CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Aluna: Gabriela Cristina de Carvalho
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
FORUM DA CIDADANIA - CONCIDADANIA Comite do Plano Diretor Participativo UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOS Comissão Permanente.
Apresentação de projeto de pesquisa e estrutura da dissertação de mestrado na área de concentração de planejamento urbano e regional Disciplina - AUP 823.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Programas de regularização de assentamentos informais em áreas urbanas
Políticas Públicas para as cidades
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Outubro-2006.
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
O processo de urbanização cap. 27
Estatuto da Cidade.
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
RELATÓRIO SAÍDA A CAMPO MORRO DA CRUZ / FLORIANÓPOLIS-SC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Projeto Semana da Pátria
Fatos Negativos (Período 1988/1995) 1.Inst. Norm. 02/88 – SEMA – Zoneamento APA São Bartolomeu – Data limite: abril/ Lei 54/98 – Procedimentos regularização/existência.
MODULO V - Regularização Fundiária Sustentável para a Inclusão Territorial.
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Conferência das Cidades Mato Grosso
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Plano Diretor de Projetos e Obras
PARTIDO ARQUITETÔNICO
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Urbanização Brasileira
Políticas Públicas e o Espaço Urbano
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Os desafios da regularização fundiária de assentamentos informais consolidados em áreas urbanas Edésio Fernandes.
Novas formas de tecido urbano
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
PONTOS ABORDADOS:  FAVELA  GÊNERO FEMININO  AÇÕES COLETIVAS  POLÍTICAS PÚBLICAS  CIDADANIA.
ELETROBRÁS Centrais Elétricas Brasileiras S.A. LUZ NO CAMPO Mudando o campo da noite para o dia. BREVE HISTÓRICO DO PROCESSO DE ELETRIFICAÇÃO RURAL NO.
Apresentação Diagnóstico Social
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Urbanização brasileira
Direito Urbanístico Urbanismo - Urbs - Cidade
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Mobilidade Urbana.
Cidades.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
O que é PLANO DIRETOR MUNICIPAL? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS Os conjuntos arquitetônicos da Serra do Navio e da Vila Amazonas surgiram com a implantação da Indústria e Comercio de Minérios S.A – ICOMI. O Município de Santana teve sua origem por intermédio de aglomerados urbanos, surgidos espontaneamente por interferência de uma formação de segregação sócio-espacial, em áreas no entorno da Vila Amazonas. Serra do Navio transformou-se em um município por intermédio da lei de nº 007/92, localizado no Estado do Amapá.Com a saída da ICOMI e pós instalação do Município a sede passou a ser administrada pela prefeitura.

MUNICIPIO DE SANTANA VILA AMAZONAS Fonte : Google, março 2009.

BAIRRO VILA AMAZONAS Fonte: Google, março 2009

SERRA DO NAVIO Fonte: Livro, Vila Serra do Navio Comunidade Urbana na Selva Amazônica, Ribeiro, 1992 Fonte: IMAP,

CONSTRUÇÕES NO PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO Tipologia da edificação Vila Serra do Navio Vila Amazonas Residências 334 329 Alojamentos 182 ( capacidade 336 pessoas) 130 ( capacidade 232 pessoas) Fonte: O Amapá nos tempos do Manganês: Um estudo sobre o desenvolvimento de um estado Amazônico – 1943-2000/Drummond, 2007

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS O projeto apresentado esta fundamentado nas concepções de: Castells – A questão Urbana. Choay: Alegoria do patrimônio. Deák, Csaba; Schiffer, Sueli Ramos (organizadores). O processo de urbanização no Brasil. Lefevbre – O direito a cidade. Maricato – Cidade legal X Cidade Ilegal. Tostes – Planejamento Urbano no Amapá. Lei Federal 10.257/2001 – Estatuto da Cidade. Trindade – Cidade e empresa na Amazônia. Ribeiro – Vila Serra do Navio comunidade urbana na selva Amazônica. Drummond – O Amapá nos tempos do manganês um estudo sobre o desenvolvimento de um estado amazônico 1943-2000

Proposta de pesquisa A proposta é demonstrar como o surgimento de novos assentamentos dentro dos núcleos urbanos Serra do Navio e Vila Amazonas contribuíram para a transformação sócio- espacial da cidade, gerando em Serra do Navio o surgimento de assentamentos clandestinos e em Vila Amazonas colaborou para o aparecimento e criação do Município de Santana. Verificar os percentuais das transformações ocorridas nos dois núcleos urbanos. Estudar as preservações existentes e seus desdobramentos

Será enfatizada nesta pesquisa reflexões referente à segregação social urbana, a questão institucional que esta ligada ao patrimônio arquitetônico, expansão urbana vinculada ao planejamento urbano e a questão fundiária por conta do entorno e o percentual de descaracterização dos nucleo. Avaliando o espaço edificado, o fundiário em relação à propriedade das terras existentes na cidade, contrastes urbanos em relação aos benefícios públicos, investimentos públicos e privados. Propor um Levantamento das edificações existentes e o percentual de suas descaracterizações.

METODOLOGIA Leitura baseada em autores que façam abordagem na temática pertinente ao objeto de estudo, tendo como finalidade as concepções teóricas e metodológicas que definiram o direcionamento. Leitura que trate de patrimônio histórico e normas de projetos Levantamento e coleta de dados em campo, verificando a formação das contradições existentes no local; Análise do s núcleo urbanos e de seus estornos com a finalidade de verificar o que determinou a expansão urbana destas formas diferenciadas. Levantamento das áreas do entorno. Levantamento físico e fotográfico das edificações e traçado urbano dos núcleos. Estudo da situação fundiária dos núcleos