Sociologia da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA
Matemática para todos Educação Básica
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Expectativas dos Estudantes do
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
tecnológicos e profissionais
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
experiências INESQUECÍVEIS!
Lideranças nas organizações educativas
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.
Internet.
Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Simone Braz Ferreira Gontijo
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Propostas de layout Modelo 1
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Como formular um problema de pesquisa
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Investigar, ensinar e aprender
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Psicologia da Aprendizagem Docente Dr. Vitor Moita Motivação escolar Licenciatura em Ciências da Educação 2º.ano – 2º semestre - Ano 2009 / 10 José Batista.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

Sociologia da Educação Memórias escolares… Sociologia da Educação 2005-06

A Escola é vivida por todos, mas tem, para cada um, sentidos diferentes! Nenhum dos entrevistados é indiferente à escola. Todos têm o que recordar e o que contar sobre as suas alegrias, dificuldades e decepções vividas no seu tempo de escola. O tipo de influência, as marcas e as recordações de escola que cada um guarda consigo dependem dos vários factores, entre eles a origem social dos alunos, a importância conferida à escola, o tipo de expectativas depositadas nos alunos pelas suas famílias, professores e pares, o género, o reconhecimento do seu esforço e o empenho pela escola. Memórias escolares

Método Questionário Variáveis em estudo Componentes do estudo 20 questões de resposta curta 1 questão de resposta aberta Variáveis em estudo género dos inquiridos grau de escolaridade máximo frequentado Componentes do estudo A Escola Os professores Os pares A aprendizagem Nº de entrevistados (total) = 60 9º ano 20 inquiridos (10 H + 10 M) 12º ano 20 inquiridos (10 H + 10 M) Ensino superior 20 inquiridos (10 H + 10 M) Memórias escolares

Resultados do questionário Memórias escolares

Recordando a Escola…

Recordações da Escola Das experiências que teve na escola, boas e más, qual é o balanço que faz dessa passagem? Memórias escolares

Recordações da Escola Qual a melhor recordação que tem da escola? Memórias escolares

Recordações da Escola Qual a pior recordação que tem da escola? Memórias escolares

Recordações da Escola Concorda com a escolaridade obrigatória de 9 anos? Memórias escolares

Recordações da Escola Concorda com a escolaridade obrigatória de 9 anos? Mulheres Homens Sim Aquisição de bases para o futuro Formação profissional Facilidade arranjar emprego Não Insuficiente (12ºano) Dificuldade em encontrar emprego Memórias escolares

Recordações da Escola Concorda com a escolaridade obrigatória de 9 anos? Mulheres Homens Sim Formação profissional Sociedade mais instruída Permite um futuro melhor Direito de escolha em prosseguir ou não os estudos Não Dificuldade em encontrar emprego Insuficiente (12ºano) Falta de capacidade para trabalhar Devia servir para combater o abandono escolar Nem todos conseguem ter aproveitamento Memórias escolares

Recordações da Escola Concorda com a escolaridade obrigatória de 9 anos? Licenciatura Mulheres Homens Sim Desenvolvimento pessoal Adequado ao desenvolvimento do país Limite mínimo de aceitação Não Igualdade de oportunidades Insuficiente (12ºano) Não se evolui sem se incentivar a formação Memórias escolares

Recordações da Escola A escola influenciou a sua formação pessoal? Memórias escolares

Recordações da Escola A escola contribuiu para fazer de si uma pessoa com uma capacidade de se relacionar socialmente melhor com os outros? Essa influência foi positiva ou negativa? Todas os inquiridos responderam de forma afirmativa. Memórias escolares

Recordações da Escola Do ponto de vista moral, a escola contribuiu para fazer de si uma pessoa com melhores princípios morais? Memórias escolares

Recordações da Escola Foi na escola que aprendi tudo o que sei sobre o português, matemática, história, ciências, etc? Memórias escolares

Recordações da Escola Sou melhor profissional porque frequentei a escola? Memórias escolares

Recordando os professores…

Recordações dos professores Na sua maioria, os professores tiveram em relação a si um comportamento? Memórias escolares

Recordações dos professores Considera que esse comportamento o ajudou a aprender? Memórias escolares

Recordações dos professores Sentiu que na sua maioria os professores estavam atentos e disponíveis para o ajudar a resolver as suas dificuldades? Memórias escolares

Recordações dos professores Considerei sempre que o que os professores me ensinaram eram verdades que não deviam ser questionadas? Memórias escolares

Recordações dos professores Considera que os professores: Memórias escolares

Recordando os nossos pares…

Recordações dos colegas de escola Na sua maioria, os meus colegas de escola, e na sala de aula: Memórias escolares

Recordações dos colegas de escola Mantive com eles, e fora da sala de aula: Memórias escolares

Recordações dos colegas de escola Actualmente mantém os seus colegas de escola (ou com alguns) algum tipo de relação? Memórias escolares

Recordando a aprendizagem…

Agentes educativos considerados: Recordando o processo de aprendizagem… Importância dos agentes educativos Agentes educativos considerados: Escola e professor Colegas e amigos O próprio A família Os meios de comunicação áudio-visuais Memórias escolares

Recordando o processo de aprendizagem… Importância dos agentes educativos Mulheres (9ºano) Homens (9ºano)

Recordando o processo de aprendizagem… Importância dos agentes educativos Mulheres (12ºano) Homens (12ºano)

Recordando o processo de aprendizagem… Importância dos agentes educativos Mulheres (licenciatura) Homens (licenciatura)