Novas Tecnologias no EJA,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
O desafio de ensinar matemática
Núcleo Regional de Educação de Toledo
III Encontro de Boas Práticas
Educação no contexto do Trabalho
Pederneiras- São Paulo
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O Uso Pedagógico do Blog
Tecnologia de Informação e Comunicação. O blog foi criado pela acadêmica do 4º período de Letras Português/Inglês. Este blog foi desenvolvido em conjunto.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Percepção do Espaço Pela Criança
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Profa. Reane Franco Goulart
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Faciminas – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Maria Helena Alves Roldan Professora:
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Pratica como componente
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Proposta de atividade, esboço inicial
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Abrir o Apetite Poético
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Documentos e Propostas legais
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Novas Tecnologias no EJA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Novas Tecnologias no EJA, Ensino Fundamental e Educação Infantil Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Alunas: Cristiane, Elaine, Karina Lúcia, Mara , Maria e Valdinéia

Tecnologia Digital no EJA Aluno inserção desses indivíduos, anteriormente excluídos, em um universo de novas perspectivas, no qual deve ser seja facilitado o acesso a estudos posteriores, melhores colocações profissionais, conhecimento e apropriação de novas tecnologias (BOVO, 2002). Professor deve estar imerso em um continuo processo de alfabetização tecnológica, que lhe permita fazer uma leitura crítica de cada mídia, permitindo ao aluno também fazer o mesmo.

Resistência por parte dos alunos frente as tecnologias Desafios Despreparo dos professores em desenvolver projetos que valorize essa faixa etária Resistência por parte dos alunos frente as tecnologias

http://ntmcastanhal.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html http://leuclaufran.blogspot.com.br/

Tecnologia na Educação Infantil Na sociedade atual, o perfil do estudante modificou, as informações vêm de toda parte. Ele convive com situações multiculturais, relaciona-se com pessoas de diversos lugares do mundo, conecta-se à Internet e utiliza diversos recursos multimídias.   Portanto, a escola não pode se eximir de criar amplas condições para que este estudante construa sem próprio conhecimento, ajudando-o a desenvolver sua autonomia, sua curiosidade, sua capacidade de trabalhar de forma colaborativa e sua habilidade em pesquisa e seleção de conteúdo.

Mesa Educacional

transforma conceitos abstratos em concretos de forma divertida e interativa grupos de até seis crianças( entre 2 e 6 anos), interagem com questões propostas por um software especial trabalha temas como noção  espacial, localização, classificação, objetos geométricos, tamanhos, formatos ou formas, dimensões, identificação dos números, inclui fábulas, provérbios, cantigas de roda. cria um ambiente de aprendizagem multissensorial e intuitivo, com animações e recursos sonoros associa hardware, software e materiais concretos, como quebra cabeças, jogos de memória, tangran, blocos mágicos

Mesa Educacional Alfabeto

Com ela, os alunos se familiarizaram com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas , as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas,aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras,encontrar significados descobrir acentos e interpretar textos. As mesas podem ser utilizadas por grupos de até seis estudantes , que participam da aula de maneira colaborativa. Elas são indicadas para alunos da educação infantil à 4a série do Ensino fundamental, para a Educação especial e para a alfabetização de jovens e adultos.

Mesa Educacional E-Blocks A Mesa Educacional E-Blocks é um método completo de ensino, que enriquece e expande a experiência de aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma.

Mesa Educacional E-Blocks Matemática Os alunos trabalham temas como noção espacial , objetos geométricos , tamanhos , formatos ou formas , dimensões, identificação dos números, montagem de operações matemáticas de soma e subtração , padrões sequenciais, comandos lógicos e soluções de problemas.

Referências: http://www.unig.br/cadernosdafael/vol2_num5/ARTIGO%20CADERNOS%205%20ANA%20PAULA%20TRINDADE%20E%20WALLACE%20NUNES.pdf http://www.tepositivo.com.br/index.php/pagina/abrir/1171a4031b920409b74f0c7204813e20 http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Poster/Poster/04_53_48_AS_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_A_EDUCACAO.pdf