Marketing para o cliente interno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Negócios em Feiras e Eventos
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Valores Shire To be as brave as the people we help.
Administração Estratégica
Gestão Integrada de Negócios
Empresa Privada – Grandes empresas
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Responsabilidade Social
Rede de Casas Lotéricas
Eu sou seu cliente sabia?
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Gestão de Mudanças 1.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder.
dizendo que participou deste encontro.
Formação Profissional na Construção Civil
Promovendo Sucesso!.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Desde 1996.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Uma Visão para Empresas de TI
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Fundamentos de Marketing
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
ENDOMARKETING.
OS DESAFIOS DO MARKETING CONTÁBIL
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Como Vender T&D para Dentro da Organização
Teorias Modernas de Gestão
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
QUALIDADE EMPRESARIAL
conhecimentos em resultados
ENDOMARKETING.
Apresentação Institucional
Formação Profissional IV
Gestão por Competências
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Administração de Recursos Humanos II
Planejamento Estratégico
Aula: 03 Prof. Júlio Freschi
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Administração de Marketing

TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Planejamento e Responsabilidade Social
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR ENDOMARKETING MKT 3 N / Tópicos para pensar a.
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
Gestão do Conhecimento
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
Disciplina: Controladoria
Planejamento de Recursos Humanos O planejamento estratégico dos recursos humanos pode ser definido como um processo para fornecer pessoas capazes e motivadas.
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
Estratégia Empresarial
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Contabilidade Gerencial
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Marketing para o cliente interno ENDOMARKETING Marketing para o cliente interno edson@herek.com.br

•Programa de incentivo •Ações isoladas O que não é   •Programa de incentivo •Ações isoladas •Ou para remediar problemas internos só comunicação interna, mesmo que integrada edson@herek.com.br

O que é então antes de mais nada comunicação melhor se for integrada uma ferramenta que necessita de continuidade para ser assimilada pelos funcionários   edson@herek.com.br

" é um conjunto de ações de marketing voltado ao público interno" Kotler define endomarketing como um triângulo estratégico entre a empresa, o funcionário e o cliente. “Endo”, do grego, quer dizer ação interior ou movimento para dentro. edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

a Empresa (o que entregamos aos colaboradores),  É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis:     a Empresa (o que entregamos aos colaboradores),     o Ambiente (tangível e intangível),     o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e, por fim,     a Comunicação.   edson@herek.com.br

Saul Faingaus Bekin, Consultor empresarial, autor do termo "Endomarketing" , define Endomarketing da seguinte maneira: edson@herek.com.br

“ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental." edson@herek.com.br

Já Analisa de Medeiros Brum, autora do livro “Um olhar sobre o marketing interno” (2000), passeia pelos conceitos que formam o Marketing interno, e o define: edson@herek.com.br

 “é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”. edson@herek.com.br

Acrescenta, ainda, que “é um esforço feito por uma empresa  para melhorar o nível de informação e, com isso,  estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário”.  Segundo a autora, o marketing interno está mais voltado para um processo de comunicação interna. edson@herek.com.br

Duas vertentes 1- Comunicação interna motivação torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.        edson@herek.com.br

2- Tratar colaboradores como clientes internos      As instituições precisam enxergar o funcionário como seu principal bem patrimonial, seu primeiro cliente e multiplicador, seu potencial fornecedor e parceiro. edson@herek.com.br

Better inside to be the best outside = endomarketing edson@herek.com.br

O que objetiva o objetivo primeiro do endomarketing é sincronizar, amalgamar, sintonizar todas as forças da empresa   Posteriormente a implementação de ações de marketing, ou não, da empresa no mercado internalizar a noção de " cliente " Construir relações internas, especialmente na grandes empresas, relacionamentos, histórias comuns edson@herek.com.br

existe para melhorar a empreSabilidade; atrair e reter bons profissionais   edson@herek.com.br

Estratégia de Endomarketing capacitação e treinamento gera multiplicadores, missionários,  " evangelizadores" do conhecimento e das crenças corporativas    dar ao funcionário consciência da importância estratégica de um serviço orientado para atender os clientes. Inclui o envolvimento, o comprometimento, a valorização e qualificação do funcionário (todos os funcionários, desde o recepcionista até ao presidente) para que ele possa assumir responsabilidades e tomar iniciativas. edson@herek.com.br

dar conhecimento, dar informações, estabelecendo um amplo sistema de informações   Todos devem saber o que a empresa produz e as suas rotinas de serviços. Assim os funcionários conhecerão a empresa (saberão o porquê de fazer e para quem fazer) e poderão "vender" a empresa para o cliente externo.  criar entre os funcionários um ambiente interno propício para o atendimento dos clientes edson@herek.com.br

Endomarketing também é envolvimento de  parceiros e terceirizados   edson@herek.com.br

Endomarketing vai ser instrumento de cidadania empresarial   ERM - employee relationship management edson@herek.com.br

Endomarketing é de responsabilidade de quem? Pode ser dependendo da vertente ser: Dos gerentes de recursos humanos que têm responsabilidade em desenvolver políticas de RH consistentes que incluam recrutamento, seleção e treinamento, além de avaliação, remuneração e reconhecimento. Marketing interno bem-sucedido exige que os gerentes de recursos humanos desenvolvam relacionamentos não apenas com os funcionários, mas também com os gerentes de marketing e os gerentes operacionais. O sucesso também leva a uma cultura de serviço apropriada para apoiar os relacionamentos com os clientes externos. edson@herek.com.br

Dos gerentes de Marketing, que têm responsabildade em desenvolver ações de comunicação interna e integrada a este público também   Do profissional de RP que também está atento à responsabilidade e já iniciaram capacitação na área edson@herek.com.br

Cases:   o mimo distribuído pela gravadora Universal, que cuida da cantora Amy Winehouse, aos funcionários brasileiros que trabalham diretamente com a cantora britânica. Os irmãos Renata e Alan Grimberg, da marca Q-Vizu, desenvolveram a boneca inspirada na cantora, distribuída aos funcionários pelo gerente internacional da gravadora, Bernardo Palmeira. edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

Endomarketing Volvo (Comunicação Proposta) Marketing Promocional Planejamento Criativo e Redação Objetivo: parabenizar e ao mesmo tempo motivar os melhores vendedores da empresa. Como: através de um evento de relacionamento em Salvador, Bahia. edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

edson@herek.com.br

Com a sua colaboração para sugestões e eventuais críticas por e-mail Continua… Com a sua colaboração para sugestões e eventuais críticas por e-mail sds edson@herek.com.br