MARKETING Apresentações iniciais (professor e alunos). Professor Danilo (danilo.sampaio@ufjf.edu.br) EMENTA Fundamentos de marketing. O ambiente e a administração de informações de marketing. O marketing de serviços. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado. O composto de marketing. Plano de marketing. Tendências de marketing. OBJETIVO Proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários para entender as principais correntes teóricas que abordam a questão do marketing nas organizações, destacando algumas questões fundamentais como o estudo do composto de marketing, do relacionamento com o consumidor e de estratégias mercadológicas contemporâneas que emergem na competição local e global. LINKS RECOMENDADOS PARA PESQUISA E ACESSO A ARTIGOS (plano de ensino e slides - acesso pelo endereço: www.danilodeoliveirasampaio.com
METODOLOGIA / ATIVIDADES DIDÁTICAS Marketing METODOLOGIA / ATIVIDADES DIDÁTICAS Metodologia/Recursos: 1. Aulas expositivas 2. Estudo dirigido e debates de temas específicos 3. Estudos teóricos (artigos) 4. Seminários 5. Estudo de caso - Data show (slides); Quadro; Vídeos AVALIAÇÃO* Provas individuais Seminários Artigos/atividades
Marketing marketing... Ou propaganda?
Marketing? Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros (KOTLER, 2007). MARKETING, Além da propaganda...
Processo Administrativo e Social MARKETING: Sociedade Pessoas Empresas Processo
Sobrevivência / privação Necessidade Humana... Necessidade Sobrevivência / privação
Cultura / personalizada Desejo... Desejo Cultura / personalizada
Valor... Percepção de Valor... Diferença entre o que se ganha comprando algo e o que se gasta para comprá-lo... Valor benefícios Por que você compra este produto?
Troca... Mercado... TROCA MERCADO Oferta e demanda
Orientação... Produção Vendas Marketing Marketing societal Marketing de relacionamento MARKETING HOLÍSTICO...