Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Advertisements

A importância e o poder da informação.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Contexto da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Contabilidade Sistemas de Informação
CRM (Customer Relationship Management
Área de Concentração: Construção Civil
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Sistemas de Informação - Objetivos
Control Objectives for Information and related Technology
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Engenharia de Software
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
FTAD Formação Técnica em Administração
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Pós-Graduação em Logística Empresarial
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Tecnologia da informação
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Cadeia de Valor.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Gestão por Competências
Desde o atendimento de cabeamento estruturado, gerenciamento de redes, atendimento ao usuário e estrutura de rede local, manutenção em impressoras.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de informação para processos produtivos
Planejamento Estratégico
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Conceito de Informação > SI O Conceito de Informação – Sinais, sistemas de sinais – O processo de comunicação – Níveis dos sinais Estrutura de suporte.
Sistemas de Informação Prof Paulo Germano. Sistemas de Informação Um sistema de informação é um conjunto de componentes relacionados que recebe, trata,
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Professora: Fabrícia F. de Souza
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Estratégia Empresarial
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Evolução Histórica Pré-História
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
CEP COLÉGIO EVANGÉLICO PANAMBI Análise e Projeto de Sistemas Análise de Sistemas Leandro Castoldi López Agosto de 2015.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Portfólio de Serviços TI
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão Disciplina: Sistemas de Informação e Gestão

Introdução O tema deste trabalho é a Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão (SIG), e para se poder explicar melhor, vai-se começar por se introduzir umas designações das várias “partes” deste tema, ou seja, primeiro vai-se falar sobre o que é a ética, de seguida onde ela se insere nos SIG, consequentemente uma definição do SIG e por último, vai-se interligar estas definições de maneira a explicar como estas estão interligadas entre si.

Ética A palavra ética originou-se do grego ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa), ela consiste em um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana dentro da sociedade, com base nos seus valores históricos e culturais. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, nesse sentido ela se assemelha às leis, embora haja diferença entre elas, já que ninguém é obrigado a cumprir as normas éticas e nem pode ser punido caso não as cumpra. A ética é definida como algo que abrange uma aplicação sistemática de regras, padrões e princípios morais a problemas concretos Há quem acredite que um problema ético surge sempre que alguma decisão ou acção tem o potencial de prejudicar ou de melhorar o bem-estar de um indivíduo ou de um grupo de cidadãos. Esses dilemas surgem com frequência, pois são inumeráveis os conflitos de interesses na sociedade de informação.

Sistemas de Informação Sistemas de Informação são um conjunto de recursos, que recolhe, processa, armazena, analisa e dissemina as informações produzidas pelos departamentos da estrutura organizacional no apoio às decisões da gerência. Os Sistemas de Informação desenvolveram-se rapidamente em razão da evolução do conhecimento humano, crescimento das organizações e a quantidade de dados no ambiente organizacional. O crescimento das organizações deve ser analisado, não apenas pelo aumento da produção, mercado e actividades, mas também pela diversificação e utilização de recursos tecnológicos mais complexos, alterando a execução dos processos, conforme o nível de complexidade e o grau de formalização das estruturas, que estão ligadas directamente às características e ao estágio de desenvolvimento da organização.

Sistema de Informação e Gestão Este sistema é tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização. É basicamente um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização. Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação onde se inclui tipicamente o hardware,  software, pessoas, sistemas de comunicação, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão. Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma disciplina de administração e gestão comercial, e envolve frequentemente desenvolvimento de software, mas também se distingue concentrando-se na integração de sistemas computadorizados mediante os objectivos da organização. No contexto empresarial, os sistemas de informação ajudam os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

Importância das SIG nas estruturas organizacionais Os papéis vitais dos SIG na estrutura organizacional proporcionam a essência do planeamento, a vantagem competitiva e o controle na tomada de decisões, nos níveis estratégico, táctico e operacional, se o conteúdo for adequado e confiável. Portanto, quando os SI desenvolvem os principais papéis realizam conquistas de vantagens estratégicas, de gerência e operacionais, mas isso requer inovação, dinamismo e investimentos, para conquistar vantagem competitiva no mercado e principalmente apoio do ambiente empresarial. Investimentos e inovação nos SI com recursos de TI requerem mais empenho dos recursos utilizados nos SI.

Fases da implementação de um SIG Consciencialização: as pessoas dentro da organização tornam-se cientes da tecnologia SIG e os benefícios potenciais para sua organização; Desenvolvimento dos requisitos do sistema: a ideia que um SIG poderia beneficiar a organização é formalmente reconhecida e um processo mais sistemático e formal é instituído para adquirir informações sobre a tecnologia e para identificar os usuários potenciais e suas necessidades;

Avaliação do sistema: O processo de avaliação leva em conta a análise das necessidades da fase anterior. No final desta fase, uma decisão formal deve ser feita a respeito de se prosseguir ou não com a aquisição do SIG; Desenvolvimento de um plano de implementação: tendo tomado a decisão de prossegui com a aquisição de um sistema, um plano é desenvolvido para adquirir o equipamento necessário e contratar o pessoal, fazer mudanças organizacionais e financiar o processo;

Aquisição do sistema e inicialização: o sistema é adquirido e instalado, o pessoal treinado, a criação da base de dados iniciada e os procedimentos de operação começam a ser estabelecidos; Fase operacional: nesta fase procedimentos são desenvolvidos para manter a estrutura SIG e os serviços de melhoria do hardware e software. A construção da base de dados custa normalmente de 5 a 10 vezes o preço de hardware e software somados.

Ética na constituição de um SIG A aplicação da informática, no mínimo, transforma radicalmente o suporte e os produtos do trabalho humano, e, por conseguinte, modifica a natureza do trabalho em si, qualquer que ele seja. Isto, se não o elimina, como se pode verificar pelo crescimento do desemprego vinculado a informatização, em todos os países. Primeiro, a vertente que poderíamos considerar ética, que, num de seus aspectos mais polémicos, nega a neutralidade da técnica, e visa justamente a atribuição de valor à técnica em si. Nessa vertente ética, elaboram-se novas agendas de pesquisa do SIG, sob a óptica de seu significado e importância, para a sociedade. Em particular procura-se saber se o SIG, incluindo a tecnologia que o sustenta, é “bom” ou “mau” para a sociedade, em qualquer escala de apreciação, do individual ao colectivo. Um dos problemas k hoje em dia existe na implementação de uma tecnologia nova numa empresa ou na implementação de um sistema de informação numa empresa é que erradamente os trabalhadores encaram isso como se fosse o significado do empregado ir para a rua e não encaram como uma ajuda.