Grupo 2 componentes: Ana Célia Alencar Fonteles Carlos Alberto Eilert Cleise P. da Silva Dalvelina da Costa Leite Joana D´arc Parente dos Reis Maria Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Caravana Nacional em Defesa do SUS
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
PLANO DE GESTÃO.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Minas Gerais.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
7 e 8 BRASÍLIA / DF. Profissionalização e Qualificação do SUAS na visão do Controle Social.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Comissão de EJA de Alagoas
Vigilância Sanitária Controle Social e Proteção da Saúde
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
Sistema Único de Saúde - SUS
Rio de Janeiro.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Quais os objetivos a serem traçados a partir deste Fórum Regional?
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
NOSSA CULTURA ESTADO DO PARÁ Tacacá. Teatro da Paz. Açaí.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

Grupo 2 componentes: Ana Célia Alencar Fonteles Carlos Alberto Eilert Cleise P. da Silva Dalvelina da Costa Leite Joana D´arc Parente dos Reis Maria Carlos Moreira Maria Luiza Ortiz Nunes da Cunha Marta Luiza Damasco da Sá Mirtes Barros Bezerra Peniel Pacheco Silvana Maria Ribeiro Arruda de Miranda Vera Marta Ferra B.Roder

QUAIS OS OBJETIVOS A SEREM TRAÇADOS A PARTIR DO FÓRUM REGIONAL? TER ASSENTO PERMANENTE COMO UM REPRESENTANTE DO GOVERNO NO CONSELHO FORTALECER O LACEN GARANTIR A PERMANÊNCIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA COMO ORGÃO INTEGRANTE DO SUS FORTALECER A EXECUÇÃO ORCAMENTÁRIA E O PLANEJAMENTO DA VISA DAR MAIOR VISIBILIDADE DA MISSAO DA VIGILANCIA SANITARIA PARA A POPULAÇÃO TER UMA POLÍTICA GOVERNAMENTAL DAS TRÊS ESFERAS DE ESCLARECIMENTO DO COMPROMISSO SOCIAL E EDUCACIONAL DA VISA PARA A POPULAÇÃO. GARANTIR A FORMAÇAO EDUCACAO PERMANENTE DOS TECNICOS DE VISA NAS TRÊS ESFERAS. DISCUTIR A POLITICA DE PESSOAL PARA ESTRUTURAÇÃO DAS VISAS. ESTIMULAR A CRIACAO DE UMA CARREIRA ESPECIFICA DA VISA.TER ASSENTO PERMANENTE COMO UM REPRESENTANTE DO GOVERNO NO CONSELHO SAÚDE FORTALECER O LACEN GARANTIR A PERMANÊNCIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA COMO ORGÃO INTEGRANTE DO SUS FORTALECER A EXECUÇÃO ORCAMENTÁRIA E O PLANEJAMENTO DA VISA DAR MAIOR VISIBILIDADE DA MISSÃO DA VISA PARA A POPULAÇÃO TER UMA POLÍTICA GOVERNAMENTAL DAS TRÊS ESFERAS DE ESCLARECIMENTO DO COMPROMISSO SOCIAL E EDUCACIONAL DA VISA PARA A POPULAÇÃO. GARANTIR A FORMAÇAO EDUCACAO PERMANENTE DOS TECNICOS DE VISA NAS TRÊS ESFERAS. DISCUTIR A POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS PARA ESTRUTURAÇÃO DAS VISAS. ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE UMA CARREIRA ESPECÍFICA DA VISA.

QUE COMPROMISSOS OU ENCAMINHAMENTOS PODEM SER ESTABELECIDOS? INFORMAR AS SECRETARIAS EXECUTIVAS DOS CONSELHOS DE SAÚDE ESTADUAL E MUNICIPAL COM RELAÇÃO AOS EVENTOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E AS VISITAS TÉCNICAS PELA VISA NACIONAL. A VISA DEVE ESTAR DENTRO DA SECRETARIA DE SAÚDE DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. CONCURSO PUBLICO PARA A CARREIRA. LIBERACAO DE RECURSO FIANCEIROS PAS OS LACENS EXERCEREM SEU PAPEL DE VIGILANCIA LABORATORIAL FORTALECER A PARTICIPACAO MASSISSA DOS CONSELHOS DE SAUDE NO PDVISA

