Chapter 13: Effective Learning and Teaching Inês Henriques 16664 LECN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
O discurso na sala de aula de Matemática
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Young Peoples Images of Science Capítulo 1: Introduction José Adolfo Renata Cardoso.
Porque ensinar Ciências na Escola?
Matemática para todos Educação Básica
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Projecto de coordenação,
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Reorientação curricular
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
O desafio de ensinar matemática
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Sistema Seriado de Avaliação SSA
DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS FÍSICO-NATURAIS
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
(Student centered-instruction) Capítulo “The Lingo of Learning: 88 education terms every science teacher should know” General Instructional Approaches.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Meios de Transporte.
A Envelhecer com Prazer tem como visão um mundo onde todos podem intervir. Luta pela igualdade de oportunidades em todas as idades e, em especial, na.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O movimento das concepções alternativas
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
O e Portefólio como instrumento de avaliação Ana Salema e Graciete Brito 13 de Março de 2008.
Investigar, ensinar e aprender
(Notas João Filipe Matos, 2004)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in.
Experimentação Teóricos e conceituais Sociológicos, políticos, etc. É a prática? É o espetáculo? ilustra teorias? Demonstração ou verificação dos fatos?
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aprendizagem da matemática
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

Chapter 13: Effective Learning and Teaching Inês Henriques LECN

Aprendizagem e Ensino Eficazes Princípios da Aprendizagem Princípios da Aprendizagem Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia

Princípios da Aprendizagem Princípios da Aprendizagem A aprendizagem não é necessariamente um resultado do ensino A aprendizagem não é necessariamente um resultado do ensino O que os estudantes aprendem é influenciado pelas suas ideias existentes O que os estudantes aprendem é influenciado pelas suas ideias existentes A progressão na aprendizagem é normalmente do concreto para o abstracto A progressão na aprendizagem é normalmente do concreto para o abstracto

Princípios da Aprendizagem Princípios da Aprendizagem As pessoas aprendem a fazer bem aquilo que praticam As pessoas aprendem a fazer bem aquilo que praticam A aprendizagem eficaz pelos estudantes requer feedback A aprendizagem eficaz pelos estudantes requer feedback As expectativas afectam a performance As expectativas afectam a performance

Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino deve ser consistente com a natureza da investigação científica O ensino deve ser consistente com a natureza da investigação científica – Começar com questões sobre a natureza – Aliciar os estudantes com actividades – Concentrar na recolha e no uso de provas – Facultar perspectivas históricas – Insistir na expressão clara – Usar o trabalho em equipa – Não separar o conhecimento da descoberta – Desencorajar a memorização do vocabulário técnico

Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino da ciência deve reflectir os valores científicos O ensino da ciência deve reflectir os valores científicos –Estimular a curiosidade –Recompensar a criatividade –Encorajar o espírito de questionar –Evitar Dogmatismos –Promover respostas estéticas

Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino da ciência deve apontar e neutralizar ansiedades de aprendizagem O ensino da ciência deve apontar e neutralizar ansiedades de aprendizagem –Encorajar o sucesso –Promover uma experiência abundante usando instrumentos de trabalho –Apoiar o papel das mulheres e minorias na ciência –Dar ênfase à aprendizagem em grupo

Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologia O ensino de ciências deve estender-se para além da escola O ensino de ciências deve estender-se para além da escola Ensinar deve levar o seu tempo Ensinar deve levar o seu tempo

Bibliografia Science for All Americans – Chapter 13 a/online/Chap13.htm Science for All Americans – Chapter 13 a/online/Chap13.htm a/online/Chap13.htm a/online/Chap13.htm