com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina de formação E-portfólios
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Metas de Aprendizagem na área das TIC
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Programa de Educação em Empreendedorismo.
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
CURSOS EFA – NS.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
O e Portefólio como instrumento de avaliação Ana Salema e Graciete Brito 13 de Março de 2008.
Considerações finais A proposta de capacitação proposta é usar e o virtual do MOODLE para auxiliar a promover a reflexão acerca do uso crítico das.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
O computador como Meio e como Fim...
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Transcrição da apresentação:

com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva João Paiva com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva

Ideias chave: Caderno diário Auto-organização Auto e hetero-Disponibilização Colaboratividade e Web 2.0 Auto-avaliação

Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E-Learning) lançou a campanha "ePortfolio para todos", cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio.

O Projecto digiFolio - O Portfolio Digital como estratégia de desenvolvimento profissional dos professores - nasceu de uma proposta sugerida pelos representantes portugueses num Seminário de Contacto promovido pela The Learning Teacher Network.

Retratam, de forma pessoal: Os portefólios digitais produzidos pelos futuros professores mostraram-se verdadeiras criações únicas. Retratam, de forma pessoal: o seu percurso, perspectivas, tomadas de decisão, as suas reflexões, o desenvolvimento de competências.

Evolução das novas tecnologias na educação “Um portfólio é uma colecção de trabalhos académicos que demonstram as capacidades, progresso e objectivos alcançados por um estudante numa ou mais áreas. Esta colecção deve incluir a sua participação na selecção de conteúdos, critérios de selecção, critérios para avaliação do mérito e evidências de reflexão”. Definição desenvolvida por educadores da Northwest Evaluation Association citada por Helen C. Barret em "Electronic Portfolios - A chapter in Educational Technology” Evolução das novas tecnologias na educação Tirar partido do potencial desta nova ferramenta EIfEL - Campanha "ePortfolio for all“ Facilitar o acesso e a criação de portfólios digitais

Nos portefólios digitais reflexivos encontram-se evidências: do exercício da reflexão e da sua importância ao longo do desenvolvimento pessoal e profissional; do comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem, com as escolhas e opções que fundamentam as tomadas de decisão, com a aquisição de conhecimentos e competências; do exercício da auto e hetero avaliação (entre pares e professor/aluno); do carácter estimulador da auto-confiança, da auto-estima e motivação face ao percurso construido;

do portefólio enquanto instrumento auxiliador da integração das TIC; (Nos portefólios digitais reflexivos encontram-se evidências:) ... do carácter revelador da identidade e auto-conhecimento de que o portefólio incita à comunicação entre pares e entre professor e alunos; do portefólio enquanto instrumento auxiliador da integração das TIC; do carácter organizador do portefólio, e sua influência nos hábitos de trabalho;

Alguns constrangimentos da utilização do portefólio são: o trabalho contínuo exigido para produzir, compilar e organizar o portefólio; a avaliação exige mais tempo; pode penalizar alunos com menor destreza na utilização de sistemas informáticos e com maiores dificuldades de escrita; o acesso à internet, se não for veiculada pela instituição de ensino, pode também tornar-se uma dificuldade.

Algumas notas finais: Miragens e varinhas mágicas Auto-conhecimento como verdadeira alavanca existencial Questões tecnológicas secundarizadas E a avaliação dos professores? …