PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO À APRENDIZAGEM CONTÍNUA!

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Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO À APRENDIZAGEM CONTÍNUA!  (31) 8726-2354 ou  lupanisset@uol.com.br

O que é? Como ajudar? DISCALCULIA :  Profa. LUCÍLIA PANISSET TRAVASSOS. MSc.  XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Para ficar por dentro… 1. Distúrbio X Transtorno X Dificuldade 3. Causas. 4. Características gerais. . 2. Definição de discalculia. 6. Processos matemáticos. 5. Fatores que interferem na aprendizagem matemática. 7. Problemas + freqüentes na discalculia. 7. Classificações das dificuldades. 9 & 10. O papel da escola e do professor na ajuda a alunos com discalculia.

DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM 1. Distúrbio X Transtorno X Dificuldade TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM X Respostas inibidas em tarefas que exigem habilidade de leitura e memória de trabalho. Déficits em todas as medidas da habilidade de linguagem: fala, leitura e escrita.

DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM X TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM Disfunção frontal * (Falha na entrada do estímulo; falha na atenção seletiva; impulsividade; dificuldade visuomotora.) Disfunção parietal* (Falha na resposta ao estímulo; falha no processamento; falha na atenção sustentada; lentidão na leitura.) * *

Já a DIFICULDADE de APRENDIZAGEM... É o mesmo que DIFICULDADE ESCOLAR. O problema NÃO é orgânico. É PEDAGÓGICO!

DISCALCULIA X ACALCULIA Desordem neurológica específica, que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. Araujo (2006) PERDA da capacidade de executar cálculos e desenvolver o raciocínio aritmético. Roseli; Ardille (2002 ) mm

Do grego = dis, mal; do latin = calculare, contar. DISCALCULIA DE DESENVOLVIMENTO Do grego = dis, mal; do latin = calculare, contar. Resultado: contando mal.

Transtorno de Aprendizagem da Matemática (Discalculia Escolar)  Dificuldade específica do aprendizado da matemática. déficit na integração dos mecanismos do cálculo déficit na resolução de problemas.

DADOS MUNDIAIS PREOCUPANTES:  30-60% dos alunos têm comprometimento acadêmico SEM ter dificuldade de aprendizagem.  Somente 10% das crianças com dificuldades de aprendizagem atingem escolaridade média.

2. DEFINIÇÃO DE DISCALCULIA: A discalculia é um distúrbio que dificulta a aprendizagem, pois impede que o indivíduo compreenda os processos matemáticos, mesmo que ela tenha um QI normal ou acima do normal.

3. CAUSAS DA DISCALCULIA: Os cientistas ainda estão procurando compreender as causas da discalculia. INDICAÇÕES de que é um impedimento neurológico congênito ou hereditário.

Outras causas podem ser: LINGÜÍSTICA PSICOLÓGICA PEDAGÓGICA ou uma combinação destes fatores!

4. CARACTERÍSTICAS GERAIS : DIFICULDADES COM: memória de curto prazo = prejuízo nas adições e subtrações. memória de longo prazo = prejuízo nas tabuadas e nos passos das operações matemáticas básicas. a formação de imagens mentais nos problemas matemáticos.

RESULTADOS DISSO: Lentidão extrema. Problemas com orientação espacial. Dificuldades para lidar com operações. Esquece o que é para fazer de lição. Dificuldade com aritmética mental. Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação de uma só vez.

• Falta de senso de direção (norte, sul, leste, oeste). • Dificuldades freqüentes com os números, confundindo os sinais. • Falta de senso de direção (norte, sul, leste, oeste). • Inabilidade para dizer qual de dois números é o maior. • Melhor em assuntos que requerem a lógica mais que as fórmulas. Dificuldade com tarefas diárias. Problema para ler relógios analógicos. • Dificuldade com tempo conceitual e julgar a passagem do tempo.

Dificuldade mental de estimar a medida de um objeto ou de uma distância. • Dificuldade de manter a contagem durante jogos. • Dificuldade nas atividades que requerem processar seqüencias (etapas) e sumário (leitura, escrita, sinalizar na ordem direta). Pode ter problema mesmo com uma calculadora. A inabilidade de compreender o planejamento financeiro ou incluir no orçamento. A circunstância pode conduzir em casos extremos a uma fobia da matemática.

5. FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA :  Dificuldades para: a) FATORES COGNITIVOS • reter informações; • estabelecer relações; • entender os aspectos de uma situação; • tomar decisões e fazer julgamentos; • levantar hipóteses e concluir; • organizar; • transferir; • generalizar; • abstrair; • usar estratégias para resolução de problemas.

b) FATORES PSICOMOTORES  Alterações em: conhecimento do esquema corporal; lateralidade; ritmo; percepção auditiva e visual; orientação espaço-temporal; coordenação visuo-motora; percepção do espaço gráfico.

baixo nível de concentração-atenção seletiva. c) FATORES EMOCIONAIS  São comuns: impulsividade; imaturidade; insegurança; hiperatividade; baixo nível de concentração-atenção seletiva.

 meio ambiente com inadequações: - rigidez, - muita cobrança, d) FATORES AGRAVANTES  meio ambiente com inadequações: - rigidez, - muita cobrança, - falta de limites, - tensões, - conflitos… etc...  metodologia de ensino ultrapassada.

