Ideias-chave do controlo de gestão

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Transcrição da apresentação:

Ideias-chave do controlo de gestão

O processo de controlo de gestão

O controlo de gestão deve ser O esforço permanente dos PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS da empresa para atingirem os OBJECTIVOS Quem deve controlar é o RESPONSÁVEL OPERACIONAL e não o CONTROLADOR DE GESTÃO © JCNeves

Pirâmide hierárquica e controlo de gestão DIRECÇÃO GERAL CONTROLO ESTRATÉGICO GESTÃO 1ªs. LINHAS CONTROLO DE GESTÃO GESTÃO OPERACIONAL CONTROLO DE TAREFAS © JCNeves

Relação entre planeamento e controlo Actividade Natureza do Produto Final Planeamento Estratégico Objectivos, estratégias, e políticas Controlo de Gestão Implementação e controlo de objectivos e planos de acção para alcance da estratégia Controlo de Tarefas Controlo da performance: eficiência e eficácia das tarefas individuais © JCNeves

Processo de Controlo de Gestão Orçamentação Avaliação Programação Execução Informação externa Informação interna Estratégias Acção Revisão do Orçamento © JCNeves

O controlo de gestão visto por alguns gestores Um instrumento da Direcção-Geral para “policiar” a gestão operacional Um trabalho “burocrático” que não tem qualquer utilidade Orçamentos e planos para na Sede “brincarem” à gestão © JCNeves

Uma perspectiva de marketing do controlo de gestão

Óptica de marketing do controlo de gestão © JCNeves

Princípios fundamentais do controlo de gestão 1) ORGANIZAR A COERÊNCIA NO TEMPO Estratégia Plano Programa Orçamento 2) CONTRIBUIR PARA A CONVERGÊNCIA DE OBJECTIVOS CENTROS DE RESPONSABILIDADE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA 3) AJUDAR A CRIAR COMPLEMENTARIDADES 1) PROCESSO DINÂMICO 2) PAPEL DOS CONTROLADORES © JCNeves

Óptica de marketing do controlo de gestão: Produtos INSTRUMENTOS DE PILOTAGEM INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO INSTRUMENTOS DE DIÁLOGO © JCNeves

Instrumentos de pilotagem PLANO ESTRATÉGICO PLANOS OPERACIONAIS ORÇAMENTOS TABLEAU DE BORD BALANCED SCORECARD ANÁLISE DE DESVIOS E DECISÕES DE AJUSTAMENTO © JCNeves

Instrumentos de orientação Centros de Responsabilidade Critérios de Avaliação do Desempenho Preços de Transferência Interna © JCNeves

Instrumentos de diálogo Negociação dos objectivos Negociação dos planos e orçamentos Análise e interpretação dos desvios Negociação das medidas correctivas Crítica aos objectivos Crítica aos meios utilizados Crítica aos resultados Crítica à interpretação dos desvios Crítica aos planos e medidas correctivas GESTORES CONTROLADORES © JCNeves

Óptica de marketing do controlo de gestão: Clientes DIRECÇÃO GERAL DIREC€ÇO GERAL HIERARQUIA INTERMÉDIA HIERARQUIA INTERMDIA RESPONSÁVEIS OPERACIONAIS © JCNeves

Múltiplas necessidades PRODUTOS CENTROS DE RESPONSABILIDADE PROCESSO INSTRUMENTOS CLIENTES DINÂMICO DIRECÇÃO GERAL DIRECÇÃO 1ºs LINHAS RESPONSÁVEIS OPERACIONAIS © JCNeves

Papel do controlador de gestão

O papel do controlador de gestão Montar um sistema que efectivamente conduza a comportamentos e decisões coerentes com a estratégia Fornecer os instrumentos adequados para que cada responsável operacional controle a sua área de actividade: o controlador não tem o papel de gestor Criar instrumentos adequados para que os responsáveis hierárquicos exerçam o controlo de gestão, pois descentralização não é independência © JCNeves