SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Então : COMPETÊNCIA OU COMPETÊNCIAS????
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Administração Estratégica
Profª. Selma Maria da Silva
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
O Aluno a Distância.
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Sequência Didáctica.
Métodos de Investigação
AVALIAÇÃO.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Entrevista por Competências
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
A Importância da Educação Continuada
A experiência do Estado de Minas Gerais
FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Qualificação real do trabalhador
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
TÉCNICAS DE ENSINO.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Guia de Benefícios.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
TÉCNICAS DE SELEÇÃO.
AMO O QUE FAÇO....
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
ENTREVISTA DE SELEÇÃO DE PESSOAL
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
PROCESSO SELETIVO.
O Processo de Treinamento
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
TÉCNICAS DE SELECÇÃO RECRUTAMENTO 3ª sessão: 14/01/2010 SELECÇÃO A selecção consiste na comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências da função.
Coleta de dados Entrada no Campo.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
SEU RESULTADO NESTÃO DE PESSOAS. A EMPRESA Há 9 anos no mercado, a Adhara RH provê a seus clientes, serviços e produtos para gestão do capital humano,
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Processo de Seleção de Candidatos
Competências Interpessoais Objetivos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA

Competência Mobilização de conhecimentos e habilidades, estando diretamente relacionada as condições em que se demanda determinada competência.

Conhecimento Significa saber, a escolaridade, os cursos e conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da vida.

Habilidade Significa o saber fazer, ou seja, como colocar em prática esse saber. Está relacionado com nossa experiência, com a prática do saber.

Atitude Significa o querer fazer.

Seleção por Competência Processo através do qual a empresa busca atender suas necessidades de mão-de-obra, selecionando os candidatos que melhor atendam sua demanda em relação a motivação e, principalmente na avaliação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), agregando valor aos objetivos organizacionais.

Perfil Comportamental “é uma metodologia voltada à avaliação do comportamento de uma pessoa ou o comportamento desejado para uma função, ou seja, tem por objetivo medi-lo e descrevê-lo. Uma das finalidades é ajudar a empresa a atingir suas metas com e por meio das pessoas, identificando o que cada uma delas pode dar de melhor dentro de sua aptidão” (Pereira).

Mapeamento do Perfil Comportamental É o delineamento das principais questões comportamentais inerentes a função. Minimiza a subjetividade e os pressupostos em relação a função, pois torna a técnica mais objetiva, fundamentada em dados mais concretos e reais.

Instrumentos da Seleção por Competências Instrumentos como testes psicológicos, testes de aptidão, grafologia, podem ser utilizados na seleção por competências. Os principais instrumentos são a entrevista comportamental e os jogos de simulação.

Entrevistas Comportamentais Focam as competências que o candidato possui em relação ao perfil comportamental da função. Busca-se averiguar se o candidato possui as competências necessários ao bom desempenho da função em questão. O comportamento passado é a base do comportamento futuro, portanto acredita que a partir daquele podemos predizer este último. Para análise de uma resposta considera os seguintes elementos: S: situação em que ocorreu T: tarefa efetuada A: ação executada R: resultado da ação

Jogos de Simulação São cuidadosamente escolhidos e planejados de acordo com o perfil comportamental da função, permitindo a expressão do comportamento dos candidatos de forma espontânea e verdadeira.

Benefícios da Seleção por Competência Focada, objetiva e sistemática; Maior possibilidade de prever o comportamento futuro; Atenua a influência de sentimentos, preconceitos e opiniões dos selecionadores; Maior comprometimento e envolvimento entre o órgão selecionador e a área solicitante; Menor probabilidade do candidato enganar o selecionador discorrendo sobre características que não possui.

Considerações Finais Não existe um perfil bom ou ruim, o que se considera é se o candidato possui ou não, perfil adequado para uma função específica. Na seleção por competências é imprescindível a participação da área solicitante em todo o processo.