Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Fundação Roberto Marinho
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
SISTEMÁTICA DO ENCONTRO PRESENCIAL. O que é o Encontro Presencial? Encontro é: Ato de encontrar,Choque, Confluência de rios. (Minidicionário da Língua.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Funções e Atribuições do Diretor
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Foco de Atuação: Atenção Básica
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Atuação dos agentes de Controle Social
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Professor Coordenador de Apoio
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
Transcrição da apresentação:

Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares

O QUE É O PROGESTÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, ORGANIZADO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, PARA ATENDER EM SERVIÇO, GESTORES ESCOLARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. PROMOÇÃO DO CONSED E DE UM GRUPO DE SECRETARIAS DA EDUCAÇAO, COM O APOIO E COOPERAÇÃO DA UNED, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E FUNDAÇÃO FORD.

RESPONSABILIDADES DOS PARCEIROS CONSED: DESENVOLVIMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS TREINAMENTO DOS MULTIPLICADORES ESTADUAIS ASSESSORAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO ESTADO DA BAHIA/MUNICÍPIOS: FINANCIAMENTO DOS MATERIAIS E TREINAMENTO DOS MULTIPLICADORES E TUTORES LOCAIS IMPRESSÃO DOS SEUS MATERIAIS EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PROGESTÃO -BAHIA

SEC/SUPAV/CPE DIREC PROGESTÃO REDE ESTADUAL PROGESTÃO REDE MUNICIPAL COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROGESTÃO PROGESTÃO REDE ESTADUAL PROGESTÃO REDE MUNICIPAL MULTIPLICADOR CENTRAL POLOS DIREC MULTIPLICADORES REGIONAIS MULTIPLICADORES MUNICIPAIS TUTORES CURSISTAS ESCOLAS

Argumentos Básicos Para o Programa MELHORAR O DESEMPENHO E QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: AUXILIAR AS LIDERANÇAS ESCOLARES A SUPERAR DIFICULDADES DA GESTÃO COTIDIANA DAS ESCOLAS, SEM RETIRÁ-LOS DAS SUAS ATIVIDADES; ADOTAR O PROGRAMA COMO POLÍTICA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DEMOCRÁTICO DE AUTONOMIA, COM FOCO NO SUCESSO DOS ALUNOS; CONSTRUIR E ASSEGURAR UM PADRÃO DE QUALIDADE COMUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES;

Pesquisa Prévia ao PROGRAMA (CONSED) Entre os problemas enfrentados pelos gestores escolares foram identificadas dificuldades das equipes escolares no trato com: Processos participativos; Relações com a comunidade; Coordenação pedagógica da escola; Gestão financeira; Gestão de recursos humanos; Evasão e repetência ; Violência; Indisciplina; Articulação do corpo técnico e administrativo; Funcionamento dos conselhos escolares.

OBJETIVO GERAL FORMAR LIDERANÇAS ESCOLARES COMPROMETIDAS COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA, FOCADA NO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1-Contribuir para desenvolver um perfil de liderança democrática; 2-Desenvolver competências em gestão escolar; 3-Valorizar a prática profissional dos gestores escolares; 4-Desenvolver a autonomia de estudo dos gestores na perspectiva de sua educação continuada; 5-Estimular o desenvolvimento de redes de intercâmbio de experiências e informações em gestão escolar; 6-Fortalecer o processo de democratização e autonomia das escolas públicas; 7-Colaborar com a profissionalização da gestão escolar;

Público Alvo (gestores da escola) Participação no Programa (em equipe) Currículo – Modular (por problemas) (foco - competências profissionais)

CARGA HORÁRIA 300 horas distribuídas em: 222 horas de estudos a distância 78 horas de estudos presenciais

ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo 0 Tema: Programa Progestão / Módulo de sensibilização Ação: apresentar o Progestão para a comunidade escolar. Módulo I Tema: Como articular a função social da escola com as especificidades / demandas da comunidade? Conteúdos complementares: Legislação educacional, valores e cultura

ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo II Tema: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Conteúdos complementares: Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Eleição de Gestores Módulo III Tema: Como promover a construção coletiva do Projeto Pedagógico da Escola? Conteúdos complementares: Regimento Escolar, Projeto Pedagógico, Gestão democrática

ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo IV Tema: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola? Conteúdos complementares: Concepções de educação, Pró-letramento, EJA, TOPA e Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação e Avalie Módulo V Tema: Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola? Conteúdos complementares: Diretrizes Regimentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Associações Comunitárias

ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo VI Tema: Como gerenciar os recursos financeiros? Conteúdos complementares: PDE, PDDE, Caixa Escolar e Projeto Pedagógico. Módulo VII Tema: Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da Escola? Conteúdos complementares: PDE, Campanha de Conservação da Escola Pública, Escola e Cultura Local, Prêmio Nacional de Gestão Escolar.

ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo VIII Tema: Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? Conteúdos complementares: Gestar, PDE, Colegiado Escolar, Rede Nacional de Referencia em Gestão Escolar – RENAGESTE Módulo IX Tema: Como avaliar o desempenho institucional da Escola? Conteúdos complementares: Manual de Indicadores da Qualidade na Educação – INDIQUE, Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação, Avalie e SABE

ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR Módulo X Tema: Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar? Conteúdos complementares: Projeto Pedagógico, Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação, Avalie, SABE, Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM, IDEB

CURSO A DISTÂNCIA (componentes) OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS (Mídias - Impresso) O SISTEMA DE APOIO À APRENDIZAGEM (tutoria/comunicações) O SISTEMA DE AVALIAÇÃO (descentralizado)

Módulos + Guia Didático + Guia Estadual do PROGESTÃO MATERIAL DO CURSISTA Parceria MEC / CONSED /ESTADO. Kit com 10 Módulos + Guia Didático + Guia Estadual do PROGESTÃO

CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL SÃO TEXTOS DIDÁTICOS ELABORADOS INTENCIONALMENTE PARA USO A DISTÂNCIA COM TECNOLOGIA APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO DOS GESTORES EM SERVIÇO, COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: CARÁTER AUTO-INSTRUCIONAL ARTICULADO A QUESTÕES DO COTIDIANO DAS ESCOLAS VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ADOTA AS OPÇÔES METODOLÓGICAS DA AÇÃO/REFLEXÃO/AÇÃO, DO APRENDER FAZENDO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A Opção do Programa VÍNCULO COM A PRÁTICA SEM RENÚNCIA AOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS; DESENVOLVIMENTO DE UM PADRÃO DE GESTÃO; APORTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO E DE UMA PRÁTICA SOBRE GESTÃO ESCOLAR; USO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA COM MATERIAL ATRAENTE PARA QUEM ESTUDA E TRABALHA; ADOÇÃO DE UMA LÓGICA DE APRENDIZAGEM (Estudo Individual, em equipe e encontros presenciais); ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAS EM SERVIÇO.

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM POR MÓDULO (30 h) ATIVIDADES A DISTÂNCIA: Estudo individual (50% a 60%) - Ênfase nos Cadernos de Estudo Estudo em equipe (20% a 25%) - Ênfase nos Cadernos de Atividades ATIVIDADES PRESENCIAIS Encontros presenciais ( 20% a 25%) - Atividades coletivas (introdução, socialização, avaliação)

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA PRESENCIAIS INDIVIDUAL EQUIPE TUTORES 50% A 60% (15 A 18 H.) 20% A 25% (6 A 8 H.) 20 A 25% (6 A 8 H). Caderno de Estudo   Caderno de Atividades Atividades com tutores

Sistema de avaliação ORIENTAÇÕES GERAIS: Avaliação deve ser: Diagnóstica Processual e formativa Voltado para o desenvolvimento das competências profissionais(objetivos das unidades) Auto-avaliativa De síntese DESCENTRALIZADO: Deve ter critérios definidos pelos Estados

Sistema de Apoio à Aprendizagem Tutoria Individual Coletiva Estruturas: meios de comunicação Estruturas físicas e/ou tecnológicas calendários

ABRANGÊNCIA DO PROGESTÃO NO ESTADO DA BAHIA

Sejam bem vindos !