WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Discilpina: Nutrição de Plantas
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Trabalho de História Egito Antigo
JARAGUA PEAK TOUR GUIDE WEBQUEST 6ºANO 2ºBIMESTRE 2009
Webquest sobre a preservação ambiental para alunos do 4º Ano Produzido pelo Prof. Rodrigo de Oliveira Leite EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
O mundo das letras.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Teacher Marilisa Lichtenberg English
A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Leitura de Textos Científicos
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Trabalho final de curso
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Trabalho em grupo.
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
SISTEMA NERVOSO.
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
“THE BIG BROTHER” “1984” George Orwell.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Apresentações em PowerPoint
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
TRABALHO CIENTÍFICO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO.
Forma Canônica e Definições
BICHO DE ARTISTA Webquest da disciplina de Artes
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Softwares Educacionais – Cód
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PROPAI(Projeto de Práticas Administrativas Integradas)/PROPCCI-I (Projeto de Práticas de Ciências Contábeis Integradas) 1S 1º semestre – Fevereiro/2013.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Automação de Escritório II Excel
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
Conscientização sobre a importância do SARESP
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Departamento de ciências exatas e experimentais Disciplina de Física Francisco Máximo Carvalho Materiais de apoio à Disciplina de.
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 7º ano. Professora Débora Soifer

Introdução Que relevância tem, para os jovens nos dias de hoje, aprender Ciências? Essa é uma questão fundamental, relacionada à influência do conhecimento científico e às formas de pensar na construção e consolidação de uma sociedade democrática. Ao aprender Ciências, o jovem estará desenvolvendo uma forma de perceber o mundo que, muitas vezes, contraria o senso comum. À medida que aumenta sua compreensão da estrutura e do funcionamento da natureza, ele estará aprendendo a observar intencionalmente, a formular hipóteses, a experimentar para testá-las, a concluir e, finalmente, a operar os conceitos adquiridos para solucionar novos problemas. Ao fazer a leitura do livro e a confecção do trabalho proposto, o aluno vai reconhecer a importância da biodiversidade no nosso planeta, entender a relação de equilíbrio existente na natureza e valorizar e respeitar a vida em todas as suas formas. Boa leitura e bom trabalho!

Tarefa Os alunos farão a leitura do livro “Bichos Nojentos”, de Nick Arnold (Ed. Melhoramentos), ao longo do mês de maio. Escolherão cinco animais descritos no livro e pesquisarão a sua classificação biológica (conforme estudado no 1° bimestre, em Ciências). Confeccionarão, no mês de junho, um “Guia dos Curiosos”, onde constará, de cada animal escolhido, a pesquisa da sua classificação, uma figura e uma curiosidade retirada do livro e complementada com pesquisa bibliográfica.

Processo Durante o mês de maio, os alunos mostrarão seus avanços na leitura do livro para a professora, através das escolhas dos animais para compor o trabalho. É importante que a professora saiba de suas escolhas para poder auxiliá-lo na classificação biológica.

Após a leitura e feitas as escolhas dos animais para compor o trabalho, o aluno vai pensar no modelo do seu “Guia dos Curiosos”. Nesta etapa, a professora poderá ajudar a encontrar os materiais necessários para confeccionar o trabalho. O aluno fará, ao mesmo tempo, uma pesquisa bibliográfica a respeito de novas curiosidades sobre as espécies escolhidas. É através dessa pesquisa que o estudante selecionará figuras mostrando os animais.

A última etapa do trabalho vai acontecer ao longo do mês de junho e será a parte mais divertida! O aluno vai confeccionar o trabalho, colocando a sua pesquisa à disposição para todos os “curiosos” que quiserem ler! O “Guia dos Curiosos” vai ser confeccionado em casa, mas será exposto para a classe na data seguinte: *7° A: 25/06/2009 *7° B: 26/06/2009

Avaliação O Trabalho fará parte da nota do 2° bimestre, valerá nota 10,0 (dez), sendo analisados os seguintes critérios: Pontualidade na entrega de todas as etapas do trabalho (a serem definidas com a professora, ao longo da leitura); Capricho na confecção do “Guia dos Curiosos”; Conteúdo pesquisado (classificação correta e completa; presença da figura e de curiosidades sobre os animais).

Referências As seguintes referências podem ajudar na sua pesquisa: “O Almanaque de Baratas, Minhocas e Bichos Nojentos”, escrito por Fátima Mesquita (Ed. Original). www.wikipedia.org -www.educacao.ig.com.br

Conclusão “Se não existissem esses bichos nojentos não teríamos pragas, mordidas ou picadas. Bichos nojentos fazem do mundo um lugar pior. Mas fazem um lugar melhor também. E essa é a horrível verdade!” Nick Arnold

Créditos Esta Web Quest foi confeccionada pela professora Débora Soifer, usando como referência o livro: Arnold, N. Bichos Nojentos. São Paulo: Melhoramentos, 2006.