Sistema de gestão de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Percepção em Mobile Learning
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Ajudar as pessoas a aprender
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Reflexões sobre educação online
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Contexto de Educação a Distância
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
Sistema de Gestão de Aprendizagem de Segunda Geração
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Generalidades sobre e-learning
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Interiorização do conhecimento
Gerenciamento de Objetos de Realidade Virtual Reutilizáveis para Ambientes Virtuais de Ensino Aluno: Leonardo Sarmento Orientador: Fernando Fonseca.
Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’
Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração
Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração
Percepção em M-Learning
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Formação de Tutores a Distância
CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – CEMTE 1° ENCONTRO/2008 DOS PROFESSORES COORDENADORES DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA E ASSISTENTES DE BIBLIOTECA.
TV Digital Design da interação com envolvimento do usuário em contexto econômico coletivo.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Rede de Laboratórios de Produtividade de Software Caliane Figuerêdo Paulo Borba
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Escola Secundária da Boa Nova 2013 Aplicações informáticas – Ensino da programação.
Quem somos.Reply Alex Sandro Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Capital Login Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Enoque Calvino Erick Pinheiro.
Uso de Plataforma Virtual de Ensino
E-learning Corporativo. E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática.
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Giselda dos Santos Costa
Nostradamus ® Estimativa em projetos de software Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática – CIn Projeto de Desenvolvimento – if688 Recife,
UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Ensino – Pesquisa – Extensão
DFLP Sistemas Família Finanças Mobile Diogo Fernandes da Silva Lais de Sousa Pinheiro Orientador: Felipe Mancini Co-orientador: Robson Lopes
   Quadro de Mérito Ensino Secundário
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software Thierry Araujo Avaliação dos resultados do projeto SmartSim e perspectivas para.
Aula 2 :: Pensamento Crítico
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
“A contribuição dos grupos PET na questão da sustentabilidade na Amazônia”. Centro Guadalupe – Bragança - PA.
Transcrição da apresentação:

Sistema de gestão de aprendizagem Amadeus Sistema de gestão de aprendizagem

Agenda Apresentação Funcionalidades e aspectos pedagógicos Adaptive Path 29 October 2001 Agenda Apresentação Funcionalidades e aspectos pedagógicos Visão de futuro Ação em Rede Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Sistema de Gestão de Aprendizagem Amadeus Sistema de Gestão de Aprendizagem

www.ufpe.br CCTE-Cin-UFPE

Heiner Stuckenschmidt, Alemanha Henrique Seabra Hugo Calazans Adaptive Path 29 October 2001 Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Aurione Alves Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cristian Rusu, Chile Cynthia Belleza Daniel Julião Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Floriano Melchiades Frederico Freitas Gilberto Nunes Gleibson Rodrigo Guilherme Carvalho Hector Paulo Heiner Stuckenschmidt, Alemanha Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues J-C. Regnier, França João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Joseane Ribeiro Júlio Markovitch Laís Neves Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Natanael Silva Nelson Rosa Parnésio Damasceno Raoni Franco Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rodrigo Siqueira Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima SENAI, RN Sérgio Mendonça Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua VH Consultores Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Inspiração Agentes Micromundos e Análise do Desenvolvimento no Uso de Instrumentos Jean Piaget Amadeus (Mozart) !? Verdadeira Inspiração: Villa Lobos… ... e o povo brasileiro

História 2001-2004 Projeto Protem-CC 2003 Criação do grupo CCTE 2005-2007 Projeto: CNPq, MEC, FINEP, FACEPE 2008: alfa Primeira versão no II ESLPE (0.1 unstable) Convite para integrar o softwarepublico.gov.br Cooperação nacional e Internacional 2009-2010: versão beta 0.6 a 0.9 Versão estável e em produção

Características Interfaces simples e consistentes Elementos da Web 2.0 Percepção social e visualização de dados Arquitetura Distribuída e Multimídia Servidor de jogos multiusuários Servidor de objetos de aprendizagem multiusuários Servidor multimídia Suporte a diversas estratégicas didáticas de ensino Construtivista e sociohistórica Multiplataforma Internet, Sistema Brasileiro de TV Digital, Desktop Mobile learning

vídeo Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Diversidade

Adaptive Path 29 October 2001 TV Celular Internet Local Tutoring Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Funcionalidades e aspectos pedagógicos Amadeus Funcionalidades e aspectos pedagógicos

