Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
Os sais e a sua solubilidade em água
ALGUMAS PROPRIEDADES QUÍMICAS
Professora: Helena Felgueiras
Resumos das experiências
Magia sem truques – Basta ser químico
Magia sem truques -basta ser Químico
Magia sem truques: Basta ser Químico!. Actividade experimental nº1 Procedimento: Transferimos 50 ml de água de uma proveta para um globé e medimos a temperatura.
Magia sem truques - Basta ser químico Trabalho realizado por: João, Joaquim e Pedro.
Nº1- Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco.
Registo de resultados O que nós observamos foi a transformação por acção da corrente eléctrica que se decompôs ou seja uma transformação de uma substância.
Actividade experimental nº 3
Electrólise do Cloreto de Cobre
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor
Actividade Experimental nº1
Decomposição do bicarbonato de sódio por acção do calor:
pH das soluções do quotidiano
Mestres da Química.
MAGIA SEM TRUQUES – BASTA SER QUÍMICO ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Nº5 Nesta actividade, fizemos a decomposição do cloreto de cobre(II) em cloro (gasoso) e.
Reactividade dos metais
Magia sem truques, basta ser quimico! João Barroso & Pedro Oliveira Turma 5C, 2ª Semana.
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
SOLUÇÕES By ducha.
QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Transformações Físicas e Transformações Químicas
Tipos de Reacções Químicas
Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão
Química –ENEM jozimar.com
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
Ácidos e bases.
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
SOLUÇÕES.
Instituto Hidrográfico
Actividades de Matemática e
Lei da Conservação da Massa – Lei de Lavoisier
Trabalho realizado por: Ana Luisa Custódio, n.º1 Ana Rita Martins; n.º 2 David Trindade, n.º8 José Rosário, n.º /2012.
SOLUÇÕES
Substâncias iónicas.
Reacções de oxidação-redução
Soluções.
Professores: Betinha / Marcos
As Reacções Químicas como Rearranjo de Átomos
EQUILÍBRIO QUÍMICO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO EQUILÍBRIO
EXERCÍCIOS DE SOLUBILIDADE
Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco
Propriedade das soluções Nomes: João Paulo Bruscadin Nº Rafael Truffa Nº Rafael Truffa Nº
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Actividade exprimental nº1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova.
Centro Educacional Barreiros
Experiência nº 4 Analisamos o valor de pH dos seguintes produtos:
5ºC Trabalho realizado por : Florinda Ribeiro e João Fonseca.
Magia sem truques – basta ser Químico Actividades Experimentais.
9º ano AND – Maria Luiza Cursino n° 18
Universidade Júnior - Oficinas de Verão Faculdade de Ciências - Química Magia sem truques – basta ser químico!
Prof. Silvio Professor Silvio.
Magia sem truques: Basta ser químico!. Actividade Experimental nº 1 Dissolução de cloreto de amónio e preparação de um refresco Nesta experiência medimos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
 Definição: Quando dissolvidos em água liberam íons de H+  Possuem ph menos que 7  Reagem com as bases produzindo sais  Podem ser altamente corrosivos.
Como se alimentam as plantas?
Prof. Cleverson chacal Soluções Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por.
Magia sem Truques Basta ser Químico.
Magia sem truques, basta ser quimico!!
Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de.
Magia sem truques - basta ser químico!
Os kk koisa Gonçalo Costa Diogo Magalhães
Actividade Experimental nº3
Magia sem truques – Basta ser químico .
Actividade experimental nº1
Transcrição da apresentação:

Magia Sem Truques - Basta Ser Químico !!!!!

Experiência nº 1 ... Nesta experiência, começámos por introduzir 50 ml de água num gobelé e medimos a sua temperatura com um termómetro. De seguida pesámos 10 g de “ tang” que dissolvemos na água com a ajuda de uma vareta. Por fim medimos novamente a temperatura da água (agora misturada com tang). Depois repetimos o mesmo processo com o cloreto de amónio. Observamos que a temperatura da àgua diminuiu 0,5 ºC após a dissolução de Tang e diminuiu 11 ºC após a dissolução de cloreto amónio. Os processos endotérmicos envolvem uma diminuição de temperatura devido a um consumo de energia.

Experiência nº2 Começamos por colocar cada solução na folha de laboratório fornecida. Nesta experiência conseguimos concluir que algumas das misturas formaram-se precipitados, ou seja, ocorreram reacções de precipitação.

Experiência nº3 ... Nesta experiência conseguimos adequirir dois novos conhecimentos: Ficámos a saber que térmolise é uma decomposição de uma substância provocada pelo calor. O outro conhecimento foi a decomposição do bicarbonato de sódio (fermento). E decomposição é a transformação de uma substância formando outras mais simples como por exemplo: o dióxido de carbono, a água e etc.

Experiência nº4 Nesta experiência medimos o pH de vários líquidos, neste caso da coca-cola, sonasol e água da torneira que é respectivamente 3.6, 11.6 e 8.2. Também aprendemos que quando o nível de pH é abaixo de 7 significa que é ácido, e quando é acima de 7 significa que é básico.

Experiência nº 5 Nesta experiência verificámos que a temperatura e o pH de uma substância varia com a influência da electròlise. Para comprovar este facto fizemos a seguinte experiência: Medimos a temperatura e o pH da solução de cloreto de cobre(II). De seguida introduzimos os eléctrodos de grafite na solução , tapando-a com a rolha. Montamos o circuito e ligamos a fonte de alimentação. Observamos a formação de cloro gasoso num dos eléctrodos e cobre sólido no outro eléctrodo. Este resultado deve-se à electrólise do cloreto de cobre (decomposição por acção da corrente eléctrica). Cerca de 1 minuto depois retirámos os eléctrodos de grafite e medimos a temperatura. Vimos que a temperatura subiu e o pH desceu. Constatamos por estas variações que ocorreu uma reacção química.

Experiência nº6 Nesta experiência conseguimos notar as reacções existentes entre: Cloreto de Cobre e Ferro () Cloreto de Cobre e Zinco () Cloreto de Cobre e Cobre () Sulfacto de Cobre e Ferro () Sulfacto de Cobre e Zinco () Sulfacto de Cobre e Cobre () Nitrato de Prata e Ferro () Nitrato de Prata e Zinco () Nitrato de Prata e Cobre ()

Experiência nº7 Começamos por colocar bicarbonato de sódio numa matraz. Depois, entornamos vinagre para um balão. A seguir pesamos o conjunto (balão+matraz) com o balão na ponta. Registamos os resultados e depois quando o vinagre se misturou com o bicarbonato de sódio o peso diminuiu devido ao gás que sai por aberturas entre o balão e a matraz. Entre tanto a reacção do bicarbonato de sódio e o vinagre (dióxido de carbono) faz encher o balão.