O desafio de ensinar a ensinar O desafio de tornar(-se) o outro um professor Wenceslao Machado de Oliveira Jr Faculdade de Educação Unicamp.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Programa aluno pesquisador
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
Educação no contexto do Trabalho
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
A Identidade da minha Escola
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Verbo Língua Portuguesa.
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Sistemas de Educação inclusivos
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto Institucional das escolas Salesianas
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Tema central e eixos temáticos
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Construindo a cultura educacional inclusiva
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
Atividade complementar 04
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

O desafio de ensinar a ensinar O desafio de tornar(-se) o outro um professor Wenceslao Machado de Oliveira Jr Faculdade de Educação Unicamp

QUAL O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO SE DARÁ O PERCURSO DE ESTÁGIO AO LONGO DESTE SEMESTRE

QUAL O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

“Bauman está seguro de que as crises do currículo e da educação não são um problema interno, uma questão de falhas na prática ou nas pesquisas, e sim uma questão ampla de posicionamento: as pessoas – e, nesse caso, as pessoas que têm a ver com o currículo – estão buscando soluções no lugar errado. Mais do que escrever novas prescrições para as escolas, um novo currículo ou novas diretrizes para as reformas, elas precisam questionar a verdadeira validade das prescrições predeterminadas em um mundo em mudança. Em resumo, precisamos mudar de um currículo prescritivo para um currículo como identidade narrativa; de uma aprendizagem cognitiva prescrita para uma aprendizagem narrativa de gerenciamento da vida.” Ivor Goodson Currículo, narrativa e o futuro social

“As diferenças às quais me refiro não têm um sentido identitário ( “As diferenças às quais me refiro não têm um sentido identitário (...), as supostas características específicas de cada indivíduo ou grupo que os distinguiriam de todos os outros. Ao contrário, refiro-me às diferenças no sentido daquilo que justamente vem abalar as identidades (...). O inatual, o intempestivo. Diferenças que fazem diferença.” Elas nos colocam “em estados de sensação desconhecidos que não conseguem expressar-se nas atuais figuras de nossa subjetividade”, pressionando-nos a encontrar outras figuras subjetivas capazes de dar corpo a esta diferença que se fez e se faz em nós, “em proveito do outro que estamos em vias de nos tornar.” Suely Rolnik Mal-estar da diferença

- caminho rumo à diferença (o vir-a-ser professor - caminho rumo à diferença (o vir-a-ser professor... de uma disciplina curricular específica – Música, Biologia, História, Ciências Sociais, Arte, Física, Química, Geografia, Ciências entre outras que podem ou não coincidir seus nomes com os nomes das formações acadêmicas atuais) - um caminho institucional e um caminho pessoal (conhecer e conhecer-se) - formação profissional e reflexão acadêmica (ofício de professor e as perguntas que lhe acompanham) - ao licenciado cabem dois campos de preocupação e reflexão acadêmicas: o do seu conhecimento específico e o da Educação

Desta forma, pode-se dizer que a intenção que norteia esta perspectiva dos estágios seria a de: criar percursos de licenciatura que se pautem pela “mistura” e pelo “estranhamento” como maneiras de realizar a produção subjetiva e profissional do professor de forma mais ampla, densa e tranquilizadora (ao final)

- aproximação e convivência com instituições ou ações não institucionais onde ocorrem ações educativas (campo de estágio) - ação docente situada num contexto educativo (campo de estágio) - espaço de escuta - dos licenciandos (inquietações, desejos, receios, preconceitos...) - da Escola e demais locais culturais onde se dão ações educativas - ampliação da escala de preocupação e de ação do professor (sala de aula, instituição, vizinhança, sociedade)

COMO SE DARÁ O PERCURSO DE ESTÁGIO AO LONGO DESTE SEMESTRE

- qualquer espaço onde se desenvolvem ações educativas pode constituir-se num campo de estágio - neste campo de estágio caberá perguntar: 1. Como minha disciplina específica pode auxiliar/ampliar o entendimento/conhecimento do mundo para as pessoas em idade escolar? [com esta pergunta visamos problematizar a pergunta que os alunos tradicionalmente trazem quando vêm para disciplinas na Faculdade de Educação, as chamadas ELs: Como minha disciplina específica deve/pode ser ensinada?] 2. Quais outras tantas obras culturais tocam em temas, assuntos, conceitos e imagens atinentes à minha disciplina específica que poderiam compor um percurso educativo neste campo de estágio?

- aproximar-se deste campo de estágio para nele reconhecer e respeitar: - as muitas e diversas mediações a que estão sujeitas as ações educativas ali desenvolvidas - as distinções entre Educação e Ensino - as distinções e aproximações entre conhecimento escolar e conhecimento acadêmico - a cultura gestada na própria Escola (campo de estágio) - a cultura que perpassa a Escola (campo de estágio) - as ações de cada “personagem” – pessoa, sujeito, grupo, comunidade – que atua neste campo de estágio - as ambiguidades dos instrumentos e processos de cuidado e controle - as estruturas de gestão e seus imbricamentos no trabalho pedagógico - as concepções e ações de ordem, memória, moral e cidadania que ali circulam e se manifestam em práticas educativas - o ensino aprendizagem como lugar privilegiado da ação docente

