Tendência Progressista Libertadora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
Professor-artista-professor
Avaliação Institucional
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A Escola e as Mudanças Sociais
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Perfil do Profissional
Prof. Esp. Marcelo Valente
MÉTODO PAULO FREIRE.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
POR UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Ensino Médio e Educação Profissional
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Procedimentos de Ensino
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Coordenadoria do Ensino Fundamental
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
Cultura digital na educação:
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Cristiane Jonas Francisconi
Pedagogia do Oprimido, alfabetização e “empowerment” político Profa. Dra. Dóris Fiss.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
As Concepções Pedagógicas.
Tendências Pedagógicas
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Introdução à Didática 1.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Pedagogia Progressista Libertadora
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Tendência Progressista Libertadora

Pressupostos Teóricos Teoria do conhecimento aplicada à educação; A Educação é sempre um ato político; Educação problematizadora, consientizadora; Critíca à “educação bancária”;

Papel da Escola Formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade; Problematização da realidade, das relações sociais do homem

Conteúdos de Ensino Temas Geradores;

Relação professor/aluno Educador e Educandos são sujeitos do ato do conhecimento; O professor é o coordenador de debates; O aluno é sujeito participante do/no grupo; Relação pedagógica com base na cultura do grupo;

Métodos de Ensino Método dialógico; Grupos de discussão; O professor deve se adaptar ao nível do grupo para ajudar o desenvolvimento próprio de cada sujeito; O método de ensino deve possibilitar a vivência de relações efetivas educando/educador e educador/educando;

Acadêmicos Adriana... Alessandro dos Santos Michele... Regiane...