PREVIDÊNCIA SOCIAL OUVIDORIA-GERAL da PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVFONE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DA CONTROLADORIA
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Fórum Nacional dos Ouvidores do Setor de Energia Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Projeto de Lei 342 / 2007 As Ouvidorias.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
“Uma Ferramenta Estratégica
OUVIDORIA-GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Secretaria de Administração
III Encontro Nacional de Tuberculose
MÓDULO IV PREVIDÊNCIA SOCIAL : Estrutura e Funcionamento
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
INTRANET ARPEN-SP Passado, Presente e Futuro...
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
PROCESSO ADMINISTRATIVO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aprovação das Contas do Inmetro
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Ciclo de Planejamento PPA.
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Ouvidoria Órgão de Participação Social
SERVIÇOS DE OUVIDORIA OUVIDORIA O que é? O elo entre o cidadão e a Secretaria da Fazenda. O direito de manifestação sobre os serviços que a SEFAZ.
Controle Social.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
II Seminário Estadual sobre Ouvidoria em Saúde: sensibilizando para ampliação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS Ouvidoria Hospitalar Campo Grande/MS,
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
AULA 9 Rede de Atendimento do INSS. AULA 9 Rede de Atendimento do INSS.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Excelência na Gestão Pública
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
Transcrição da apresentação:

PREVNET: www.previdenciasocial.gov.br PREVIDÊNCIA SOCIAL OUVIDORIA-GERAL da PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVFONE: 0800 78-0191 PREVNET: www.previdenciasocial.gov.br Neiva Renck Maciel

NOVAS MODALIDADES DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS: EXPERIÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NOVAS MODALIDADES DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS: EXPERIÊNCIA DA OUVIDORIA-GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

PREVIDÊNCIA SOCIAL PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS Objetivos Específicos:  Transparência - participação da população no processo decisório.  Eficiência - estabelecimento de padrões de qualidade na prestação de serviços.

EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO PREVIDÊNCIA SOCIAL EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO Anos 60/70: Busca da Eficiência Decreto Lei nº 200/69 Anos 80 : Busca da Eficácia criação de novos instrumentos de controle Anos 90 : Busca da Efetividade comprometimento com a qualidade do atendimento

Constituição Federal de 1988: PREVIDÊNCIA SOCIAL MUDANÇA DE ENFOQUE Constituição Federal de 1988: “Art.1º - A República Federativa do Brasil, ...., constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: ..... II - a cidadania;”

MAIS PODERES AO CIDADÃO Emenda Constitucional nº 19: PREVIDÊNCIA SOCIAL MAIS PODERES AO CIDADÃO Emenda Constitucional nº 19: “Art. 37 - § 3º. A Lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços.”

Nova rede de atendimento Agências da Previdência Social Transparência Racionalidade das relações entre as pessoas 04

Agências da Previdência Social 05

Quiosques de auto-atendimento: PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVFÁCIL Quiosques de auto-atendimento: Instalados nas Agências e outros espaços públicos, como associações, sindicatos e prefeituras. 06

PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVFONE 0800-78-0191 08

PREVIDÊNCIA SOCIAL OUVIDORIA Canal direto, de acesso fácil e gratuito, objetiva a melhoria da qualidade dos serviços prestados e o aumento do grau de satisfação do cliente. Sua atuação amplia o controle social , exercido pelo direito de queixa. 07

PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVMÓVEL 09

PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVNET 13

A OUVIDORIA-GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Artigo 6° da Lei n° 8.213/91 “Haverá, no âmbito da Previdência Social, uma Ouvidoria-Geral cujas atribuições serão definidas em regulamento.”

PREVIDÊNCIA SOCIAL MISSÃO Garantir um canal de comunicação com o usuário da Previdência Social, agilizando e modificando os procedimentos internos, com vistas a aumentar o nível de satisfação das suas demandas e a resgatar maior credibilidade para a Instituição.

Acatar as manifestações dos clientes da Previdência Social PAPEL Acatar as manifestações dos clientes da Previdência Social e destas extrair oportunidades de melhoria para os serviços prestados à sociedade.

OBJETIVOS PRINCIPAIS 1 - TRANSFORMAÇÃO CULTURAL - PREVIDÊNCIA SOCIAL OBJETIVOS PRINCIPAIS 1 - TRANSFORMAÇÃO CULTURAL - público externo - cidadania 2 - TRANSFORMAÇÃO INSTITUCIONAL - internamente à organização

PREVIDÊNCIA SOCIAL PODER TRANSFORMADOR 1 - Percepção interna - a partir da perspectiva da própria Organização. 2 - Percepção externa - oxigenando a estrutura burocrática, transforma o cidadão em fiscal dos atos da instituição.