QUAL A EXPECTATIVA REGIONAL COM RELAÇÃO AO FÓRUM NACIONAL DE VISA? CRIAR UMA AGENDA PERMANENTE (garantir a realizacao dos fóruns regionais) IMPLEMENTAÇAO DO PDVISA N DEFINICAO DA ESTRUTURACAO DA CARREIRA DA VISA COM ABRANGENCIA NAS TRES ESFERAS ACOES PARA FORTALECIMENTO DA VISA COMO ACAO DE SAUDE E ORGAO INTEGRANTE DO SUS QUE SE AMPLIE A PARTICIPACAO DAS VISAS NOS PROXIMOS REGIONAIS COM A PARTICIPACAO DA VIGILANCIA AMBIENTAL QUE O ENCONTRO TRAGA MAIOR CONSCIENTIZACAO QUANTO A NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DO PDVISA(NÃO DESMOBILIZAR APÓS MOBILIZAR) MAIOR INTEGRACAO ENTRE AS ESFERAS E VERTENTES DA VIGILANCIA EM SAÚDE (ambiental,trabalhador,sanitária e epidemiológica) PROMOVA ESTABELECIMENTO DE NOVAS METAS,RESPEITADAS AS DIFERENCAS REGIONAIS GARANTINDO A DOTACAO DE RECURSOS ORCAMENTARIOS E FINANCEIROS. QUE PROMOVA MAIOR UNIFORMIZACAO DA LINGUAGEM (CONCEITOS) ENTRE OS ORGAOS DA VISA NAS TRES ESFERAS MAIOR DIVULGACAO DAS ACOES DA VISA NO PAIS ATRAVES DOS MEIOS DE COMUNICACAO INTEGRACAO E APLICACAO DE TODAS AS ACOES DAS VISAS MOBILIZACAO PARA IMPLEMENTACAO DO PDVISA

QUE ASSUNTOS DEVEM SER LEVADOS PARA DISCUSSÃO NESTE FÓRUM? CRIAR UMA AGENDA PERMANENTE (garantir a realizacao dos fóruns regionais) IMPLEMENTAÇAO DO PDVISA N DEFINICAO DA ESTRUTURACAO DA CARREIRA DA VISA COM ABRANGENCIA NAS TRES ESFERAS ACOES PARA FORTALECIMENTO DA VISA COMO ACAO DE SAUDE E ORGAO INTEGRANTE DO SUS QUE SE AMPLIE A PARTICIPACAO DAS VISAS NOS PROXIMOS REGIONAIS COM A PARTICIPACAO DA VIGILANCIA AMBIENTAL QUE O ENCONTRO TRAGA MAIOR CONSCIENTIZACAO QUANTO A NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DO PDVISA(NÃO DESMOBILIZAR APÓS MOBILIZAR) MAIOR INTEGRACAO ENTRE AS ESFERAS E VERTENTES DA VIGILANCIA EM SAÚDE (ambiental,trabalhador,sanitária e epidemiológica) PROMOVA ESTABELECIMENTO DE NOVAS METAS,RESPEITADAS AS DIFERENCAS REGIONAIS GARANTINDO A DOTACAO DE RECURSOS ORCAMENTARIOS E FINANCEIROS. QUE PROMOVA MAIOR UNIFORMIZACAO DA LINGUAGEM (CONCEITOS) ENTRE OS ORGAOS DA VISA NAS TRES ESFERAS MAIOR DIVULGACAO DAS ACOES DA VISA NO PAIS ATRAVES DOS MEIOS DE COMUNICACAO.

QUAL SERIA O PRINCIPAL RESULTADO ESPERADO COM A REALIZAÇÃO DE UM FÓRUM NACIONAL? INTEGRACAO E APLICACAO DE TODAS AS ACOES DAS VISAS MOBILIZACAO PARA IMPLEMENTACAO DO PDVISA

QUAIS OS ATORES DEVEM PARTICIPAR? SECRETARIOS ESTADUAIS DE SAÚDE SECRETARIOS MUNICIPAIS DE SAUDE CONSELHOS DE SAUDE DE ESTADO CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAUDE CAMARAS LEGISLATIVAS MINISTERIO PUBLICO PROCONS SISTEMA S ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA SOCIEDADE OAB CONSELHOS FEDERAIS DE SAUDE MOVIMENTOS SOCIAIS NACIONAIS E CENTRAIS SINDICAIS,CUT,MST,VIA CAMPESINA E OUTROS