6. Processos matemáticos: 1. Conservação: uma quantidade de elementos sempre permanece igual, por mais que suas partes se distribuam no espaço ou adquiram formas variadas. 2. Interiorização: É a representação mental das ações concretas.  3. Reversibilidade: é a possibilidade do sujeito, fazendo uma operação inversa, voltar ao ponto inicial, não alterado.

7. CLASSIFICAÇÕES DAS DIFICULDADES : 1. Natural: • Conseqüência lógica, resultado da dinâmica da aprendizagem. • À medida que vão ocorrendo as aquisições, os erros vão se corrigindo naturalmente. 2. Verdadeira: O aluno não apresenta a evolução favorável que caracteriza a aprendizagem da matemática. A inteligência é normal, mas apresenta um ou vários transtornos, que não aparecem na aprendizagem de outras matérias. 3. Secundária: Aparece como sintoma de outro quadro caracterizado por um déficit global de aprendizagem.

8. PROBLEMAS MAIS FREQÜENTES: Indivíduos com discalculia realmente não conseguem entender o que é pedido pela professora. • Não conseguem descobrir a operação necessária lendo um problema. Eles se complicam para diferenciar entre esquerdo e direito. É muito difícil para entenderem as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho. ???

EXEMPLOS: A) FALHAS NO PENSAMENTO OPERATÓRIO: • Necessidade absoluta de concretizar as operações; • Impossibilidade de realizar cálculo mental; • Não compreensão dos conceitos das operações fundamentais da matemática; • Dificuldade no manejo da reversibilidade das operações; • Dificuldade para estabelecer as operações para resolução de problemas.

6+ 145 • Inversão na escrita dos numerais. b) DIFICULDADES ESPAÇO-TEMPORAIS: • Inversão na escrita dos numerais. • Inversão na posição dos algarismos. 37 73 • Falha na ordenação de colunas para montar o algoritmo. 85 6+ 145

• Operar em ordem inversa (da esquerda para a direita) 54² 78 + 124 • Dificuldades para reconhecer e discriminar figuras geométricas.

3. Deficiência de atenção: Pular passos de uma operação: 34 x 12 68 • Errar sinais das operações: 30 - 10 = 40 • Repetir um ou mais números numa série numérica: 1, 2, 4, 4, 5, 6, 7, 7, 8, 9, 10 • Intercalar um ou mais números não pertencentes à série: 2, 4, 5, 6, 8, 9, 10

4. Transtornos das estruturas operacionais: Falhas no procedimento do “levar” e “pedir”, demonstrando não ter a noção do valor posicional do algarismo e a compreensão dos agrupamentos na base decimal: 432 84 279 - +9__ 247 813 Mau encolunamento dos subprodutos: 24 x15 120 24+ 144

• Começar a operação multiplicando o primeiro número da esquerda do multiplicador. 351 x32 1053 702+ 8073 • Falhas no algoritmo da divisão. 84 2 29 4 861 21 04 32 21 25 021 14 0 1 00

5. Dificuldades na resolução de problemas: a) Quanto ao enunciado do problema: Dificuldades de leitura. Dificuldade de compreensão da linguagem empregada, não pertencente ao vocabulário do aluno. Não entendimento da relação do enunciado com a pergunta do problema. b) Quanto ao raciocínio: • Dificuldade de representação mental não permitindo estabelecer as relações necessárias para a resolução do problema. c) Quanto ao mecanismo operacional: • Falhas nas técnicas operatórias. • Dificuldade de resolver a equação, ou sistema de equações montado para resolver o problema.

8. PROBLEMAS MAIS FREQÜENTES: A criança não se interessa pela atividade pelo simples fato de não compreendê-la. Algumas vezes é entendido pelos pais e professores como preguiça. Auto-estima baixíssima. Ansiedade extrema. Depressão.

 46% das crianças diagnosticadas com ansiedade ficam doentes por, pelo menos, 8 anos!  65-85% dos presos na América do Norte e na Europa têm dislexia / discalculia ou TDAH.

9. O papel da escola : Adequar o meio acadêmico às necessidades individuais do aprendente, sempre que possível. Atuar junto à família, quando suas expectativas geram conflitos na aprendizagem. Encaminhar casos suspeitos de sofrerem de obstáculo funcional.

10. O papel do professor: Identificar o tipo de erro cometido nos processos de aprendizagem através de: Conhecer os fatores que interferem na aquisição dos conceitos matemáticos; Ter consciência dos problemas mais freqüentes na discalculia escolar.

Uma reflexão (quase) final…

PARA CONCLUIR... Se vocês só se lembrarem de uma coisa desta apresentação, guardem bem esta mensagem:

Recorde de público: 183.341 pessoas. Esse total ainda é menor do que as 195.000 crianças e os jovens que abandonam a escola brasileira anualmente, por terem dificuldades para aprender!… (MEC/2007)

A sociedade conta conosco para diminuir esta tragédia!

E ACREDITEM! PARA EDUCADORES, NADA É IMPOSSÍVEL!!!