Problemas abordados Complexidade do trabalho docente Avaliação em EaD Adaptive Path 29 October 2001 Problemas abordados Complexidade do trabalho docente Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Percepção social em interface web e ambientes síncronos Aspectos da web 2.0 (ajax) Complexidade da tutoria Percepção e privacidade na atividade de formação Visualização de grandes massas de dados: colaboração Mediação de práticas de aprendizado informal Extensão da experiência em plataformas móveis e TVDi E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e- learning Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Problemas abordados Dificuldades de integração de jogos Adaptive Path 29 October 2001 Problemas abordados Dificuldades de integração de jogos Uso ineficaz de vídeos on line Cultura recente da Educação a Distância Isolamento dos alunos Acesso a equipamentos de medida Uso off line de simuladores Aprendizado informal Resultados: disponíveis em http://www.cin.ufpe.br/~ccte Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

1º Momento: Usabilidade da Interface Web Adaptive Path 29 October 2001 1º Momento: Usabilidade da Interface Web Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

2º Momento: Extensão da Experiência

Resolução de problemas Adaptive Path 29 October 2001 Resolução de problemas Construção colaborativa de representações Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Interação local e remota e manipulação de dados em tempo real Adaptive Path 29 October 2001 Interação local e remota e manipulação de dados em tempo real Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Adaptive Path 29 October 2001 Refletir sobre a prática e refletindo sobre comportamento próprios ou de terceiros... Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Imersão em contextos lúdicos e de simulação Adaptive Path 29 October 2001 Imersão em contextos lúdicos e de simulação Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Mobile Learning Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Mobile Learning Adaptive Path 29 October 2001 CCTE-Cin-UFPE 23 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115 23

Novos Cenários Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Integração com o Sistema Brasileiro de TV Digital

Best Master Degree Award @ SBC’ SBIE 2007 2009 Adaptive Path 29 October 2001 Best Master Degree Award @ SBC’ SBIE 2007 2009 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Research excellence @ ABED 2007 Adaptive Path 29 October 2001 Research excellence @ ABED 2007 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Amadeus Visão de futuro

Temas de pesquisa User experience Mobile learning Semantic Visualization Engagement Social awareness Games Collaborations Accessibility

Percepção

_Manda para o Twitter!

Acessibilidade

Distância transacional Possibilitar ao aluno saber quando o tutor está on-line ou quando visitou o ambiente virtual

Ruídos na comunicação

Realidade aumentada

Visualização da participação

IMS Reutilização de cursos Planejamento flexível Flexibilidade didática Integrar visualização de dados, percepção com avaliação Interpretação de dados de colaboração

Webservice Dar acesso a uma ampla gama de dispositivos e aplicações Relação entre experiência dos usuários e arquitetura

Adaptive Path Colaboração e sustentabilidade 29 October 2001 Ação em Rede Colaboração e sustentabilidade Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Como colaborar Usando Avaliando Criticando Na comunidade Sugerindo Divulgando Programando

http://amadeus.cin.ufpe.br

Realização Adaptive Path 29 October 2001 UFPE. Cin UFPE. CCTE Portal do Software Público Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Financiamento Adaptive Path 29 October 2001 CNPq. MEC. FINEP. FACEPE FAPESB: Pedir a Ricardo Amorim Ministério do Planejamento Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Cooperação Científica Adaptive Path 29 October 2001 Cooperação Científica UFPE, UFPB: Pedir logo a Alisson ou Carla Silva Univasf: Pedir logo a Jorge Cavalcanti FACAPE: UFAL USP, IDC (Irlanda), University of Limerick, Kaleidoscope, Fraunhofer Darmstadt, Université de Lyon II, PUC Valparaíso, UFPA (Santarém), FIR (Recife) IFPE (Belo Jardim) IFPE (Petrolina) IFPE (Crato) UFRGS (Ok) FACOL (Ok) UNEB (Bahia): Pedir a Ricardo Amorim Universidade de Santiago de Compostela: Pedir a Ricardo Amorim Interaction Design Center Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Partner Gold Partner Platinum Adaptive Path 29 October 2001 SENAI RN. CECINE UFPE. FIR PE: Pedir a Genésio Gomes Neto Qualinfo Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Muito agradecido! Amadeus amadeus@cin.ufpe.br Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © UFPE 2010 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre.