UFP Marketing Internacional Gestão Internacional: Avaliação, Revisão e implementação. Segundo Mintzberg: Planeamento é: - Gerir o Futuro. - Coordenar actividades. - Integrar Decisões. - Desenvolver uma estratégia. O plano de marketing envolve: - Pressupostos sobre factores SLEPT. - Determinar volume de negócios por mercados e segmentos. - Avaliar concorrência e fazer uma swot à empresa. (EUA à serviços de avaliação da exportação de concorrentes com base nos “Bill of Lading”) - Determinar os objectivos a longo prazo.
UFP Marketing Internacional Segundo Cain (1970) planeamento internacional pode ser divido em três nível distintos: Nível operacional. Nível estratégico. Nível da empresa: Planeamento de antecipação mercados. Planeamento de oportunidades.
UFP Marketing Internacional O planeamento em Marketing Internacional
UFP Marketing Internacional Factores culturais que influenciam as estratégias.
UFP Marketing Internacional Factores culturais que influenciam as estratégias. Postura elitista ou igualitária. Valor atribuído à concretização ou outros atributos. A expectativa de recompensas materiais ou não. Normas dos indivíduos e standards de produtos. Particularidades / Generalizações no processo de planeamento. Orientação entre recompensa pessoal ou de grupo.
UFP Marketing Internacional Informação e planeamento
UFP Marketing Internacional Importância da informação no contexto do SLETP.
UFP Marketing Internacional Razões da Falha de Planeamento Planeamento não foi integrado no sistema global de gestão. Somente algumas pessoas estão envolvidas no processo. Somente o pessoal de planeamento é que tem responsabilidade. (Exclusão da Direcção). Administração espera que corra tudo como planeado. Dá-se demasiada importância ao detalhe. Práticas de gestão falham na implementação do planeamento. Projecções e cenários são confusos. Informação Inadequada. Demasiada importância é atribuída a um ou outro aspecto do Planeamento.
UFP Marketing Internacional Resumo das principais falhas Nem sequer começa a inter nacionalização devido à distância, linguagem, problemas de gestão... Falta de recursos humanos necessários à internacionalização. Qualidade de gestão. Falta de cooperação entre unidades internacionais...
UFP Marketing Internacional Estandardizado Versus Adaptação
UFP Marketing Internacional Concentrar ou espalhar por vários mercado as vendas... Relatório de Betro (British Export Trade Repor Organization) indica alguns factores ideiais para o sucesso da exportação: Empresas devem ter uma estrutura pequena com poucos custos fixos. Empresas pequenas podem dar-se ao luxo de conhecer pessoalmente a grande maioria agentes e distribuidores regularmente. Obtenção de informação primária é fundamental. Produtos podem ser vendidos menos em preço e mais em vários factores competitivos tais como: Prazos de entrega e disponibilidade. Serviço após venda Descontos e formulas de incentivo à compra tipos de crédito. Lealdade de marcas. Imagem da empresa produtora entre os clientes industriais e distribuidores. Focar em poucos mercados e segmentos. Concentrar oferta em situações de crescimento extraordinário.
UFP Marketing Internacional Planea mento em Países de 3º mundo
UFP Marketing Internacional Terminologia da Corrupção
UFP Marketing Internacional Motivações à corrupção.