Tecnologias e gestão (da informação) III Prof. Simão.

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Tecnologias e gestão (da informação) III Prof. Simão

Evolução das tecnologias utilizadas nos processos administrativos Escrituração. Mecanografia. Processamento de Dados: Aplicações específicas. Centralizado. Atividades Institucionais (visão sistêmica) + amplo uso de recursos de informática: Redes de computadores. Computação distribuída.

Eras Fonte: Hubert Saint-Onge Agrícola Industrial Informacão Conhecimento Inteligência

Crescimento da Internet Para alcançar um mercado de 50 milhões de pessoas participantes: O Rádio levou 38 anos A Televisão levou 13 anos Uma vez aberta ao público em geral, a Internet atingiu esta marca de audiência em apenas 4 anos Fonte: Internet Society

Mini glossário MRP – planejamento das requisições de materiais MRP II – planejamento dos recursos de manufatura JIT – Fabricado quando solicitado BPR – Reengenharia dos processos de negócio TQM – Gestão da qualidade total ERP – Planejamento dos recursos empresariais Y2K – Ano 2000, problema com o Global logistics – logística global

Mini glossário SCM – Gestão da cadeia de suprimentos, de fornecedores eCommerce – comércio eletrônico Data warehouse – armazém de dados Data mining – mineração de dados One-to-one marketing – marketing uma a um, individual, cada cliente é “único” ORM – Gestão de recursos operacionais EAI – Integração das aplicações da empresa

2010 CLOUD Computting Tecnologias e administração Terminal/ Mainframe Client/ServerWeb Computing Y2K BPR Network Computing MRPMRPII ERP SCM Material Requirement Planning Manufacturing Resource Planning Enterprise Resource Planning Supply Chain Management EC e-Commerce TQM JIT Global Logistics One-To-One Marketing Data warehouse Data Mining e-Procurement / ORM Operational Resources Management EAI Enterprise Application Integration

“Empresas que disponibilizam informações centralizadas sobre seus clientes para todos os seus empregados, são aquelas que mais possuem índices de excelência em seu setor.” Patricia Seybold, Patricia Seybold Group CRM - Consumer Relationship Management

O que é CRM ? Mitch Kramer Patricia Seybold Group  “ Customer Relationship Management” “ é uma combinação de processos de negócio e tecnologia que visam entender os clientes com respeito a: –quem são, –o que eles fazem, e –do que eles gostam…” Possibilitado pela TIC Possibilitado pela TIC Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico Processo de Negócio Processo de Negócio

Recolhendo informações Web Consumidores Front Office Aplicações Front Office BD Consumidores Carta Fone Fax Pessoalmente Processo

Necessidade de “mineração” (mining) Mining (Memória Corporativa) (Inteligência Corporativa)

O que é “data mining” ? Mineração de dados Software para encontrar inter relacões, tendências e padrões ocultos dentro dos dados Empregam algoritmos de descoberta e análise

Data Mining “Searching for meaningful patterns in large data sets” Aquisição de conhecimento Motivada e facilitada por: Disponibilidade de grandes conjuntos de dados Tecnologia de data warehouse Internet e E-commerce Análise confirmatória x exploratória: Confirmatória: dada uma hipótese, confirmar ou rejeitar Exploratória: busca por hipóteses aceitáveis

Processos de datamining Data Mining Descoberta Modelagem preditiva Lógica condicional Associações e afinidades Tendências e variações Previsão de saída Forecasting Detecção de desvios Análise de ligações Análise forense

Aplicações de mineração de dados Análise de mercados: Produtos adquiridos em conjunto ou em seqüência. Análise de comportamento: Uso ilícito de cartões de crédito. Previsão: Prever o custo de uma intervenção médica. Controle: Erros de produção.

Exemplos de aplicação Vendas por correspondência: Qual “oferta especial” enviar ao cliente (MKT 1-1). Marketing: Previsão de vendas; Percurso para adquirir um produto / disposição das mercadorias. Bancos: Controle de créditos; Uso e abuso de cartões de crédito. Telecomunicações: Distribuição tarifária.

10 princípios de gestão da informação efetiva  Web content management  Gestão do conteúdo web  Document management  Gestão de documentos  Records management  Gestão de registros  Digital asset management  Gestão de ativos  Learning management  Gestão da aprendizagem

 Learning content management systems  Sistemas de gestão de conteúdos de aprendizagem  Collaboration  Colaboração  Enterprise search .