Prof. Hélder Eterno da Silveira Universidade e formação de professores para escola básica: experiências locais Prof. Hélder Eterno da Silveira FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO - SUDESTE
FÓRUM DE LICENCIATURAS PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO MOVIMENTO INTERNO DE VALORIZAÇÃO, COMPREENSÃO DA LICENCIATURA FÓRUM DE LICENCIATURAS PIBID PRODOCÊNCIA PLI PARFOR
Formação docente no Brasil Atrelamento das licenciaturas aos bacharelados Carência de projetos pedagógicos próprios Desvalorização da profissão em nível sócio-cultural Falta de identidade para formação de professores Baixa valorização financeira Pequena procura pelos cursos de formação de professores Alta evasão de alunos nos cursos de licenciatura
Das políticas públicas brasileiras no Brasil para formação docente O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem se constituído um programa crescente que, incorporado pela CAPES, vem se consolidando nos últimos anos.
OBJETIVOS DO PIBID incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; promover a melhoria da qualidade da educação básica; promover a articulação integrada da educação superior do com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial; elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições públicas de educação superior; estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
G) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; H) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; I) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
O PIBID na UFU – alguns resultados 15 coordenadores + 10 colaboradores 341 Bolsistas 27 colaboradores 44 supervisores + 5 voluntários 281 licenciandos + 12 voluntários 30 avaliadores locais
Edital 2007 – 1ª. Edição: Física, Química, Biologia e Matemática Projeto aprovado integralmente em 22 de dezembro de 2008. Início das atividades em março de 2009. Edital 2009 – 2ª. Edição: Filosofia, Sociologia, Pedagogia – Alfabetização, Pedagogia – EM, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Geografia, História e Cultura Afro-brasileira, Química, Física, Matemática Projeto aprovado integralmente em 28 de dezembro de 2009. Início das atividades em abril de 2010. Edital 2010 – 3ª. Edição: Teatro, Música, Artes Visuais, História, História – Pontal, Biologia, Biologia – Pontal, Geografia – Pontal, Física, Química, Matemática, Educação Física.
Total GERAL DO PIBID: R$ 4.073.280,00 Recursos aprovados para o PIBID/UFU Bolsas e custeio por dois anos TOTAL DA 1ª. EDIÇÃO R$ 997.200,00 (R$ 877.200,00 e R$ 120.000,00) + acréscimo de aumento de bolsa: R$77.040,00 TOTAL DA 2ª. EDIÇÃO: R$ 2.999.040,00 (R$ 2.669.040,00 e R$ 330.000,00) Total GERAL DO PIBID: R$ 4.073.280,00
1. DIAGNÓSTICO/PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR 4. REPLANEJAMENTO E NOVAS PROPOSIÇÕES 3. EXECUÇÃO DA ATIVIDADE DE INTERVERÇÃO ESTRUTURA 2. PLANEJAMENTO/ESTUDO E ELABORAÇAO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
SABERES PARA DOCÊNCIA A PARTIR DA ESTRUTURA PIBID/UFU 1. DIAGNÓSTICO Saber da vivência – conhecimento da realidade, interação, imersão, reflexão sobre a problemática da escola; Entrevistas e aproximação dos membros da escola; Leitura/interpretação – estudo de referenciais teóricos que auxiliem na compreensão da escola e práxis docente; Produção escrita/síntese – análise e escrita, síntese das observações, sensibilização para a realidade escolar; Problematização da escola – reflexão dos dados levantados/cotejamento com os referenciais teóricos; Trabalho em grupo – desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo; motivação, sensibilização; Imersão nas atividades rotineiras da escola
Produção do caderno de registro e portfólio; RESULTADOS ESPERADOS 1. DIAGNÓSTICO Produção do caderno de registro e portfólio; Análise da realidade escolar com registros de imagens; Análise de dados coletados em entrevistas com os membros da comunidade escolar; Leituras/estudo de referenciais teóricos; Redação de textos em forma de trabalhos para divulgação dos estudos (relatos de experiências didáticas, artigos, outros)
