PROCESSOS COGNITIVOS E CULTURAIS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS Profª Esp. Izanny Brito.

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Transcrição da apresentação:

PROCESSOS COGNITIVOS E CULTURAIS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS Profª Esp. Izanny Brito

Papel da Psicologia Advento da Psicologia (Capitalismo) – conceito de infância como condição humana Evolução da ciência psicológica – o adulto é diferente de criança (sínteses) Reflexões sobre o problema da homogeneidade e da heterogeneidade cultural Diferença entre Pedagogia e Andragogia

Três linhas de pensamento 1ª) Afirma que há diferença de funcionamento cognitivo entre membros de diferentes grupos culturais (visão determinista) Grupos culturais urbanos Grupos culturais não-urbanos Postulado: se esses adultos não pensam de forma apropriada ou não são capazes de aprender adequadamente, isso se deve a sua pertinência a um grupo cultural específico 2ª) Nega a importância da diferença – o psiquismo é universal (não leva em consideração as individualidades) Postulado: todos são inteligentes, todos pensam de forma adequada já que os mecanismos do psiquismo são universais

Três linhas de pensamento 3ª) Recupera a idéia de diferença em outro plano – Filogênese/ Ontogênese/ Sociogênese – microgênese (Vygotsky – Luria) – Posição não-determinista Postulado: a cultura é parte constitutiva do psiquismo Relação homem/ cultura Processo de geração de singularidades Recriação de cultura Diferenças individuais/ culturais fundem-se (geração de heterogeneidade) Toda Psicologia seria cultural aparato orgânico + dimensão cultural PSICOLOGIA PSIQUISMO HUMANO

Planos Genéticos do Desenvolvimento “Planos Genéticos de Desenvolvimento é uma idéia de que o mundo psíquico, o funcionamento psicológico, não está pronto previamente, não é inato, não nasce com as pessoas, mas também não é recebido pelas pessoas como um pacote pronto do meio ambiente. Vygotsky fala em quatro entradas de desenvolvimento que, juntas, caracterizariam o funcionamento psicológico do ser humano. Uma é a Filogênese, que é a história da espécie humana; outra é a Ontogênese, que é a história do indivíduo da espécie; outra a Sociogênese, que é a história cultural, do meio cultural no qual o sujeito está inserido; e a Microgênese, que é o aspecto mais microscópico do desenvolvimento.”. Marta Kohl

Planos Genéticos do desenvolvimento Filogênese - A filogênese estuda a história da evolução animal/humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. Filogenia (ou filogênese) (grego: phylon = tribo, raça e genetikos = relativo à gênese = origem) é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas). Todas as espécies animais têm uma história própria e essa história da espécie define limites e possibilidades de funcionamento psicológico. Ontogênese - descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo desde a fecundação do óvulo até à morte. Significa o desenvolvimento do ser, de um indivíduo, de uma determinada espécie. Em cada espécie, o ser tem um caminho de desenvolvimento. Nasce, se desenvolve, se reproduz, morre, num ritmo determinado de desenvolvimento, com certa seqüência etc.

Planos Genéticos do desenvolvimento Sociogênese – é a história cultural, que é a história da cultura onde o sujeito está inserido, mas as formas de funcionamento cultural que interferem no funcionamento psicológico, que definem de certa forma o funcionamento psicológico. A significação pela cultura tem dois aspectos. Um, que a cultura funciona como um alargador das potencialidades humanas. E um outro aspecto da história cultural é como cada cultura organiza o desenvolvimento de um jeito diferente. Microgênese - diz respeito ao fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria história. Por isto é micro no sentido, não necessariamente de pequeno, mas com foco bem definido. é que ela é a porta aberta dentro da teoria para o não determinismo. A microgênese faz com que olhemos como cada pequeno fenômeno tem a sua história, e como ninguém tem uma história igual ao do outro, é aí que vai aparecer a construção da singularidade de cada pessoa e daí a heterogeneidade entre os seres humanos.

Diferença entre a aprendizagem da criança e do adulto Diferença entre Pedagogia Mecanicista e Andragogia Diferença entre a aprendizagem da criança e do adulto Pedagogia Andragogia Professor é o centro das ações, decide o que, como ensinar e avalia a aprendizagem A aprendizagem adquire uma característica mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem Relação professor/aluno Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (segundo um currículo padronizado) Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para aplicação na vida diária) Razões da Aprendizagem

Diferença entre a aprendizagem da criança e do adulto Diferença entre Pedagogia Mecanicista e Andragogia Diferença entre a aprendizagem da criança e do adulto Pedagogia Andragogia O ensino é didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo Experiência do aluno Aprendizagem por assunto ou matéria Aprendizagem baseada em problemas exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução Orientação da aprendizagem

Reflexão sobre o jovem e o adulto Três pontos mostram a importância de uma reflexão sobre as capacidades intelectuais dos alunos jovens e adultos: 1. O reconhecimento de que esses sujeitos não são mais crianças; têm especificidades biológicas e culturais; 2. Os avanços da ciência psicológica em relação a explicação sobre a aprendizagem e a motivação desses alunos; 3. a necessidade dos docentes desse nível de ensino aprofundarem estudos na área de Andragogia.

Alunos jovens e adultos são: Jovens: 11-12 a 18-20 anos Adultos: 18-20 a 60-65 anos Provenientes de famílias de baixa renda, filhos de servidores públicos e, muitas vezes, já ingressaram no mundo do trabalho Trabalhadores com uma passagem precária pela escola Vivem num espaço urbano com acesso a diferentes linguagens Sujeitos com certa independência, acumulam experiências de vida, aprendem com os próprios erros, têm consciência daquilo que não conhecem e o quanto esse conhecimento lhes faz falta.

Capacidades cognitivas dos alunos jovens e adultos 1. Trabalho consciente sobre a atividade do pensamento – processos metacognitivos 2. Clara demonstração de interesse de saber mais sobre domínios específicos do conhecimento 3. Distinções de aspectos relevantes e não relevantes do conteúdo de estudo 4. Capacidade de auto-regulação da aprendizagem – uso intencional de estratégias de domínio das funções mentais – atenção, memória e planejamento da ação 5. Pensamento caracterizado por maior autonomia e rigor em seu raciocínio

Capacidades cognitivas dos alunos jovens e adultos 6. Estruturas lógicas de pensamento mais elaboradas do que as operações concretas 7. A realidade é concebida a partir de relações possíveis – o real está subordinado ao possível 8. Capacidade potencial de propor e resolver problemas 9. Elaborações de um conjunto de explicações possíveis para posteriormente submetê-las a confirmação empírica 10. Pensamento proposicional – uso de proposições verbais como meio ideal para expressar idéias, hipóteses e raciocínios

Capacidades cognitivas dos alunos jovens e adultos Todos os alunos jovens e adultos possuem uma estrutura cognitiva formal?