E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

CARTOGRAFIA DE SABERES: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS
E. M. Prof. Antonio Lopes Lins Prof
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
Máscaras Africanas.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
OLÍMPIADA ESPORTIVA CULTURAL
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
OS TRÊS PORQUINHOS.
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
Escola de Tempo Integral
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
Projetos e Currículo.
Gauchismo Culto e prática.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
EMEF NEUSA GOULART BRIZOLA SEMANA FARROUPILHA Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional PROJETO CIDADE ESCOLA Convênio: FECI/SMED/PMPA.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Projeto semana da Pátria
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROJETO.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
História de um menino de Luz No ano 1997 existia uma favela, situada na Vila Maringá onde foram iniciadas atividades assistenciais para poder ajudar as.
Portfólio.
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
Dia Das Mães Sala de Leitura E. E Prof. Messias Freire Sala de Leitura
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
A viagem continua... pelas regiões do Brasil
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
Chapa 1 Grêmio Estudantil. Diretoria PresidenteAmanda de Lima Quatrin1º série Ensino Médio Vice-PresidenteAugusto Neuberger9º ano Ensino Fundamental TesoureiroEduardo.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010

Educadoras Sandra Oliveira – Letramento Ana Maria Gabbardo – Matemática Martha Huffel - Lúdico

Prendas e suas professoras: Martha, Ana e Sandra

Peões com as professoras Martha e Sandra

Número de educandos: 36

PROJETO SEMANA FARROUPILHA 2010

A Semana Farroupilha foi vivenciada intensamente pelos alunos, que participaram de atividades, onde conheceram um pouco mais sobre a história do Rio Grande do Sul, aprendendo a valorizar as tradições culturais.

Vestidos à caráter, dançaram e festejaram a tradição gaúcha, cultivando hábitos tradicionalistas, como o cantinho gaúcho. Vivenciamos as rodas de mate, danças e declamações de poesias.

Durante a semana, ouviram histórias, lendas, cantaram o Hino rio grandense. Assistiram a mini série “A Casa das Sete Mulheres”.

Confeccionaram o mapa e as bandeiras do RS, para expor em painel. Foram apresentados os símbolos de nossa terra. Houve degustação de comida típica gaúcha: arroz de charque.

Dessa forma, foi possível apresentar aos demais educandos, professores e funcionários da escola, o conhecimento da nossa cultura.

Canto do chimarrão

Mapa do Rio Grande do Sul

Mapa e bandeira do RS.

Painel montado pelos educandos

Funcionários apreciando a apresentação dos educandos e filhos.

Funcionários entre mapa Rio Grande do Sul e bandeira.

Peões e prendas dançando uma vaneira.

DANÇA DO MAÇANICO

Prendas lendo poesias gauchescas.

Prenda Letícia Aresi.

Prenda Rafaela Nunes

Peão declamando uma poesia gaúcha.

Peão Carlos Gabriel.

ENTOANDO O HINO RIO GANDENSE O hino foi cantado por todos nós, sendo que os peões tocavam nas latas de lixos, mesas e cadeiras para dar o tom musical.

Todos cantamos o hino.

Peões batendo nas latas, mesas e cadeiras.

Na sala de vídeo

O evento, agora para todos da escola, no pátio.

Toda a escola...

Dançando uma vaneira...

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Valorizar e resgatar as raízes e a cultura gaúcha junto à comunidade escolar. Contribuir para a compreensão do sentido de identidade. Proporcionar experiências de aprendizagem significativas e prazerosas.

Organizamos uma proposta com atividades diversificadas, tendo como pano de fundo, histórias, lendas, músicas, danças e poesias. Esse trabalho contribuiu para a construção de imagens culturais e socialização do conhecimento, como também resgatar valores éticos e morais.

Pode-se afirmar que o Projeto veio contribuir para que os educandos ampliassem suas referências culturais e sociais, a partir do conhecimento das suas raízes, da valorização da sua identidade e da maior compreensão da história de luta do seu povo.

Acreditamos ter conseguido respeitar as diversidades e valorizar as contribuições de cada um, permitindo a cada criança revelar suas potencialidades e suas limitações.

Trabalho realizado pela Educadora Martha Huffel.