I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Etapas de uma Sequência Didática
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Discutindo práticas em Matemática
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Currículo : Noções introdutórias
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Como apresentar seminários: conselhos práticos
DIVERSIDADE E VALORES:
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
OS TRÊS PORQUINHOS.
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estruturas de Dados com Jogos
Percepção do Espaço Pela Criança
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
SILVANA BERBEL FERNANDES
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Sejam bem-vindos!.
Estratégias de leitura
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Concordância Verbal Professora France Lima.
Textos Argumentativos
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
1 JOGO DO Caderno 1, pág. 21..
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Registro do jogo de TRILHA
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Por que o jornal na escola?
Atividade complementar 04
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Abertura do evento contou com a presença
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
CADA PESSOA.... CADA PESSOA Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui outra.
Transcrição da apresentação:

I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PACTO 2014 MÓDULO 1 1

Dinâmica de apresentação Matemática fácil ou difícil? MÓDULO 1 Dinâmica de apresentação Matemática fácil ou difícil?

Dinâmica de apresentação Jenga No jogo Jenga, os jogadores para remover blocos de uma torre, equilibram peças em Cima umas das outras, criam uma estrutura cada vez maior e mais instável à medida em que o jogo progride. A palavra “Jenga” é a forma imperativa de “Kujenca”, verbo suaíli para “construir”. 3

Dinâmica de apresentação Jenga Objetivo Possibilitar que todos se apresentem. Desenvolvimento Cada integrante de retirar uma peça que está marcada com um numeral que corresponde a uma pergunta. Algumas peças estão sem numeral e serão analisadas através da cor. Estas peças possuem desafios intrigantes! 4

Matemática: fácil ou difícil? PROBLEMAS COM A MATEMÁTICA CHICO BENTO EM: PROBLEMAS COM A MATEMÁTICA 5

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Essa história foi retirada do caderno de provas do Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte para professores de matemática do ano de 1998. Mostra o distanciamento entre o pensamento do Chico Bento e das crianças que buscam compreender e significar a matemática, relacionando-as com as suas práticas cotidianas como o mercado, a família, a música, as plantas e o pensamento da professora Marocas que relaciona a matemática à lógica, ao desconhecido (incógnita) e ao abstrato. O medo da matemática assim como a rejeição a qualquer modelo de pensamento que se afaste do permitido pela professora estão presentes nesta narrativa. A história tem como objetivo nos provocar no sentido de percebermos a necessidade premente de aproximarmos essa área do conhecimento, aparentemente inóspita, às práticas significativas e aos conhecimentos prévios das crianças. 32

Segundo Elvira Souza Lima, para que o conhecimento seja formado, há duas condições necessárias. Primeiramente que a nova informação seja passível de ser compreendida pela criança, ou seja, precisa haver uma ligação possível entre aquilo que a criança já tem na memória e o que vai aprender. Em segundo lugar, que se estabeleça uma relação ativa da criança com o conteúdo a ser apreendido, de forma que os conteúdos sejam organizados e integrados ao acervo de conhecimentos de que ela dispõe em sua memória. (Currículo e Desenvolvimento Humano, Elvira Souza Lima, 2009). 33