PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013

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Transcrição da apresentação:

PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013 Renata Martins Fernandes – Bacharel em Fisioterapia /2006 APRESENTAÇÃO Belo Horizonte 2013 APAE – Pedro Leopoldo

HIDROTERAPIA “MERGULHAR” Para a pessoa com deficiência a atividade na água significa um momento de liberdade e independência. (GRASSELI E PAULA, 2002) A hidroterapia na APAE – Pedro Leopoldo *MERGULHAR VEIO NO SENTIDO DE INSERIR EM UM AMBIENTE DIFERENTE, BUSCAR, VENCER OBJETIVOS INDIVIDUAIS, GERANDO AUTOCONFIANÇA E APRENDIZAGEM. *ALI É ONDE DESCOBREM NA VERDADE A SUA CAPACIDADE DIANTE DAS SUAS LIMITAÇÕES. *FOI IMPLANTADA COMO ALTERNATIVA PARA ACOMPANHAMENTO NEUROPSICOLÓGICO E REABILITAÇÃO.

OBJETIVOS Objetivo Geral Proporcionar benefícios terapêuticos, físicos, psicológicos e psicossociais para maior independência e qualidade de vida. PREPARAR E INCENTIVÁ-LOS PARA NOVOS DESAFIOS

OBJETIVOS Objetivos Específicos (físicos) Intervenção alternativa aos modelos tradicionais de fisioterapia; Melhorar a capacidade respiratória; Fortalecer a musculatura; Mobilizar articulações; Melhorar o tônus muscular; Reduzir as contraturas e dores; Promover adaptação ao meio aquático.

OBJETIVOS FAMÍLIA E USUÁRIO Objetivos Específicos Contribuir para o processo de organização; Independência nas atividades diárias; Favorecer e valorizar a socialização e participação da família. FAMÍLIA E USUÁRIO O ATENDIMENTO NÃO SE RESUME APENAS AO USUÁRIO E SIM A FAMÍLIA COMO UM TODO

PÚBLICO-ALVO Usuários da APAE - PL portadores de deficiência intelectual e múltipla com idade mínima de 6 meses sem restrição médica ou à avaliação fisioterapêutica. Todos passam pelas 2 avaliações e devem estar aptos à atividade.

METODOLOGIA Indicação Avaliação médica Avaliação fisioterapêutica Acompanhamento e orientação familiar Profissionais Ambiente *OS USUÁRIOS SÃO INDICADOS PELA EQUIPE DE PROFISSIONAIS PARA AVALIAÇÃO *ELES DEVEM SER LEVADOS POR UM RESPONSÁVEL FAMILIAR OS QUAIS DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA ENTRAR NA PISCINA CASO HAJA NECESSIDADE FÍSICA OU PSICOLÓGICA FISIOTERAPEUTA – TERAPEUTA OCUPACIONAL – EDUCADOR FÍSICO SÃO OS PROFISSIONAIS DIRETAMENTE LIGADOS AO PROJETO (OBS: TRIAGEM) PISCINA AQUECIDA ENTRE 29 E 32 GRAUS, MATERIAIS ADAPTADOS E PRÓPRIOS PARA A INTERVENÇÃO DOS PROFISSIONAIS-----

OS ATENDIMENTOS São atendidos semanalmente de 50 a 100 usuários; Realizados preferencialmente contra turno, 1 vez por semana; Individuais ou em grupo; Acompanhamento do responsável; Duração: 30 minutos; Reavaliação a cada 20 sessões;

RESULTADOS Principais resultados: Melhora da auto estima e autoconfiança; Independência; Condicionamento físico; Comportamento; Organização; Consciência corporal; Autocontrole; Melhora no relacionamento e participação familiar. *INDEPENDÊNCIA PEQUENA PARA MUITOS MAS QUE SIGNIFICAM MUITO PARA ELES *BOA PARTE DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ATINGIDOS

RESULTADOS Principais resultados (conforme questionário respondido pelos pais) Deficiência intelectual Deficiência intelectual e múltipla

RESULTADOS Principais resultados (conforme questionário respondido pelos pais) Deficiência intelectual Deficiência intelectual e múltipla

RESULTADOS Principais resultados (conforme questionário respondido pelos pais) Deficiência intelectual e múltipla Deficiência intelectual

RESULTADOS Principais resultados (conforme questionário respondido pelos pais) Deficiência intelectual e múltipla Deficiência intelectual

RESULTADOS Principais resultados (conforme questionário respondido pelos pais) Deficiência intelectual Deficiência intelectual e múltipla

RESULTADOS Principais resultados (conforme questionário respondido pelos pais) Deficiência intelectual Deficiência intelectual e múltipla

RESULTADOS Relatos familiares “A hidro foi muito boa na área motora do meu filho, ele ficou mais calmo e está ajudando na respiração também.” (Patrícia – mãe) “Acho importante acompanhar minha filha nos atendimentos de hidroterapia para ver de perto a evolução e os benefícios que essa atividade proporciona. Acredito que esse acompanhamento fortalece a relação entre mãe e filho. Relação de afetividade, confiança e amor.” (Adriane – mãe)

RESULTADOS Relatos familiares “Um dos estímulos mais poderosos na relação de tratamentos do meu filho.” (Miriam – mãe) “Acho ótimo, é hora de prazer para ele, vejo que interage apesar da grande dificuldade dele.” (Cláudia – mãe) “É uma integração família, profissional e usuário e isso é muito importante para um bom desenvolvimento.” (Ester – mãe)

RESULTADOS Relatos familiares “É difícil dividir o tempo com tarefas e filhos, mas não abro mão de participar da vida dele. Principalmente na hidroterapia, porque é uma maneira de acompanhar e incentivar o desenvolvimento e o mais importante, mostrar para ele que vou estar sempre ao seu lado.” (Rúbia – mãe)

CONSIDERAÇÕES FINAIS Houve melhora na maioria dos itens do questionário respondido pelos responsáveis. Nos gráficos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla podemos observar melhor resultado nos quesitos equilíbrio e comportamento. Nos gráficos das pessoas apenas com deficiência intelectual podemos observar melhor resultado nos quesitos de comportamento e atividades diárias. Podemos afirmar que na hidroterapia, além dos benefícios físicos e psicológicos, esta, surge como um recurso a mais no processo de inclusão familiar e social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS VIDA AMOR INCLUSÃO RENOVAÇÃO PRAZER INDEPENDÊNCIA APROXIMAÇÃO RENOVAÇÃO INTERESSE PARTICIPAÇÃO AMOR INCLUSÃO VIDA PRAZER ESPERANÇA CAPACITAÇÃO AUTO ESTIMA INDEPENDÊNCIA AUTOCONFIANÇA

REFERÊNCIAS Campion, M. R. Hidroterapia – Princípios e Prática. 1. ed., Manole, São Paulo 2000. Norm A. & Hanson B. Exercícios Aquáticos Terapêuticos. 1. ed., São Paulo, Manole, 1998. Sova R. Hidroginástica na Terceira Idade. 1. ed., Manole, São Paulo 1998. Sacchelli T., et al. Fisioterapia Aquática. 1. ed., São Paulo, Manole, 2007.

OBRIGADA!!!!! APAE – PEDRO LEPOLDO