PRÉ-REQUISITOS DE UMA OUVIDORIA PREVIDÊNCIA SOCIAL PRÉ-REQUISITOS DE UMA OUVIDORIA Ser criada por ato formal Estar tecnicamente aparelhada Ligada ao mais alto nível hierárquico Ter amplo acesso a todos os setores com que necessitar interagir Oferecer aos usuários facilidade de acesso aos seus serviços

DISTRIBUIÇÃO DE REGISTROS POR CANAL DE ENTRADA EM 2001 PREVIDÊNCIA SOCIAL DISTRIBUIÇÃO DE REGISTROS POR CANAL DE ENTRADA EM 2001

FUNÇÃO SOCIAL DA OUVIDORIA PREVIDÊNCIA SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL DA OUVIDORIA Para a Sociedade – Interesse Coletivo  Possibilita o efetivo controle social da qualidade dos serviços de natureza pública  Valoriza e fortalece os valores ligados à cidadania

FUNÇÃO SOCIAL DA OUVIDORIA PREVIDÊNCIA SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL DA OUVIDORIA Para os Usuários  Maior transparência dos processos internos  Imprime caráter oficial às sua demandas, assumindo o papel de legítimo “procurador- institucional” do usuário  Legitima seu poder de pressão para melhoria da qualidade.

FUNÇÃO SOCIAL DA OUVIDORIA PREVIDÊNCIA SOCIAL FUNÇÃO SOCIAL DA OUVIDORIA Para a Instituição  Resgate da credibilidade, respeitando as demandas da sociedade  Facilita o processo de mudança, subsidiado pelas informações coletadas do público externo  Mudança positiva da imagem institucional

DIFICULDADES ENCONTRADAS PREVIDÊNCIA SOCIAL DIFICULDADES ENCONTRADAS 1 - resistência da alta administração na criação 2 - equipamentos 3 - pessoal qualificado 4 - estruturação 5 - resistência dos servidores no atendimento prioritário às demandas da Ouvidoria

EVOLUÇÃO DOS REGISTROS PREVIDÊNCIA SOCIAL EVOLUÇÃO DOS REGISTROS RECEBIDOS EM 2001 Total de Ocorrências: 97.014

DISTRIBUIÇÃO DOS REGISTROS POR TIPO DE OCORRÊNCIA PREVIDÊNCIA SOCIAL DISTRIBUIÇÃO DOS REGISTROS POR TIPO DE OCORRÊNCIA

DEPOIS DA AÇÃO DA OUVIDORIA PREVIDÊNCIA SOCIAL DEPOIS DA AÇÃO DA OUVIDORIA 1- Mutirões em várias regiões do país, especialmente RJ e SP, para desrepresamento dos estoques antigos, reduzindo o tempo de concessão. 2- Portaria Ministerial de Fev/2000, estabelecendo 8 horas/dia de atendimento ao público no eixo RJ e SP, e definição de horário ampliado nos demais Estados, proibindo a utilização de SENHAS ou FICHAS para delimitar o número de atendimentos.

DEPOIS DA AÇÃO DA OUVIDORIA PREVIDÊNCIA SOCIAL DEPOIS DA AÇÃO DA OUVIDORIA 3 - Quase todos os bancos operam os pagamentos de benefícios previdenciários com cartão magnético universal e já existe a possibilidade de recebimento em conta-corrente, inclusive conta conjunta. 4 - CND disponível na internet. 5 - Possibilidade de atendimento com hora marcada. 6 - Participação da Ouvidoria nas discussões acerca de modificações propostas no âmbito da Previdência Social

CREDIBILIDADE 1- redução do tempo de solução das demandas PREVIDÊNCIA SOCIAL CREDIBILIDADE 1- redução do tempo de solução das demandas 2- rápida implementação das propostas de melhoria de atendimento 3 - eficácia na apuração das denúncias incremento de receitas efeito moralizador: cidadania / ética efeito demonstração: inibição de fraudes

PREVNET: www.previdenciasocial.gov.br PREVIDÊNCIA SOCIAL OUVIDORIA-GERAL da PREVIDÊNCIA SOCIAL PREVFONE: 0800 78-0191 PREVNET: www.previdenciasocial.gov.br Neiva Renck Maciel