2. PLANEJAMENTO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO SABERES 2º. MOMENTO 2. PLANEJAMENTO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO Reflexão – pensar a realidade e buscar mecanismos de intervenção; Capacidade propositiva – atitudes propositivas para a profissionalização docente ; Organização de dados – capacidade de gerenciar/organizar os dados e, a partir deles, propor atividades. Trabalho em grupo – desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo; motivação, sensibilização
RESULTADOS ESPERADOS – 2º. MOMENTO 2. PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO Produção do caderno de registro; Planejamento de atividades didáticas/pedagógicas; Elaboração de recurso didático – mídias, jogos, protocolos, roteiros, visitas, edição de imagens etc) Leituras/estudo de referenciais teóricos; Redação de textos em forma de trabalhos para divulgação dos estudos ou pesquisas
SABERES PARA DOCÊNCIA 3º. E 4º. MOMENTOS 3/4. EXECUÇÃO E ADAPTAÇÃO Saber da experiência – conhecimento da complexidade e da problemática da execução de ações de intervenção; Ação/reflexão – execução de atividades de intervenção – vivências didáticas, experiências pedagógicas; Capacidade avaliativa – avaliação da atividade, percepção dos limites e potencialidades da ação desenvolvidas; Reflexão na ação – reflexão da execução das atividades de intervenção, melhoramento, percepção das dificuldades, replanejamento e adequação; Trabalho em grupo – desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo; motivação, sensibilização
RESULTADOS ESPERADOS – 3º. E 4º. MOMENTOS 3/4. EXECUÇÃO E ADAPTAÇÃO Produção do caderno de registro; Interpretação e análise de relatos de experiência didático-pedagógicas; Relatório de avaliação da execução das atividades didáticas/pedagógicas incluindo registro de imagens; Divulgação dos resultados; Adequação dos recursos didáticos produzidos; Redação de textos em forma de trabalhos para divulgação dos estudos ou pesquisas.
ALGUNS RESULTADOS E ATIVIDADES DO PIBID-UFU Inserção dos licenciandos em escolas do sistema público Biologia Física - Pontal
ALGUNS RESULTADOS PIBID-UFU Produção de recursos didáticos Biologia Física – Santa Mônica Geografia
Oficinas na universidade Matemática – Santa Mônica Oficina de dobradura Filosofia O ensino da filosofia contemporânea
Reuniões de estudo e planejamento Pedagogia Ensino Médio Línguas Estrangeiras Francês
Análise de materiais didáticos utilizados nas escolas Línguas Estrangeiras – Inglês, Espanhol e Francês
Atividades didáticas com uso de tecnologias Matemática, Física, Química e Biologia
Atividades de sensibilização e dramatizações História e Cultura Afro-brasileira Sociologia
Valorização das potencialidades artísticas História e cultura afro-brasileira Sociologia
Brinquedoteca – USP - SP Visitas Técnicas Pedagogia – Pontal Brinquedoteca – USP - SP Química – Santa Mônica Estação Ciências - SP
Viagens e visitas técnicas Língua Portuguesa Museu da Língua Portuguesa - SP Matemática e Pedagogia – Pontal USP, Bienal do Livro e Museu da Língua Portuguesa
Seminários e Palestras Línguas Estrangeiras Inglês, Francês e Espanhol Biologia
Monitorias, mini-cursos e atividades de estudo com os alunos da educação básica Química - Pontal Língua Portuguesa
Abertura 2ª. Edição - Uberlândia Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição - Uberlândia
Abertura 2ª. Edição - Ituiutaba Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição - Ituiutaba
Participação em eventos Workshop Alfabetização USP - SP Seminário de Educação, Raça e Etnia Uberlândia MG
Doação de livros para comunidade tijucana Atividades Sociais Divulgação científica na praça Química - Pontal Doação de livros para comunidade tijucana História e Cultura Afro-brasileira
