O mercado farmacêutico de Doenças genéticas raras – Por quê um novo modelo? Cenário grandes oportunidades para novos desenvolvimentos ~7000 doenças órfas.

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Transcrição da apresentação:

O mercado farmacêutico de Doenças genéticas raras – Por quê um novo modelo? Cenário grandes oportunidades para novos desenvolvimentos ~7000 doenças órfas Individualmente raras, mas Em grupo afetam 1 em 10 25 milhões de americanos 25-30 mi Europeus 50% crianças 85% graves e ameaçam a vida Incentivos para desenvolvimento de drogas órfas (orphan drug act) - exclusividade de mercado - rapidez para aprovação To be as brave as the people we help

Novos Modelos de Empresas - 23/08/10 Setor: Farmacêutico Impacto x grau de Incerteza  Fatores- chave relevantes para o sucesso de empresas do mercado farmacêutico de doenças raras Descoberta de um novo concorrente para a mesma classe terapêutica Parcerias com o governo para viabilizar o tratamento gratuito através de programas de acesso a medicamentos Aumentar o diagnóstico do número de pacientes através de campanhas sobre a conscientização das doenças (alto índice de subdiagnóstico) Quebra de patentes Biosimilares Fusões e aquisições Alterações regulatórias Novas barreiras para a inclusão de drogas de alto custo no SUS Impacto Grau de incerteza To be as brave as the people we help 3

Novos Modelos de Empresas - 23/08/10 Setor: Farmacêutico Matriz de Impacto x Grau de Incerteza To be as brave as the people we help 4

Forças/Fatores Atual Futuro Novos Modelos de Empresas - 23/08/10 Setor: Farmacêutico Ambientes Operacionais: Atual e Futuro Forças/Fatores Atual Futuro Regulatório Atuação regulatória intensa da Anvisa. Aumento do controle de preços de produtos colocados no mercado. Grande aumento do controle e inspeção de agentes regulatórios. Patentes O tempo de patentes expiram surgem genéricos e a velocidade de renovação de patentes cai. A velocidade de renovação de patentes cai ainda mais: redução da rentabilidade do setor. Fusões e Aquisições Aumento do número de fusões e aquisições. Grandes companhias compram as pequenas empresas de nicho biotecnologico. Poucas e gigantes no mercado com a redução de custos e ganhos de escala Barreiras Comerciais Confiança de clientes em algumas marcas conhecidas e ainda desconfiança com relação aos genéricos. Aumente da confiança com relação aos genéricos. Novas Descobertas Redução do número de grandes descobertas (Biotecnologia) Descobertas se tornam muito caras e bastante específicas. To be as brave as the people we help 5

Valores Shire To be as brave as the people we help

Análise SWOT – Shire HGT Brasil Forças Oportunidades Companhia ética; Líder de mercado; Faturamento de 60% fora dos EUA Alta qualidade dos produtos Agilidade nos processos internos Estrutura matricial Tecnologia patenteada: ativação gênica Excelente imagem institucional Operação 100% da capacidade Aquisição de novas companhias atuantes no nicho de necessidades não atendidas Concorrência com problemas no abastecimento de seus produtos Potencial do mercado em que atua ainda pouco explorado apenas 20% dos pts identificados e em tratamento Ameaças Fraquezas Falta de associações de pacientes fortes Falta de políticas públicas que garantem o acesso aos tratamentos Barreiras políticas para dificultar o acesso a drogas de alto custo Ano eleitoral Cia jovem Pouco voltada para a gestão de talentos Pouquissímo processual – cuidado com o caos To be as brave as the people we help

Nível de importância para os clientes 1 2 3 4 5 Custo x Eficácia/Qualidade X Disponibilidade Reputação da marca Recomendação/Prescrição médica Inovação Processos internos Capacidade de produção To be as brave as the people we help

Desempenho da empresa em relação aos seus competidores 1 2 3 4 5 Custo X Eficácia/Qualidade Disponibilidade Reputação da marca Recomendação/Prescrição médica Inovação Processos internos Capacidade de produção To be as brave as the people we help

Matriz de Importância/Desempenho 5 4 3 2 1 Importância Zona de excesso B C F E H Zona apropriada G D A Zona de melhoramento Zona de ação urgente Legenda: A – Custo, B – Eficácia/Qualidade, C – Disponibilidade, D – Reputação da marca, E – Recomendação/Prescrição médica, F – Inovação, G – Processos Internos, H – Capacidade de produção To be as brave as the people we help

Ações Propostas - Gestão Inovação Melhorar a comunicação sobre os objetivos, visão e valores Promover a cultura da flexibilidade e da diversidade Incentivar a transparência: sugestões, aprendizado Estrutura organizacional Treinamento para acomodar o crescimento Contratação dos melhores do mercado Resultado Remuneração agressiva de acordo com desempenho Oferta de ações não somente aos cargos estratégicos = universal To be as brave as the people we help

Ações voltadas para pessoas Recrutamento de talentos Melhorar a imagem instutional da empresa para outros mercados – Por que trabalhar na Shire? Oferecer plano de desenvolvimento de carreira Ocorrem muitas promoções e atualmente não temos pessoas para assumirem posições de média gerência internamente – trabalhar no plano de sucessão Aplicação de avaliações comportamentais Melhorar o “autoconhecimento” e o “interconhecimento da equipe” através de matrizes como MBTI, DISC Atividades de “team building” Muitos funcionários recem-contratados Melhorar a integração para que as pessoas se adaptem e trabalhem efetivamente na estrutura matricial (colaborativa) Desenvolver a descrição dos cargos através de modelos de competências Permitir que o funcionário tenha maior autonomia nas tomadas de decisões e melhorar o trabalho colaborativo Realização assessments visando reclassificação, reestruturação e promoção To be as brave as the people we help

Ações voltadas para Tecnologia Implementação de sistemas para melhoria da gestão dos processos: Marketing e Regulatório Desenvolvimento de materiais promocionais – implementação do ZINC Budget Aplicativos promocionais em IPad (força de vendas) Programa de suporte aos pacientes Faturamento de Vendas e supply chain Forecast Sistema de logística CRM Qualidade Implementação do laboratório de CQ TI Intranet Criação de plataforma de integração da informação To be as brave as the people we help

Melhorar a efetividade e velocidade dos processos. Resultados esperados Promover a inovação para melhorar a competitividade e os resultados financeiros; Melhorar a efetividade e velocidade dos processos. Contratar, manter, promover e desenvolver talentos, para garantir o crescimento sustentável. To be as brave as the people we help

Impacto de outros mercados P e.x: Sistemas de transporte: Os produtos comercializados pela Shire no Brasil são todos importados, uma greve da receita federal, pode gerar atraso na entrega e consequentemente interrupção no tratamento dos pacientes. A Shire também atua auxiliando no diagnóstico, enviando testes para serem realizados no exterior, a greve alfandegária, também impacta no diagnóstico dos pacientes To be as brave as the people we help