Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Oficina Pedagógica com Professores Municipais de Ouro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
REPORTAGEM - Características
A Educomunicação e o Jornal Mural
Jornal Mural Literário Módulo I Características
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
CRÔNICAS.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Um grande gênero jornalístico
Planejamento PNAIC 2014.
A notícia.
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
ARTIGO CIENTIFICO.
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Redigindo a opinião do grupo.
Ponto de partida Capítulo 3
EDITORIAL.
Textos dos media Maria Serafina Roque
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Jornalismo literário.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
GÊNEROS TEXTUAIS.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Dicas para entrevistas
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Professor Jardson Brito
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
MEU ESTIL0 DE SER NO MUNDO CIRCUNDANTE (Norma Aparecida Silveira de Moraes) “No palco da vida, cada um escreve a sua história e sua subjetividade, representando.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Textos e textos Profª Sheila.
Transcrição da apresentação:

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Oficina Pedagógica com Professores Municipais de Ouro Preto Agosto de 2007 Casa do Professor Ouro Preto Autora: Ângela Aparecida Silva Cardoso Designer: Shayene Silva Cardoso

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A Linguagem Jornalística Objetivos: Discutir os diferentes tipos de textos utilizados na linguagem jornalística: Construir textos jornalísticos.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Linguagem é qualquer sistema de sinais, símbolos e recursos que o ser humano utiliza para se comunicar, isto é, para transmitir suas idéias e seus sentimentos. (SARGENTIM, 1998)

Elementos da Comunicação

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística O jornal e a publicidade -A notícia -A reportagem -O editorial -A crônica -A carta ao leitor -A entrevista -A propaganda -Os classificados -Os cartuns ou charges

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A NOTÍCIA É o relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade. Deve informar o que aconteceu, quem participou, onde e quando aconteceu o fato. É formada por manchete e texto. Podendo também ter ilustração e legenda.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A REPORTAGEM É um texto jornalístico que tem o objetivo de informar o leitor sobre um assunto importante para ele. Uma reportagem contém normalmente três partes: manchete, lead e corpo.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística “A notícia, de um modo geral, informa o fato e, no máximo, seus efeitos e conseqüências. A reportagem busca mais (...) apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos. A notícia não esgota o fato, a reportagem pretende fazê- lo.”(SARGENTIM,1998,p.209) Portanto, a reportagem difere da notícia pelo conteúdo, extensão e profundidade.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística O EDITORIAL Representa a opinião de um jornal sobre um fato e vem acompanhado das evidências dessa opinião. Nele, o redator não veicula apenas suas idéias, mas as de todo um grupo. O editorial se baseia em fatos geralmente veiculados por notícias ou por reportagens. É composto por: -Fato: informa o que acontece; -Opinião: interpreta o fato ocorrido.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A CRÔNICA Na crônica o autor expressa sua opinião a partir de uma observação detalhada das coisas, das pessoas e da vida. Fazendo inferências não apenas com a razão, mas também com a sensibilidade. Pode ser também um pequeno conto. É sempre assinada.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Distinção entre editorial e crônica -O editorial representa a opinião de um jornal ou de uma revista; a crônica, ao contrário, o ponto de vista de uma pessoa sobre a realidade cotidiana. -No editorial, predomina uma linguagem objetiva e jornalística; na crônica, uma linguagem subjetiva e literária.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A CARTA DO LEITOR É um espaço de que o leitor dispõe para expor seu ponto de vista a respeito de qualquer assunto, podendo, assim, participar da formação da opinião pública. Para isso, deve-se ter boa argumentação, clareza de idéias e uso adequado da norma culta.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A ENTREVISTA A finalidade da entrevista é permitir que o leitor conheça opiniões, idéias, pensamentos e observações de personagem da notícia ou de pessoa que tem algo relevante a dizer. Geralmente, os jornais utilizam o estilo indireto ao publicar entrevistas. No entanto, pode-se editar entrevista na forma pergunta e resposta (pingue-pongue).

