APRENDIZAGEM MOTORA Aula 05
APRENDIZAGEM MOTORA Entender o conceito de aprendizagem motora Diferenciar diversos tipos habilidades motoras. Reconhecer as informações necessárias a aprendizagem dos diversos tipos habilidades motoras.
APRENDIZAGEM MOTORA
CAPACIDADE DE RETENÇÃO (Weineck, 1999) O homem assimila do que ele: Ouve - 20% Vê - 30% Vê e ouve - 40% Diz (ele próprio) - 75% Faz (ele próprio) - 90%
CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS Quanto a precisão Quanto aos pontos iniciais e finais bem definidos Quanto a estabilidade do ambiente Quanto ao controle de feedback
QUANTO A PRECISÃO DO MOVIMENTO GLOBAIS: controlar grandes grupamentos musculares. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) Ex. a cortada no voleibol, a bandeja no basquete.. FINAS: controlar pequenos grupos musculares e alto grau de precisão do movimento. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) EX.passar a linha na agulha, escrever.
QUANTO AOS PONTOS INICIAIS E FINAIS BEM DEFINIDOS DISCRETAS - pontos de início e fim da habilidade estão bem visíveis. Ex. o arremesso de uma bola ou a execução de uma cambalhota. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) CONTÍNUAS - quando os pontos de início e fim são indefinidos. Ex: correr, nadar e remar. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). SERIADAS - quando existe uma combinação de habilidades discretas em série. Ex.salto em distância (correr e pular). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).
QUANTO A ESTABILIDADE DO AMBIENTE ABERTA – quando a habilidade for envolvida por um ambiente imprevisível, em mudança contínua. Ex: Marcar um atacante de futebol requer que o defensor reaja a estímulos que são gerados externamente (pelo atacante). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). FECHADA - quando o ambiente for estável, previsível. Ex: Nadar continuamente também pode ser classificado como fechada. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).
QUANTO AO CONTROLE DE FEEDBACK (AVALIAÇÃO) CIRCUITO ABERTO DE FEEDBACK – o executante não puder usar o feedback para fazer ajustes no movimento, durante a própria ação. Ex: driblar e arremessar no pólo aquático. CIRCUITO FECHADO DE FEEDBACK - o executante puder usar o feedback durante o movimento. Ex: um salto ornamental. É um tipo particular de informação que indica ao indivíduo a ocorrência de erros em seu próprio desempenho.
Organização da resposta FEEDBACK ? Ao considerarmos a percepção de erro como estímulo, temos a latência de resposta correspondente ao tempo de reação. TEIXEIRA (2006, p.9). O feedback pode ser Intrínseco ou Extrínseco. Tomada de decisão Detecção de erro Movimento Organização da resposta Correções Feedback
Exterocepção - origem de fontes externas ao corpo. Ex: ver/ouvir/tocar Feedback Intrínseco Informação sensorial que normalmente ocorre quando os indivíduos estão realizado o movimento. Exterocepção - origem de fontes externas ao corpo. Ex: ver/ouvir/tocar Propriocepção Sinestésica origem internas ao corpo. Ex: ângulo do braço, extenção das pernas. (Schimidt, p.271)
FEEDBACK EXTRÍNSECO OU AUMENTADO Fontes externas (professor/video) que acrescenta ou aumenta o feedback intrínseco à tarefa. (Magill, p.199) feedback aumentado concomitante - o movimento está em andamento feedback aumentado terminal - depois de a habilidade ter realizada. (Magill, p. 200) Conhecimento de resultados (CR) - resultado do objetivo, meta, alvo. Conhecimento de desempenho (CD) - dá informação a respeito das características do movimento.
Conhecimento de resultados(CR) Feedback informação Feedback Intrínseco Feedback Extrínseco Visual Auditivo Proprioceptivo Táctil Conhecimento de resultados(CR) Conhecimento de desempenho aumentado CD)
Resumo da aula Mudanças internas permanente. Características APRENDIZAGEM MOTORA Características TIPOS DE HABILIDADE Investigar para organizar a aprendizagem. CARACTERISTICA