Metodologia e Didáctica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Faculdade de Ciências do Desporto e de
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DAS AULAS
Plano de ação emergêncial
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Didáctica da Matemática
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Didáctica da Educação Física
A Difícil Arte de Ensinar
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Planejamento geral de um curso
Programa aluno pesquisador
Formação Inicial de Formadores
Formação interna Coimbra
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Acção de Formação “Maia Saudável” – Junho 2009
Aquecimento Desportivo
O Uso Pedagógico do Blog
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Relações Inter e Intra pessoais
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
A Licenciatura em Computação
Decisões.
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
–O professor contribui para a formação da identidade; Exerce uma influência determinante na sala de aula: - estabelece regras e gere o ambiente; -
Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Plano de ação emergêncial
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Querte Mehlecke - 01 de junho de 2005 V Ciclo de Palestras Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos 30 e 31 de maio, 01, 02 e 03 de junho.
AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA
Como Utilizar a Internet na Educação
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Métodos de treinamento
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Atividade complementar 04
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Escola... Qual o perfil da sua?.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Método de Ensino.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Orientador: Mestre António José Marques Monteiro.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
Transcrição da apresentação:

Metodologia e Didáctica A preparação do ensino Os dispositivos materiais para a Prática João Manuel Petrica

A adopção de formações e organizações tem como objectivos: Ganhar tempo nos deslocamentos Conseguir um máximo de segurança Intervenção pedagógica mais eficaz Assegurar uma melhor visão dos alunos Circunstâncias Vão permitir responder a estes objectivos Várias formações Nº de alunos Equipamento disponível Frontal Formações Em circulo Em quadrado Formas de organização Dispersa Em secções Organizações Em circuito

- O professor pode exercer influência directa sobre os alunos Reunião   Formações Frontais Desdobramento (filas) Deslocamento contínuo Em onda         Reunião Deslocamento contínuo Desdobramento (filas) Os alunos realizam simultaneamente os exercícios Os alunos podem ser colocados em filas ou em postos Vantagens: - O professor pode exercer influência directa sobre os alunos - A detecção de erros é mais fácil e mais rápida - Aplicação a todos os níveis, idades e habilidade Limitações: - Interacção professor alunos e liberdade de evolução dos alunos

                                   Fechado      Formações em Círculo Duplo Círculo     Semi-círculo                        Fechado        Duplo Círculo   Semi-círculo    Rompe com a monotonia das formações Frontais Encontra-se frequentemente nos jogos Desvantagens: - Demonstração - Relação orientada para o indivíduo da frente A formação em semi-círculo permite que os alunos fiquem todos à mesma distância do professor

Reúnem as mesmas características da formação em círculo Fechado    Formações em Quadrado Aberto Jogos               Fechado              Jogo      Aberto Reúnem as mesmas características da formação em círculo    Formação Dispersa        Vantagens: Na comunicação dos alunos Desvantagens: Dificuldade de controlo da classe        

As Organizações                            Aparelhos idênticos Secções Aparelhos diferentes Aplicado a modalidades individuais Aplicado a modalidades colectivas Aplicado a modalidades multidesportivas Com exercícios complementares                            Aparelhos diferentes     Aparelhos idênticos 

As Organizações Contínuo Circuito Contínuo grupos homogéneos Por intervalos Circuito propriamente dito Contínuo 2 minutos Intervalos 2 minutos 2 minutos