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística A PROPAGANDA A propaganda, em geral, tem o objetivo de influenciar o leitor, convencendo-o das vantagens de um determinado produto. É composta geralmente por três elementos: slogan, ilustração e texto.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística CLASSIFICADOS Os anúncios classificados, geralmente de pequeno formato e sem ilustração, são feitos por particulares ou por empresas, têm baixo custo e prestam-se à divulgar compra, venda ou aluguel de objetos; serviços profissionais, empregos, etc.

CARTUM OU CHARGE São desenhos humorísticos com fundo de crítica.

Jornais e revistas devem estar presentes nas salas de aulas, para que o professor tenha a oportunidade de comentar com os alunos algumas notícias, despertando neles o interesse pela leitura desses portadores de textos e, ao mesmo tempo, abrindo um espaço para discussão e reflexão dos problemas presentes na sociedade. “Cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, e ensinar a produzi-los e interpretá-los.” (Parâmetros Curriculares Nacionais- Língua Portuguesa, MEC, 1997) Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Referências Bibliográficas: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, SARGENTIM, Hermínio. Língua Portuguesa no Ensino Médio. São Paulo: IBEP, SARGENTIM, Hermínio. Montagem e desmontagem de textos – Português -Ensino Fundamental), 1ª ed. São Paulo: IBEP, SILVA, Antônio de Siqueira & BERTOLIN, Rafael.Curso Completo de Português. São Paulo: IBEP,

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Classificados Poéticos Roseana Murray Procura-se algum lugar no planeta onde a vida seja sempre uma festa onde o homem não mate nem bicho nem homem e deixe em paz as árvores da floresta. Procura-se algum lugar no planeta onde a vida seja sempre uma dança e mesmo as pessoas mais graves tenham no rosto um olhar de criança.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Colecionador Colecionador de cheiros troca um cheiro de cidade por um cheiro de neblina um cheiro de gasolina por um cheiro de chuva fina um cheiro de cimento por um cheiro de orvalho no vento Asas Quero asas de borboleta azul para que eu encontre o caminho do vento o caminho da noite a janela do tempo o caminho de mim

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Equilibrista Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo o dia. Troco um fusca branco por um cavalo cor de vento um cavalo mais veloz que o pensamento Quero que ele me leve pra bem longe e que galope ao deus-dará que já me cansei deste engarrafamento...

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Perdi maleta cheia de nuvens e de flores, maleta onde eu carregava todos os meus amores embrulhados em neblina. Perdi essa maleta em alguma esquina e algum sonho e desde então eu ando tristonho sem saber onde pôr as mãos. Se andando pelas ruas você encontrar a tal maleta, por favor, me avise em pensamento que eu largo tudo e vou correndo....

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha. Tem dois amplos salões onde você poderá oferecer banquetes para os duendes e anões que moram na floresta ao lado. Tem jardineiras nas janelas, onde convém plantar margaridas. Tem quartos de todas as cores que aumentam ou diminuem de acordo com o seu tamanho e na garagem há vagas para todos os seus sonhos.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha. Tem dois amplos salões onde você poderá oferecer banquetes para os duendes e anões que moram na floresta ao lado. Tem jardineiras nas janelas, onde convém plantar margaridas. Tem quartos de todas as cores que aumentam ou diminuem de acordo com o seu tamanho e na garagem há vagas para todos os seus sonhos.

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Perdi maleta cheia de nuvens e de flores, maleta onde eu carregava todos os meus amores embrulhados em neblina. Perdi essa maleta em alguma esquina e algum sonho e desde então eu ando tristonho sem saber onde pôr as mãos. Se andando pelas ruas você encontrar a tal maleta, por favor, me avise em pensamento que eu largo tudo e vou correndo....

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – OFICINA: A Linguagem Jornalística Equilibrista Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo o dia. Troco um fusca branco por um cavalo cor de vento um cavalo mais veloz que o pensamento Quero que ele me leve pra bem longe e que galope ao deus-dará que já me cansei deste engarrafamento...