- realização de Aproximações do Campo de Estágio como um ato de conhecer - o que são os cadernos de campo (anotações escritas, desenhos, fotografias ou outras formas de registro daquilo que será vivenciado no campo de estágio) - caminho proposto para aproximação e convivência com o campo de estágio - caminho proposto como ponto de apoio às reflexões e ações do estagiário em seu grupo

“O registro como o instrumento de trabalho o mais justo, mas aquele que, ao mesmo tempo, traz toda uma sorte de problemas, pois cria e recria as relações afetivas em torno de situações atuais e das temporalidades recém-caídas no passado.” (RÉS DO CHÃO, 2006) Rés do chão é um Coletivo de Arte formado por artistas contemporâneos que geralmente retomam a discussão do processo e da representação enquanto o próprio fenômeno. Trecho de discussão via e-mail realizado pelo Rés, recebido no dia 03/10/2006 às 06:51. Esse trecho, especificamente resume uma conversa entre Edson Barrus e Cecília Cotrim.

- ação docente no campo de estágio – Plano de Ação (sintonizado consigo mesmo e com o campo de estágio) o desafio da produção coletiva de um único plano de ação que envolva todas as graduações existentes no grupo o desafio de encontrar caminhos outros que não a sala de aula e a forma aula para que os conhecimentos de sua formação – Ciência, Arte, Cultura – circulem pela escola ou campo de estágio - o desafio de tomar a produção dos demais alunos como descoberta de outros possíveis lugares e formas de ação e preocupação docentes o desafio de trazer sua área de conhecimento a partir de obras da cultura não escolar (imagéticas, escritas, corporais...), que se encontra com o desafio de utilizar outras linguagens

Ele é negro, jovem, bonito, educado. Não estudou. Hoje: supletivo Ele é negro, jovem, bonito, educado... Não estudou...Hoje: supletivo! Conhecimento...Quem descobriu o Brasil? Quando começou a República? AI-5? O que ele gosta é fluido, é moderno, é ciência! Toca sax, ouve sax, é culto! O que ele faz é fluido, é moderno, é ciência! Tecnologia, comunicação! Chip! Supletivo!

Estava eu, em mais um fatídico dia de minha vida quando, de repente, não mais que de repente, em quanto o professor estava de costas para a sala que, milagrosamente, permanecia por alguns curtos instantes em silêncio, um aluno, trajando o uniforme de um determinado time de Campinas – aquele que tem um cinto de segurança no peito, que não tem título (e por isso seus torcedores não podem votar), que tem o maior estádio do mundo(tão grande que uma volta olímpica nunca foi dada) – dirigiu a palavra ao ser que ministrava a aula: - Professor, outro dia eu tava passando na ‘Princesa D’Oeste’ e vi que ia tê jogo no ‘Galinhero’. Mas eu só tinha dois conto na carteira, pra pegá o ônibus. Daí, um cara me disse que eu podia entrá por um real e depois ainda dava pra eu almoçá no ‘Bom Prato’. Então, o Mestre, com carinho, respondeu: - O pior é ganhar oito reais – que dão pra comprar ‘dois pastel e um chopps’ – e ainda ter que ouvir isso! E dirigindo-se a minha pessoa, com sua expressão facial visivelmente transfigurada, disse: - Professor não ganha salário, recebe indenização!

DAM DAM DAM DAM DAM DAM. TTITIDAMDIM TITIDAMDIM. Bora lá DAM DAM DAM DAM DAM DAM..... TTITIDAMDIM TITIDAMDIM..... Bora lá ....negativa pra direita, virada de jogo. Negativa pra esquerda, virada de jogo. Negativa, virada de jogo. "Cada um conta até dez". Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo. "encolhe mais a perna". Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo. "Mais embaixo". Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo.Negativa, virada de jogo....

- as produções, os pensamentos, planejamentos e ações realizadas no campo de estágio e as produções voltadas às trocas na universidade serão tomadas como corporificações das novas figuras subjetivas que se fazem e se farão: a de professor e a de professor de uma disciplina específica (Música, Biologia, História, Ciências Sociais, Arte, Física, Química, Geografia, Ciências entre outras)‏

- as produções, os pensamentos, planejamentos e ações realizadas no campo de estágio e as produções voltadas às trocas na universidade serão tomadas como corporificações das novas figuras subjetivas que se fazem e se farão: a de professor e a de professor de uma disciplina específica (Música, Biologia, História, Ciências Sociais, Arte, Física, Química, Geografia, Ciências entre outras)‏

Poderíamos resumir o papel do estágio na formação do professor em: - dar corpo a professores que tenham como preocupação acadêmica tanto seu campo específico de conhecimento como a Educação e que tenham profundo respeito por aqueles que atuam nas diversas e multifacetadas ações educativas que acontecem diariamente no Brasil, ainda que a eles dirijam críticas e proposições outras; - ser um momento de desconstrução de muitos dos mitos, preconceitos e generalizações acerca das instituições e ações educativas; - criar as mais diversas e amplas possibilidades para que as diferenças, postas nos alunos em seu tornar-se professores, se corporifiquem neles próprios e na turma com mais tranqüilidade, justamente por conta da ampliação do entendimento do que vem a ser o ofício do professor.