAMCEA - Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar WESCHLER (1993)

EX: estudar o lançamento de um novo produto - Substituir: outro material, nome, processo? - Combinar: combinar materiais, interesses do consumidor? - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar: quais as adaptações possíveis? Maior? Mais qualidade? Refazer uma sequência de utilização do produto? - Modificar: alterar cor, sabor, forma? - Colocar outros usos: outras utilidades? - Eliminar: reduzir tamanho, peso? - Arranjar: virar do avesso? colocar de perfil?

Exercício prático Produto atual: bola de futebol oficial Lançar um produto novo, que atenda as necessidades do consumidor - Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar

Criatividade na empresa Cenário atual das organizações: mudanças em ritmo acelerado, maior complexidade de tarefas, incertezas, globalização e intensa competição. Criatividade: elemento importante a ser cultivado no ambiente de trabalho

Criatividade e Inovação A inovação depende de uma conjunção de fatores para tornar-se realidade. INOVAÇÃO Recursos Materiais Conhecimento Idéias Criativas Motivação ALENCAR (1996) Vantagem Competitiva

Criatividade na empresa Para sobreviver e expandir-se as empresas necessitam: - diversificar produtos; - antecipar demandas do mercado; - melhorar a qualidade de produtos; - recrutar e reter talentos.

Estímulo à criatividade na empresa - autonomia: grau de liberdade para inovar - premiação x desempenho - abertura e apoio para novas idéias - equipes multidisciplinares - envolvimento pessoal

Barreiras à criatividade na empresa -centralização de decisões; -muitas regras e formalismos; -resistência a mudanças; -falta de recursos: humanos, financeiros, informações, tempo; - barreiras individuais: medo de correr riscos, insegurança, resistência à ambiguidade, inflexibilidade. Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

Exercício Ingredientes da criatividade Pode ser... uma receita de bolo... um poema... o que você quiser... uma fórmula matemática...

Obrigada pela atenção!