Eventos com participação de bolsistas PIBID/UFU Encontro Nacional de Ensino de Química Encontro Nacional de Ensino de Matemática Semana da Física da UFG Anped Enescpop Encontro de Ensino de Filosofia Encontro Internacional de Climatologia Reunião da Sociedade Brasileira de Química IX Encontro Regional de Matemática Aplicada e computacional X Semana de Matemática – UFU Seminário Municipal de Língua Portuguesa e Literatura; Seminário Regional de Avaliação Educacional; Encontro Nacional de Ensino de Física Encontro Nacional de Ensino de Biologia
Eventos com participação de bolsistas PIBID/UFU 15. VI Seminário Racismo e Educação 16. V Seminário Gênero, Raça e Etnia 17. I Encontro Mineiro de Investigações na Escola 18. I Seminário de avaliação do PIBID/UFU 19. Semana Científica de Estudos Biológicos 20. I Semana Acadêmica: política educacional, memória e prática docente 21. Semana do Meio Ambiente 22. I Encontro Regional de Agroecologia 23. XXI Encontro Regional de Estudantes de Biologia do Sudeste
Alguns números do PIBID (até dezembro 2010) 23
Indicadores para acompanhamento e avaliação PIBID/UFU (resultados coletados a partir dos dados dos relatórios dos subprojetos, num total de 281 respostas) 95 % dos bolsistas afirmam que o PIBID colabora para o melhoramento de sua formação acadêmica 1. Formação Profissional Desses 95% 87% revelam que essa melhoria se dá pela imersão na escola, bem como compreensão da realidade educacional 13% atribuem a essa melhoria as atividades desenvolvidas na universidade
Indicadores para acompanhamento e avaliação PIBID/UFU (resultados coletados a partir dos dados dos relatórios dos subprojetos, num total de 281 respostas) 2. Melhoria das concepções sobre a docência 84 % revelam melhorias em sua concepções sobre o exercício da docência 32% dos bolsistas demonstraram dificuldade de entender a proposta do PIBID no primeiro semestre de atuação 3. Entendimento do programa e de suas diretrizes 4. Relação com os supervisores e coordenadores 92% dos bolsistas afirmaram não terem problemas com os supervisores e coordenadores 72% afirmam que as metodologias propostas eram desconhecidas e contribuem mais para a aprendizagem que a abordagem tradicional 5. Metodologias e uso das tecnologias
Indicadores para acompanhamento e avaliação PIBID/UFU (resultados coletados a partir dos dados dos relatórios dos subprojetos, num total de 281 respostas) 12% dos bolsistas revelaram dificuldade de entrarem no ambiente escolar, principalmente, por falta de apoio da administração escolar. 6. Dificuldade de imersão na escola 7. Cumprimento dos prazos e horários 22% afirmam terem dificuldade de cumprir prazos de entrega de materiais 8. Número de atividades 11% acham que o número de reuniões do PIBID é excessivo 100% afirmam que o PIBID colabora no trabalho em grupo 9. Trabalho em grupo
Indicadores para acompanhamento e avaliação PIBID/UFU (resultados coletados a partir dos dados dos relatórios dos subprojetos, num total de 281 respostas) 12% dos bolsistas revelaram dificuldade de entrarem no ambiente escolar, principalmente, por falta de apoio da administração escolar. 5. Dificuldade de imersão na escola 22% afirmam terem dificuldade de cumprir prazos de entrega de materiais 6. Cumprimento dos prazos e horários 11% acham que o número de reuniões do PIBID é excessivo 7. Número de atividades 100% afirmam que o PIBID colabora no trabalho em grupo 8. Trabalho em grupo
PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PRODOCÊNCIA Estruturação de espaços de apoio pedagógico para os programas de formação: PIBID, PLI, PARFOR; Catalisador de ações integradas e multidisciplinares PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS Convênio firmado entre UC e universidades federais brasileiras
Outras ações em andamento Ações em elaboração/planejamento Revista Eletrônica PIBID/UFU; Livro com os resultados do PIBID; Seminário PIBID/UFU Ações interdisciplinares a serem catalisadas pelo PRODOCÊNCIA
Algumas palavras finais... Os resultados demonstram o impacto dos programas na formação de professores; Dos resultados pode-se destacar a VALORIZAÇÃO DO PROFESSORADO EM FORMAÇÃO pelo fomento de ações específicas da profissionalização docente. OBRIGADO A TODOS!