Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares
O QUE É O PROGESTÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, ORGANIZADO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, PARA ATENDER EM SERVIÇO, GESTORES ESCOLARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. PROMOÇÃO DO CONSED E DE UM GRUPO DE SECRETARIAS DA EDUCAÇAO, COM O APOIO E COOPERAÇÃO DA UNED, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E FUNDAÇÃO FORD.
RESPONSABILIDADES DOS PARCEIROS CONSED: DESENVOLVIMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS TREINAMENTO DOS MULTIPLICADORES ESTADUAIS ASSESSORAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO ESTADO DA BAHIA/MUNICÍPIOS: FINANCIAMENTO DOS MATERIAIS E TREINAMENTO DOS MULTIPLICADORES E TUTORES LOCAIS IMPRESSÃO DOS SEUS MATERIAIS EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PROGESTÃO -BAHIA
SEC/SUPAV/CPE DIREC PROGESTÃO REDE ESTADUAL PROGESTÃO REDE MUNICIPAL COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROGESTÃO PROGESTÃO REDE ESTADUAL PROGESTÃO REDE MUNICIPAL MULTIPLICADOR CENTRAL POLOS DIREC MULTIPLICADORES REGIONAIS MULTIPLICADORES MUNICIPAIS TUTORES CURSISTAS ESCOLAS
Argumentos Básicos Para o Programa MELHORAR O DESEMPENHO E QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: AUXILIAR AS LIDERANÇAS ESCOLARES A SUPERAR DIFICULDADES DA GESTÃO COTIDIANA DAS ESCOLAS, SEM RETIRÁ-LOS DAS SUAS ATIVIDADES; ADOTAR O PROGRAMA COMO POLÍTICA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DEMOCRÁTICO DE AUTONOMIA, COM FOCO NO SUCESSO DOS ALUNOS; CONSTRUIR E ASSEGURAR UM PADRÃO DE QUALIDADE COMUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES;
Pesquisa Prévia ao PROGRAMA (CONSED) Entre os problemas enfrentados pelos gestores escolares foram identificadas dificuldades das equipes escolares no trato com: Processos participativos; Relações com a comunidade; Coordenação pedagógica da escola; Gestão financeira; Gestão de recursos humanos; Evasão e repetência ; Violência; Indisciplina; Articulação do corpo técnico e administrativo; Funcionamento dos conselhos escolares.
OBJETIVO GERAL FORMAR LIDERANÇAS ESCOLARES COMPROMETIDAS COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA, FOCADA NO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1-Contribuir para desenvolver um perfil de liderança democrática; 2-Desenvolver competências em gestão escolar; 3-Valorizar a prática profissional dos gestores escolares; 4-Desenvolver a autonomia de estudo dos gestores na perspectiva de sua educação continuada; 5-Estimular o desenvolvimento de redes de intercâmbio de experiências e informações em gestão escolar; 6-Fortalecer o processo de democratização e autonomia das escolas públicas; 7-Colaborar com a profissionalização da gestão escolar;
Público Alvo (gestores da escola) Participação no Programa (em equipe) Currículo – Modular (por problemas) (foco - competências profissionais)
CARGA HORÁRIA 300 horas distribuídas em: 222 horas de estudos a distância 78 horas de estudos presenciais
ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo 0 Tema: Programa Progestão / Módulo de sensibilização Ação: apresentar o Progestão para a comunidade escolar. Módulo I Tema: Como articular a função social da escola com as especificidades / demandas da comunidade? Conteúdos complementares: Legislação educacional, valores e cultura
ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo II Tema: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Conteúdos complementares: Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Eleição de Gestores Módulo III Tema: Como promover a construção coletiva do Projeto Pedagógico da Escola? Conteúdos complementares: Regimento Escolar, Projeto Pedagógico, Gestão democrática
ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo IV Tema: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola? Conteúdos complementares: Concepções de educação, Pró-letramento, EJA, TOPA e Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação e Avalie Módulo V Tema: Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola? Conteúdos complementares: Diretrizes Regimentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Associações Comunitárias
ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo VI Tema: Como gerenciar os recursos financeiros? Conteúdos complementares: PDE, PDDE, Caixa Escolar e Projeto Pedagógico. Módulo VII Tema: Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da Escola? Conteúdos complementares: PDE, Campanha de Conservação da Escola Pública, Escola e Cultura Local, Prêmio Nacional de Gestão Escolar.
ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo VIII Tema: Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? Conteúdos complementares: Gestar, PDE, Colegiado Escolar, Rede Nacional de Referencia em Gestão Escolar – RENAGESTE Módulo IX Tema: Como avaliar o desempenho institucional da Escola? Conteúdos complementares: Manual de Indicadores da Qualidade na Educação – INDIQUE, Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação, Avalie e SABE
ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo X Tema: Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar? Conteúdos complementares: Projeto Pedagógico, Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação, Avalie, SABE, Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM, IDEB
CURSO A DISTÂNCIA (componentes) OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS (Mídias - Impresso) O SISTEMA DE APOIO À APRENDIZAGEM (tutoria/comunicações) O SISTEMA DE AVALIAÇÃO (descentralizado)
Módulos + Guia Didático + Guia Estadual do PROGESTÃO MATERIAL DO CURSISTA Parceria MEC / CONSED /ESTADO. Kit com 10 Módulos + Guia Didático + Guia Estadual do PROGESTÃO
CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL SÃO TEXTOS DIDÁTICOS ELABORADOS INTENCIONALMENTE PARA USO A DISTÂNCIA COM TECNOLOGIA APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO DOS GESTORES EM SERVIÇO, COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: CARÁTER AUTO-INSTRUCIONAL ARTICULADO A QUESTÕES DO COTIDIANO DAS ESCOLAS VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ADOTA AS OPÇÔES METODOLÓGICAS DA AÇÃO/REFLEXÃO/AÇÃO, DO APRENDER FAZENDO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
A Opção do Programa VÍNCULO COM A PRÁTICA SEM RENÚNCIA AOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS; DESENVOLVIMENTO DE UM PADRÃO DE GESTÃO; APORTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO E DE UMA PRÁTICA SOBRE GESTÃO ESCOLAR; USO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA COM MATERIAL ATRAENTE PARA QUEM ESTUDA E TRABALHA; ADOÇÃO DE UMA LÓGICA DE APRENDIZAGEM (Estudo Individual, em equipe e encontros presenciais); ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAS EM SERVIÇO.
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM POR MÓDULO (30 h) ATIVIDADES A DISTÂNCIA: Estudo individual (50% a 60%) - Ênfase nos Cadernos de Estudo Estudo em equipe (20% a 25%) - Ênfase nos Cadernos de Atividades ATIVIDADES PRESENCIAIS Encontros presenciais ( 20% a 25%) - Atividades coletivas (introdução, socialização, avaliação)
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA PRESENCIAIS INDIVIDUAL EQUIPE TUTORES 50% A 60% (15 A 18 H.) 20% A 25% (6 A 8 H.) 20 A 25% (6 A 8 H). Caderno de Estudo Caderno de Atividades Atividades com tutores
Sistema de avaliação ORIENTAÇÕES GERAIS: Avaliação deve ser: Diagnóstica Processual e formativa Voltado para o desenvolvimento das competências profissionais(objetivos das unidades) Auto-avaliativa De síntese DESCENTRALIZADO: Deve ter critérios definidos pelos Estados
Sistema de Apoio à Aprendizagem Tutoria Individual Coletiva Estruturas: meios de comunicação Estruturas físicas e/ou tecnológicas calendários
ABRANGÊNCIA DO PROGESTÃO NO ESTADO DA BAHIA
Sejam bem vindos !