PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
O aluno elaborando conceitos
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Política Educacional Brasileira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O aparecimento da consciência humana
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Mediação Semiótica em Vygotsky
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Aprendizagem da matemática
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
CONCEITOS EM ELABORAÇÃO JOANA DE JESUS DE ANDRADE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Unidade IV Vygotsky Prof. MS Neiva de Oliveira Moro

Vygotsky concepção sócio histórica A formação social da mente Abordagem histórico- cultural: estuda as raízes sócio históricas do psiquismo para compreender como se desenvolvem característica tipicamente humanas. Três pilares: As funções psicológicas tem suporte biológico/ cerebral O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior. A relação homem / mundo é mediada por sistemas simbólicos.

O processo de internalização O processo pelo qual Vygotsky explica a apropriação ativa da cultura é o processo de internalização. Processos psicológicos superiores : atenção voluntária, pensamento abstrato, ações conscientes e controladas. Processos psicológicos elementares: reflexos, reações automáticas, associações estímulo-resposta. As funções psicológicas superiores emergem a partir da interação da criança com membros mais experientes da cultura.

Internalização Processos orgânicos predominam no inicio da vida ao longo da vida são as interações socioculturais que interferem mais. Uma operação que inicialmente representa uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer internamente. Um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal. Toma a direção de “fora para dentro”, mas não é cópia! É um processo em cujo seio se desenvolve um plano interno de consciência!

A linguagem e seu papel O caminho do objeto até o aprendiz e deste até o objeto passa através de outra pessoa, pela mediação do outro, a criança desde cedo se apropria dos significados socialmente construídos na cultura.

Semiótica: teoria dos Signos Para Peirce os signos são classificados de acordo com a maneira pela qual funcionam: Símbolos: letras, palavras, figuras, objetos – são convenções consagradas pelo uso em determinadas culturas. Não existe similaridade com seu objeto. Icone: representa o que representa – imagens Indices: são indicativos, representam algo que não está presente. Ex: pegadas na lama

Signos São coisas representativas de outras coisas que nos chega, via percepção e que passamos a conhecer e reconhecer através da memória e raciocínios associativos.

A linguagem O signo não é uno nem fixo. Os significados mudam de acordo com as circunstâncias a situação da ocorrência da semiose. Ex: balança ( justiça, droga, profissão químico) O papel da linguagem sob a perspectiva de Vygotsky Ver p. 93 livro didático A linguagem traz em si o saber, os valores, as normas de conduta, as experiências organizadas pelos antepassados e participa do processo de formação do psiquismo desde o nascimento.

Linguagem Quando a criança, pela intervenção de pessoas, toma para si significados socialmente construídos, junto com eles incorpora e desenvolve uma qualidade de percepção, de memória e atenção, de raciocínio e abstração, dentre outras capacidades presentes no mundo moderno!

A Zona de Desenvolvimento Proximal Importância da mediação É a distância entre o nível de desenvolvimento real (solução independente dos problemas) e o nível de desenvolvimento potencial ( solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes).

Vygotsky O aprendizado desperta processos de desenvolvimento que aos poucos, vão tornar-se parte das funções psicológicas consolidadas no indivíduo. Assim: a aprendizagem acelera o desenvolvimento! As instruções dadas pelos professores, as demonstrações, a assistência oferecida aos alunos na resolução de problemas fazem o bom ensino que acelera o desenvolvimento do aluno!

A formação de conceitos Conceito: formulação de uma idéia por meio de palavras. É um processo gradativo É um processo mediado pelos sistemas simbólicos desenvolvidos pelo grupo cultural a que a criança pertence. È um processo diretamente ligado com a linguagem e a interação social. É um processo que supõe inter-relações entre conceitos novos e conceitos formados anteriormente

Formação de conceitos

Formação de conceitos Dá-se através da palavra, contudo, por causa das diferenças culturais e pessoais uma mesma palavra pode expressar idéias ou conceitos diferentes. Quando uma palavra nova é aprendida pela criança, tem-se um ato de generalização primitivo; mas na medida em que há o desenvolvimento intelectual, a criança vai se tornando capaz de fazer generalizações cada vez mais elaboradas.

Fases da formação de conceitos 1. Fase dos conjuntos sincréticos: O sujeito utiliza uma palavra para designar objetos desiguais, sem que haja nexo, baseando-se em sua próprias impressões. 2. Fase do pensamento por complexos: Os objetos associam-se na mente do sujeito pelas relações que de fato existem entre esses objetos. As ligações são concretas Ex: conceito de cultura xvisita no museu.

Formação de conceitos 3 A fase dos conceitos propriamente ditos. Nos conceitos os elementos são agrupados de acordo com um atributo, não basta unir os elementos, será preciso abstraí-los, examiná-los do geral para o particular e do particular para o geral. Requer análise e síntese. Ex: conceito de cão

O papel da escolarização Conceitos espontâneos/ cotidianos: Originam-se da experiência pessoal, prática , diária. Conceitos científicos originam-se da interferência da escola, induzidos pela ação pedagógica. Para Vygotsky, o aprendizado de conceitos científicos na escola é uma força poderosa no desenvolvimento infantil, que determina o destino do desenvolvimento mental do aluno.

A vida na escola

Como propõe Vygotsky, a linguagem é uma ferramenta que se constrói nos processos intersubjetivos para depois se tornar uma ferramenta intra-subjetiva, uma ferramenta do pensamento. É dessa forma que o autor propõe como unidade dos processos da linguagem e do pensamento o significado das palavras. No trabalho com o significado, no diálogo com a linguagem geográfica, na introdução de conceitos científicos e na busca de sua apropriação pelo aluno, está a possibilidade do processo de generalização, que é fundamental para o pensamento conceitual.